Sorry, you need to enable JavaScript to visit this website.
Your Pet, Our Passion.
Gato com olhos verdes

5 razões pelas quais os gatos miam

5 min de leitura

As razões pelas quais os gatos miam são tão fascinantes quanto os próprios gatos. Saiba mais aqui.

Como orgulhoso proprietário de um gato, agora está provavelmente a habituado à banda sonora diária de miados e ronrons que seu gato faz consigo. Mas sabia que a forma como os gatos comunicam entre si é principalmente através do cheiro e que o miar dos gatos é uma linguagem reservada apenas para os humanos? Quer dizer, os gatos não miam uns para os outros, apenas para os humanos, e miar é um comportamento que aprendem. Diferentes miares tendem a significar coisas diferentes e uma diferença sutil num miar para outro pode indicar que seu gato está a falar consigo por um motivo muito diferente!

Porque é que os gatos, que são mais conhecidos pela sua atitude de "não me incomodem", se se dão ao trabalho de falar conosco? Eles devem ter algo importante para dizer. Portanto, se o seu gato não para de miar e precisa de ajuda para decifrar o que isso significa, aqui estão os principais motivos pelos quais os gatos miam.

 

Porque é que os gatos miam?

1. Para o cumprimentar

Se está acostumado a uma curta rajada de miados assim que fecha a porta ao voltar para casa, parabéns - o seu gato percebeu que estava desaparecido. Este miar rápido são a maneira do seu gato de dizer “oi” e “onde é que andaste este tempo todo”. Um pouco de carinho e algumas palavras calorosas são esperadas em troca antes que o seu amigo felino volte às suas preocupações habituais. Ah, as alegrias de ser dono de um gato!

2. Para chamar a sua atenção

Uma razão pela qual os gatos miam é porque eles podem estar chamar sua atenção para brincar, acariciar ou receber alguma guloseima. Portanto, se o seu gato continua a roçar em si enquanto continua os seus miados característicos, é provável que precise de lhe de dicar um bom e clássico momento de mimos. Por isso, se se está a perguntar porque é que o meu gato continua a miar, esta é a sua deixa para ir buscar o saco das guloseimas.

3. Para conseguir comida

Se o seu gato não para de miar em determinados momentos, é sempre uma boa ideia ir ver a taça da comida. Se estiver vazia, já sabe porque é que o seu gato está a miar! No entanto, não encha a tigela imediatamente - um bom truque é esperar que o seu gato pare de miar antes de lhe dar a comida. Caso contrário, o seu gato vai aprender que pode miar para ser alimentado, por isso vai fazê-lo mais vezes.

4. Para dizer que eles não estão a sentir-se bem

Infelizmente, a razão pela qual os gatos miam nem sempre é fácil de perceber, especialmente se o tom e a frequência das vocalizações do seu gato são incomuns. Se o seu gato está a miar à noite, ele pode estar a tentar dizer que alguma coisa não está bem. Na verdade, muitas doenças, desde doença renal a problemas do trato urinário ou artrite, podem fazer com que seu o gatinho mie para pedir ajuda. Se notar algo estranho nos sons que seu gato está a fazer, é sempre melhor visitar o veterinário local para descartar uma possível doença. No entanto, esteja ciente de que pode ser muito difícil ler a linguagem corporal de um gato e eles muitas vezes escondem sinais de dor, portanto, só porque não está a miar, não significa que esteja bem necessariamente!

5. Para indicar stress

Se notar um miar extra de gato além da conversa normal que está à espera por parte do seu amigo felino, pense em possíveis distúrbios ou mudanças no ambiente do seu gato. Uma nova casa, um novo animal de estimação ou um novo bebê podem disparar o alarme na mente do seu companheiro peludo. Portanto, esteja atento a todas às mudanças e tente deixar o seu gato à vontade, dando-lhe mais atenção e alguns momentos agradáveis de silêncio.

Raças de gatos que miam mais

Gato laranja a ser arranhado

Todos os gatos miam para os seus donos, mas há certas raças de gatos que são mais predispostas à 'vocalização' e gostam de falar constantemente. Aqui estão as raças de gatos mais conhecidas por miar:

Um gato elegante e gracioso que também gosta de socializar - se tem um gato siamês, provavelmente já sabe que paz e tranquilidade não é a forma de estar destes gatinhos fofos. Estes gatos podem ficar muito barulhentos, mas também são extremamente divertidos de se ter por perto e imediatamente se vão tornar parte da família.

Semelhante aos siameses, os gatos de pelo curto oriental gostam de fazer notar a sua presença. Este é um gato que gosta de miar, brincar e estar perto das pessoas.

Os gatos Maine Coon são conhecidos pelo delicioso e silencioso chilrear que fazem. Eles são muito brincalhões e amigáveis e miam muito para que saiba o quanto eles gostam da sua companhia.

Afetivos e muito enérgicos, os gatos de Bengala também são conhecidos pela sua raça. O seu amplo vocabulário logo o fará perceber exatamente o que o seu gatinho está a tentar dizer.

O que fazer se o seu gato não parar de miar

Aqui estão algumas dicas do que deve e do que não deve fazer para os gatos que continuam a miar quando nada parece conseguir com que eles parem de o fazer.

Não ignore o seu gato

A principal razão pela qual os gatos miam é porque eles estão a tentar comunicar consigo. É verdade que nem sempre eles algo de importante a dizer, mas caso este seja o sinal de socorro deles, fique atento a outros sinais que acompanham o miar.

Gato espiando fora da caixa

O seu gato pode estar a sofrer ou com dor e a precisar realmente da sua atenção, portanto, certifique-se de não pensar que o miar não é nada antes de descartar qualquer possível motivo de saúde ou bem-estar.

Não castigue o seu gato

 teve um longo dia de trabalho ou está ocupado a preparar uma refeição e a última coisa que precisa é do gato a miar incessantemente para si. Mas, embora miar possa ser irritante, a melhor coisa a fazer é manter a calma e evitar gritar ou castigar o seu gato. Isto não é apenas diferente de parar o miar, mas também pode deixar o seu gato com medo de lhe tentar alertar sobre futuros problemas. Em vez disso, analise a lista de motivos para o miar dos gatos acima e tente determinar exatamente o que o seu gato está a tentar dizer-lhe.

Quebrar o hábito

Se fazer uma tempestade num copo de água é um truque que o seu gato continua a fazer sempre que está com fome ou à procura de brincadeira, a melhor coisa a fazer é desencorajar esse comportamento. Evite dar ao seu gato qualquer recompensa por miar puramente para si. Espere que o seu gato pare de dizer o que tem a dizer antes de ir buscar a comida ou o seu brinquedo favorito.

Visite o veterinário

Se o seu gato sempre foi barulhento, provavelmente não há razão para se preocupar. No entanto, se o miar do seu gato se tornar excessivo e incomum em tom, isso pode ser um sinal de uma doença latente. Certifique-se de visitar o veterinário local e discutir quaisquer sintomas ou comportamentos incomuns.