Sorry, you need to enable JavaScript to visit this website.
Your Pet, Our Passion.
código gatinho animado
Mulher a segurar gato

Guia para hotéis e serviços de ama para gatos

6 min de leitura

Se precisar de deixar o seu gato sozinho por mais do que um dia, pode precisar de um hotel ou de um serviço de ama.

Como os gatos dormem cerca de dois terços do dia (e ainda mais na velhice), eles devem ficar quando deixados à própria sorte por períodos curtos de tempo, contando que lhes dê muito amor e brincadeiras quando eles estão acordados!

No entanto, se se for ausentar por mais de um dia, certifique-se de que seu gato seja bem tratado. Se não conseguir encontrar um amigo que o possa fazer, experimente um hotel para gatos ou use um serviço de ama para gatos.

 

Deixar os gatos em casa

Os gatos são criaturas territoriais que amam o seu lar, por isso pode ser mais fácil encontrar uma maneira de cuidar do seu gato em sua casa quando sair. É improvável que eles se sintam stressados se ficarem no seu ambiente habitual, com os seus aromas, imagens e sons familiares.

Gato à espera na porta

Se tiver sorte, terá um amigo ou vizinho que goste de gatos que ficará feliz em aparecer para os alimentar, limpar a sua caixa de areia, dar-lhe água fresca e um pouco de carinho!

Gato laranja no colo do dono

A segunda melhor alternativa para fazer com que um amigo ou membro da família cuide do seu gato é encontrar uma ama profissional que fique na sua casa a cuidar do seu gato enquanto estiver fora, garantindo que ele fica no ambiente normal do dia-a-dia. Além de ficar de olho no seu gato, ela também rega as plantas domésticas e mantém a sua casa “habitada” para dissuadir os ladrões.

Existem alternativas aos babysitters de casas. Pode tentar uma ama profissional de animais de estimação ou um serviço de amas de gatos, por exemplo. Os serviços variam por pessoa ou por empresa, mas geralmente pode esperar que uma ama ou serviço de amas de gatos venha até à sua casa pelo menos duas vezes por dia para alimentar o seu gato, brincar com eles e limpar a caixa de areia.

Para a sua tranquilidade, pode decidir manter o seu gato dentro de casa enquanto estiver fora. Isso não significa apenas que ele está sempre presente quando a ama do seu gato vier, mas também vai ficar mais tranquilo ao saber que ele não terá problemas ao ar livre.

dono a acariciar o queixo do gato

Antes de contratar uma ama de gatos profissional, fale sobre as seguintes questões para ter certeza que se enquadra:

  • Qual a experiência da pessoa com gatos?
  • Que seguro é que o profissional tem? Peça para ver os documentos para a sua tranquilidade.
  • Têm referências? Contacte-os para obter uma recomendação.
  • Eles são autónomos ou trabalham para uma agência que cuida de animais de estimação? Se eles trabalham para uma agência, quais os outros serviços que a agência oferece (por exemplo, uma alternativa caso a sua ama fique doente)

Não se preocupe em fazer muitas perguntas - uma ama profissional de gatos não vai se importar. Na verdade, é mais provável que eles vejam isto como um sinal de um bom dono e ficarão mais do que felizes em conversar sobre os seus serviços profissionais com outro amante de gatos. Lembre-se, não é apenas pelo seu precioso gato que está a por nas mãos dele, também está a entregar as chaves da sua casa!

Recomendações boca a boca de amigos e de seu veterinário são bons pontos de partida, mas faça o seu próprio trabalho de casa. Se por algum motivo se sentir desconfortável com o acordado, siga o seu instinto e encontre outro serviço de amas de gatos ou hotel.

Seja qual for o serviço ou pessoa que escolher, dê à sua ama e ao seu gato a oportunidade de se conhecerem antes de os deixar sob os cuidados um do outro.

Gato a ser mostrado aba

Depois de encontrar o cuidador de gatos perfeito, a próxima coisa que tem a fazer é fornecer-lhes uma lista clara e abrangente de instruções sobre o seu gato e, se for o caso, sobre a sua casa. Pode ser útil encontrar-se com eles pessoalmente para discutir as necessidades do seu animal de estimação e, em seguida, deixar-lhes instruções por escrito.

Para além dos seus dados de contacto, anote as instruções de alimentação do seu gato, quaisquer requisitos diatéticos ou comportamentais especiais, as suas brincadeiras favoritas e quaisquer restrições que tenha - por exemplo, onde podem e onde não podem ir na sua casa. Se o seu gato é exclusivamente um gato doméstico, certifique-se de que eles sabem disso!

Eles também vão precisar de saber qual a marca de areia para gatos que usa e que comida e guloseimas dá, caso acabem enquanto estiver fora.

Gato a ser mantido pelo veterinário

É claro que acidentes e doenças acontecem, esteja lá ou não, portanto, além de aprender o que fazer, certifique-se de que a ama ou cuidador de gatos seja qualificada em primeiros socorros felinos. Também é uma boa ideia deixar uma lista de instruções sobre quaisquer problemas médicos atuais que o seu gato possa ter e, se for o caso, como e quando administrar qualquer medicamento.

Mais importante ainda, certifique-se de que a ama do gato tenha todos os seus contactos, incluindo os de backup, caso eles não consigam entrar em contacto consigo. Deixe também os contatos do seu veterinário, bem como as informações do microchip do seu gato (se for o caso), além de qualquer histórico veterinário e médico necessário.

