Sorry, you need to enable JavaScript to visit this website.
Your Pet, Our Passion.
gato de Bengal com olhos verdes

Compreender a marcação territorial dos gatos

6 min de leitura

O seu gato está a urinar ou marcar o território? O primeiro passo para corrigir este comportamento é entender a sua origem.

Os gatos são animais de estimação maravilhosos e, embora a maior parte dos seus comportamentos nos faça rir e sorrir, algumas das suas ações podem parecer confusas e às vezes até um pouco anti-sociais! Por exemplo, os gatos borrifam urina, o que pode ser desagradável se acontecer dentro da sua casa. Se isto for um problema, a melhor maneira de lidar com ele é perceber o comportamento do seu gato e, em seguida, atacar a causa.

 

Marcação territorial dos gatos

cachorro a receber um brinquedo dispensador de guloseimas

O território é muito importante para os gatos, especialmente na sua casa, onde eles gostam de se sentir seguros e protegidos. Afinal, o seu ler é onde os seus amigos moram, estão os seus brinquedos e eles são alimentados - não é à toa que eles querem tudo para eles! Os gatos "marcam" o seu território quando estão felizes ao usar as glândulas que têm nas bochechas, acima dos olhos e no queixo.

Quando os vê a esfregar alegremente nas suas pernas ou nos móveis, eles estão a deixar a sua marca num lugar onde se sentem mais confortáveis. Como mal sentimos o cheiro que eles deixam para trás a marcação territorial não causa problemas, não temos tendência para nos preocupar com isso. Pode considerar a marcação territorial dos gatos um sinal positivo de que criou um lar amoroso e que o deixa muito feliz.

 

Porque é que os gatos pulverizam?

Spraying is another type of marking which is mainly used outdoors, where A pulverização é outro tipo de marcação territorial utilizada principalmente ao ar livre, onde há uma maior competição com outros gatos. Em vez de esfregar o rosto para marcar o seu território, os gatos pulverizam urina, que carrega o seu próprio perfume.

 

Gatos a pulverizar ao ar livre

Os gatos às vezes pulverizam urina contra árvores, sebes e postes de vedações quando estão ao ar livre - eles fazem isto à altura do nariz para outros gatos que possam estar a passar.

gato a andar na relva

Este jato contém informações sobre a sua idade, sexo, saúde, atividade do seu gato e onde ficam os limites do seu território - por isso é como se fosse o seu cartão de visita pessoal para gatos!

Marcar o seu território desta forma visa informar outros gatos da área que este é o seu domínio, para evitar qualquer confusão e ajudar a prevenir o confronto físico.

 

Gatos a pulverizar dentro de casa 

gato a espreguiçar-se na frente da lareira

Quando a pulverização para gatos ocorre ao ar livre, não é realmente um problema - na verdade, é completamente natural. No entanto, se seu gato começar a borrifar dentro da sua casa, geralmente é um sinal de que ele está ansioso com alguma coisa e pode haver um motivo pelo qual ele está mais ansioso do que nunca para marcar seu território.

Gatos que borrifam batentes de portas, cortinas e lancis de janelas podem sentir-se ameaçados por alguma que podem ter visto do lado de fora. Se o seu gato começar a borrifar as pernas das cadeiras, camas e cómodas, pode ser um sinal de que ele está a sentir-se um pouco inseguro, por isso está a envolver-se com mais do seu próprio cheiro para aumentar a sua confiança.

Se o seu gato começou a borrifar dentro de casa e não tem certeza do motivo, converse com o seu veterinário para identificar os possíveis motivos e maneiras de o tornar de novo no gato feliz que fazia as marcações territoriais com carinhosas fricções do rosto. O seu veterinário vai poder aconselhá-lo sobre como evitar a pulverização de gatos e pode encaminhá-lo a um especialista comportamental felino que poderá ajudá-lo a descobrir o que causou a mudança no comportamento do seu gato.

 

Como evitar que os gatos pulverizem

Como borrifar dentro de casa indica que o seu gato já está a sentir-se ameaçado, a última coisa que quer fazer é assustá-lo, ao repreende-lo. Se gritar com ele por pulverizar, isso pode aumentar os seus níveis de stress, fazendo-o pulverizar ainda mais - o que certamente não é o que deseja para o seu gato ou para a sua casa!

Gato a ser acariciado entre as pernas do dono

Se se está a perguntar como evitar que os gatos pulverizem, o primeiro passo é pensar no que pode estar a causar o stress. Por exemplo, há um novo gato na vizinhança ou a sua casa sofreu uma mudança? Um dos seguintes pontos pode ser a causa:

O seu gato pode sentir-se intimidado se houverem muitos gatos na zona. Se a sua vizinhança tem muitos gatos, certifique-se de ter uma aba segura para gatos (magnética ou ativada por microchip) que impeça que eles entrem na sua casa - e na do seu gato. Se encontrar infratores reincidentes a tentar entrar, tente espantá-los para desencorajá-los de entrar no espaço pessoal do seu gato.

Ganhou ou perdeu outro gato recentemente? Certifique-se que o seu gato atual ainda se sinta seguro e saiba que tudo como comida, água, caixa de areia, cama e brinquedos ainda estão disponíveis e não serão roubados pelo seu recém-chegado ou removidos após a morte do seu outro animal de estimação. Pode precisar por as suas coisas especiais em mais do que um lugar para os tranquilizar. Descubra mais dicas sobre como dar as boas-vindas a um novo gato.

 tem móveis novos, fez uma redecoração ou mudou de casa? Todas estas coisas podem perturbar o seu gato e aumentar a chance de marcação de território do seu gato, por isso, aos poucos, apresente-o às novas adições e dê-lhe tempo para se ajustar. Também pode tentar esfregar um pano macio ao de leve no rosto do seu gato para recolher as suas feromonas naturais e limpar os móveis novos ou áreas desconhecidas à altura do gato com o pano. Isto vai espalhar o seu cheiro e vai ajudá-lo a sentir-se mais seguro no seu ambiente.

Pergunte ao seu veterinário sobre feromonas felinos sintéticos que podem ser usadas de maneira semelhante e que podem ser úteis ao lidar com problemas relacionados com o stress

Quais são as causas médicas para a pulverização dos gatos?

Alguns gatos borrifam dentro de casa porque têm um problema médico, por isso se o seu gato está a pulverizar dentro de casa, leve-o ao veterinário para que seja examinado. Por exemplo, a doença felina do trato urinário inferior (FLUTD) é uma condição comum e tratável que pode ser potencialmente fatal se for ignorada. Por norma causa o bloqueio completo ou parcial do trato urinário, o que torna difícil ou quase impossível urinar.

homem a segurar gato fofo

 As causas e tratamentos para FLUTD são muito diferentes da pulverização, por isso é uma boa ideia falar com o seu veterinário se acha que a pulverização pode ter uma causa médica, ao invés de uma causa emocional.

Limpar a pulverização dos gatos 

Os gatos normalmente borrifam a mesma área repetidamente, por isso, se detetar um padrão, teste a resistência da cor da área, e de seguida, limpe a área inteira com uma solução de 10% de sabão em pó biológico, passe com água fria e deixe secar. Depois disso, borrife álcool (disponível no seu veterinário ou farmácia) e deixe secar novamente. Agora deve ter uma área limpa e sem odores!

Se quiser saber mais sobre o que esperar ao trazer um novo gatinho para casa, leia o nosso artigo prático a seguir.