Sorry, you need to enable JavaScript to visit this website.
Your Pet, Our Passion.
código gatinho animado
gato laranja na caça de relva

Comportamentos de caça dos gatos

4 min de leitura

Alguns gatos são caçadores mais habilidosos do que outros. Aqui estão as razões por de trás do comportamento de caça do seu felino.

Se tem um gato que anda ao ar livre, é extremamente provável que ratos ou pássaros mortos tenham aparecido à sua porta. Isto pode acontecer apenas como uma entrega ocasional ou algo que pode esperar todas as manhãs.

Esta tendência de nos trazer presentes de caça tem gerado confusão nos donos de gatos em todo o mundo e muitos perguntam-se sobre as razões por de trás dos seus comportamentos de caça. Isto é especialmente verdadeiro quando o seu gato é alimentado regularmente e recebe toda a atenção e carinho que poderia desejar! Se tem um gato que é um caçador hábil, é bom perceber porque é que eles caçam.

 

Porque é que os gatos caçam?

Historicamente, os gatos não se tinham como animais de estimação e não eram alimentados por donos amorosos. Eles tinham de se sustentar e caçar a sua própria comida, assim como os seus primos felinos, por exemplo os leões e tigres. Quando há uma quantidade limitada de presas significa que apenas os caçadores mais bem-sucedidos sobreviveram e se reproduziram, por isso o seu amigo de quatro patas é descendente de ancestrais felinos experientes em caçadas.

Hoje, as caçadas dos gato é mais pela diversão e entretenimento. A simples visão ou som de uma presa é suficiente para ativar o instinto de caça do seu gato, que está gravado nos seus cérebros. A verdade é que, o seu gato é incapaz de resistir ao bater das asas de um pássaro ou aos pés de um pequeno roedor.

Como é que os gatos aprendem a caçar?

gatinho a brincar com uma varinha de penas

Os gatos aprendem a caçar da mesma forma que a maioria dos mamíferos aprende as coisas - com a sua mãe. A caça é uma grande habilidade que precisa ser aprendida primeiro, e que é quase sempre ensinada pela mãe ou por meio de brincadeiras com seus companheiros de ninhada.

Conforme o seu gato cresce, ele pode usar essa nova habilidade lá fora e, eventualmente, começar a trazer as presas para casa, que pode ser qualquer coisa, desde ratos e pássaros a presas maiores, como coelhos. Se tem um gato doméstico, ele pode, por outro lado exibir esses comportamentos de caça ao brincar com seus brinquedos.

 

Estratégias de caça dos gatos

Normalmente, os gatos tendem a usar três estratégias diferentes para caçar suas presas, que são as seguintes:

Esta estratégia de caça dos gatos começa com eles agachados e concentrados na sua presa. Eles vão esperar pacientemente num local onde não possam ser vistos, depois vão saltar e atacar a sua presa no momento certo.

A técnica de perseguir e atacar implica que o seu gato encontre a sua presa, que se agache no chão e, em seguida, avance lentamente na sua direção. Essa perseguição pode envolver várias pausas durante a abordagem - às vezes com uma pata no ar para permanecer completamente imóvel - numa tentativa de não alertar a presa. Assim que o seu gato estiver à distância de ataque, ele vai juntar as patas traseiras sob ele e, de seguida, saltará e agarrará a presa.

Alguns gatos podem preferir pescar peixes (normalmente no seu próprio lago) em vez de presas terrestres. Para pescar, o seu gato vai usar a sua pata, e usá-la como uma colher par atirar o peixe para fora da água. Também se pode dar o caso, se tiver um gato de uma raça que não tem medo de água, como o Maine Coon, pode vê-los a entrar na água para agarrar os peixes com as duas patas.

Porque que é que os gatos brincam com suas presas?

Depois de apanhar a presa, pode testemunhar o seu gato a brincar com ela. Este comportamento pode dar-se porque o seu gato está tentar confundir a presa e cansá-la, para que seja mais fácil de a matar e diminuindo as hipóteses de se magoar. 

 

O seu gato está a caçar porque está com fome?