Embora possa parecer um pouco mórbido, converse com a ama do gato sobre o que gostaria que acontecesse caso o seu gato adoecesse repentinamente ou morresse durante a sua ausência. Embora seja um assunto difícil de discutir, significa que os dois sabem qual é o processo para cada cenário no pior dos casos, o que pode evitar qualquer sofrimento desnecessário à posteriori.

Apps para tomar conta de gatos

Se está a ter dificuldade para encontrar um serviço de amas de gatos de confiança na sua área, há uma série de aplicativos e sites de amas de gatos para fazer a sua pesquisa muito mais fácil! Aqui estão algumas sugestões (tenha em consideração que não as avaliámos):

Cat in a Flat

Cat in a Flat é uma ótima aplicação para cuidar de gatos que o vai ajudar a encontrar amas de gatos perto de si. É muito simples de usar, basta inserir o seu código postal e encontrar amas para animais de estimação em na área. Todos os utilizadores têm uma página de perfil onde as suas credenciais são exibidas - e pode marcar uma reunião cara a cara com antecedência para ter certeza de que ela é a pessoa certa. Pode escolher passar a noite, uma ou duas visitas diárias, dependendo das suas necessidades. Além disso, algumas amas de gatos também oferecem serviços adicionais, como regar as suas plantas e também podem cuidar de outros pequenos animais de estimação.

Trusted Housesitters

Se tem a tendência de viajar muito, seja a negócios ou lazer, Trusted Housesitters pode ser o aplicativo de amas de gatos perfeito para . Os donos de gatos só precisam de comprar um plano para donos, que é um pagamento anual único, por isso pode marcar quantos dias quiser! A ama de gatos vai poder enviar atualizações e fotos pelo aplicativo, e podem ligar mutuamente para uma linha de conselhos veterinários 24/7.

Pawshake

Pawshake é um aplicativo super simples para tomar conta de gatos. Não há necessidade de pagar uma assinatura, só paga pelo assistente que atende às suas necessidades. A reserva é feita diretamente pelo aplicativo e pode conhecer qualquer potencial ama com antecedência para garantir que todas as partes fiquem felizes (o seu gatinho incluído). Todos os cuidadores são avaliados - por isso vai ter a certeza de que o seu animal está em boas mãos.

 

Preços de amas de gatos

Os preços das amas de gatos podem variar muito, dependendo da experiência de cada um. Espere pagar mais nos fins de semana, e as agências costumam cobrar outras taxas, por isso certifique-se de pedir todos os custos antecipadamente, para que possa comparar.

 

Serviços hotéis para gatos

Se prefere não ter ninguém a entrar na sua casa ou prefere que o seu gato tenha companhia 24 horas por dia, pode considerar um hotel para gatos. Esta é uma escolha popular e há muitos hotéis bem administrados e cuidadosos por todo o país.

Se está a planear usar um hotel, tente habituar o seu gato ao espaço desde a infância, pois os gatos mais velhos podem ter um pouco de dificuldade com as mudanças de ambiente.

É importante fazer a sua pesquisa para encontrar um hotel licenciado e de boa reputação, com uma equipe experiente e atenciosa e instalações boas, limpas e confortáveis. O site International Cat Care oferece alguns conselhos excelentes sobre a escolha de um hotel, bem como perguntas a fazer durante a sua visita.

Escolher um hotel

Recomendamos sempre que visite o hotel com antecedência para ter certeza de que está limpo e que os gatos pareçam calmos, relaxados e felizes. Vai facilmente perceber se é um lugar onde o seu gato se vai dar bem e ficar confortável.

Licenciamento

Certifique-se de que o hotel está licenciado, pois isso significa que ele deve cumprir diversos regulamentos de higiene e segurança. Uma cópia da sua licença deve estar exposta com destaque.

Para ficar mais seguro, não deixe a reserva para o último minuto, pois os melhores hotéis costumam ser reservados com bastante antecedência. Se está a planear viajar nos meses de maior movimento no verão ou durante as férias de Natal e Páscoa, avise-os com bastante antecedência.

Papelada necessária

Será solicitado a fornecer comprovativos de vacinação em dia antes do seu gato poder dar entrada em qualquer hotel. Também é uma boa ideia, em caso de emergência, fornecer ao hotel os dados do seu veterinário, os detalhes do microchip do seu gato e um registro de qualquer histórico veterinário relevante. Se o seu gato estiver a tomar algum medicamento, certifique-se de deixar instruções claras sobre como e quando administrá-lo, bem como qualquer coisa que gostaria que eles soubessem sobre questões alimentares ou comportamentais.

Quanto mais eles souberem sobre os gostos e coisas que o seu gato desgosta, mais calmo ele vai ficar, para que e o seu animal de estimação possam relaxar durante as férias!

 

Preços de hotéis para gatos

As taxas para hotéis de gatos podem variar bastante, dependendo das instalações em questão. Alguns vão oferecer um desconto se tiver um gato adicional que precise de ficar com eles.

É natural preocupar-se em deixar seu gato aos cuidados de outra pessoa, mas uma ama ou um hotel de boa reputação vão dar-lhe a tranquilidade ao saber que o seu animal de estimação estará feliz e saudável enquanto estiver fora.

Quer saber mais sobre o seu novo gato ou gatinho? Leia o nosso artigo sobre como o seu gato experiência o mundo.