Muitos proprietários assumem que a razão por de trás da caça do seu gato é porque eles estão com fome, mas nem sempre é esse o caso. De acordo com a International Cat Care, se os gatos dependessem apenas de suas próprias capturas para sobreviverem, eles iam precisar apanhar cerca de 10 a 20 criaturas por dia, o que é imenso, especialmente considerando que, em média, as hipóteses de sucesso de cada tentativa de caça é de menos de 50%. Devido a esta número tão elevado de insucesso, os gatos evoluíram para tentar caçar sempre que podem, independentemente de estarem ou não com fome, é por isso que tentam apanhar as presas sempre que a oportunidade aparece. 

 

O meu gato está a trazer-me presentes?

Quando um rato ou um pássaro morto aparece à nossa porta, é fácil assumir que o nosso gato nos está a trazer um presente, mas será que é mesmo isso? Pode ser, tal como acontece com os gatos selvagens, eles trazem a caça para os seus filhotes, ao mesmo tempo que lhes ensinam valiosas técnicas para a sua sobrevivência. A maioria de nossos gatos domésticos, são normalmente, castrados e, por isso, não têm filhotes para sustentar, assim, eles podem transferir esses instintos para os seus donos.

gato com rato na boca

Outra hipótese, é que eles podem estar a trazer seus despojos para casa para poderem comer mais tarde. Se for essa a razão, isso só demonstra que o seu gato se sente feliz e seguro na sua casa - seguro o suficiente ao ponto de o deixar a cuidar da sua potencial sua refeição!

Como impedir os gatos de caçar

Em primeiro lugar, nunca deve punir o seu gato por caçar, pois ele está apenas a expressar os seus instintos naturais. No entanto, se tem um caçador experiente na sua casa, é percetível que possa estar farto de sua casa ser preenchida com os (deliciosos) aromas dos despojos do seu gato. Existem alguns métodos que pode usar para desencorajar os gatos de caçar.

1. Redirecione os instintos de caça através de jogos

Redirecionar os instintos de caça do seu gato por meio de brincadeiras frequentes é um dos métodos mais eficazes. A brincadeira fornece o estímulo mental para o seu gato e ajuda-o a satisfazer os seus desejos de caça. Os melhores brinquedos para usar para essa finalidade são teasers com penas (basicamente qualquer brinquedo que se mova). Esse tipo de brincadeira é especialmente importante para gatos que vivem dentro casa, pois eles não têm a oportunidade de caçar naturalmente, o que pode causar problemas na sua casa, como morder ou pular nos seus pés ou ser destrutivo.

2. Compre-lhes uma coleira com um sino

As coleiras com um sino embutido nelas provaram ser muito eficazes a impedir os gatos de caçar. Um estudo recente da RSPB descobriu que os gatos com um sino na coleira caçam 41% menos pássaros e 34% menos mamíferos do que aqueles sem um. Se está a pensar em usar uma coleira com sino, certifique-se sempre de que seja é coleira de segurança, e que se soltará rapidamente se o seu gato ficar preso em alguma coisa.

3. Certifique-se de que eles estão a receber comida suficiente

Para gatos que caçam devido à fome, pode reduzir a quantidade com que o fazem garantindo que são alimentados com uma dieta nutritiva e equilibrada. Também pode tentar alimentá-los com refeições menores e em horários mais frequentes ao longo do dia.

4. Mantenha-os dentro de casa nos horários de maior atividade

Vale a pena saber que os esforços de caça dos gatos tendem a ser mais eficazes ao amanhecer e ao anoitecer, já que esses são os horários em que os pequenos mamíferos e pássaros estão por perto, bem como após um período de mau tempo, quando provavelmente sairão para se alimentar. Se quiser limitar o número de caçadas bem-sucedidas, é uma boa ideia manter seu gato dentro de casa nessas alturas.

Agora que sabe tudo o que precisa saber sobre os comportamentos de caça do seu gato. Quer saber mais sobre gatinhos e gatos? Leia o nosso guia de história dos gatos e os seus instintos.