Sorry, you need to enable JavaScript to visit this website.
Your Pet, Our Passion.
código gatinho animado
Gato laranja suba ir numa árvore

Colocar um microchip no seu gato

4 min de leitura

Além de muito amor e atenção, vai querer dar ao seu gato a melhor proteção possível se ele se perder ou estiver desaparecido. Ao colocar um microchip no seu gato, está a dar-lhe a melhor hipótese de ser encontrado e devolvido com segurança, caso ele se perca.

 

Porquê o microchip?

Existem vários motivos pelos quais o seu gato pode desaparecer. Ele podem assustar-se com alguma coisa e fugir, ou ficar desorientado ou distraído num novo ambiente se, por exemplo, acabou de se mudar de casa. Claro, que o seu gato pode estar a usar uma coleira e uma etiqueta de identificação, mas estes podem ser perdidos ou removidos, enquanto um microchip vai sempre permanecer seguro no mesmo sitio.

Além de o ajudar a juntá-lo ao seu animal de estimação que se perdeu, um microchip para gatos também pode ajudar se entrar numa disputa com alguém sobre quem é o legítimo dono do animal.

 

O que é colocar um microchip?

A colocação de um microchip num gato é um procedimento simples e rápido que pode ajudá-lo a reunir-se com o seu amigo de quatro patas. Se o seu gato for encontrado, um veterinário ou um abrigo de animais pode fazer o scan do microchip embutido do seu gato para encontrar os seus contactos, e os detalhes do seu gato, no banco de dados do microchip. É tão simples quanto isto!

Como funciona a instalação do microchip?

gatinho a andar na relva

Simples e indolor

Depois de conversar com o seu veterinário sobre o microchip para gatos, ele vai inserir um minúsculo microchip - do tamanho de um grão grande de arroz - sob a pele do gato.

O procedimento é extremamente rápido e é considerado relativamente indolor - diz-se que a sensação é semelhante à de um ser humano a ter as orelhas furadas. Depois do microchip estar instalado no lugar, está feito - o seu gato nunca vai saber que ele está lá!

O microchip dos gatos possui um código exclusivo de 15 dígitos, que é depois registado numa base de dados nacional juntamente com os seus dados, incluindo o seu nome, morada e número de telefone de emergência. Lembre-se, portanto, que se mudar ou alterar os seus dados de contactos, deve lembrar-se a atualizar os seus registros entrando em contato com a empresa responsável pelos microchip. Por vezes, é aplicada uma taxa de administração para alterar os seus dados, mas algumas empresas podem dispensar essa taxa na primeira alteração.

Se, um dia o seu amigo peludo se perder e for encontrado por um estranho, tudo o que ele vai precisar fazer é levá-lo a um abrigo ou a um veterinário onde o vão poder usará um dispositivo para ver se seu gato tem microchip. Este procedimento é totalmente inofensivo e, assim muito parecido com ler um código de barras das suas compras, o seu código exclusivo de 15 dígitos será exibido junto com os detalhes da base de dados do microchip no qual o seu gato está registado. Depois de realizadas as verificações de segurança, o registo do microchip revelará os seus dados de contato ao veterinário ou ao diretor do centro e, em pouco tempo, e o seu gato estarão juntos novamente.

 

Quando devo colocar o microchip no meu gato?

Das 10-12 semanas para a frente

Dependendo da raça e do tamanho, a maioria dos gatos pode receber um microchip a partir das 10-12 semanas de idade.

gatinho deitado a cheirar margaridas

Pode vir a descobrir, que um gato que adota a um abrigo de animais já tem um microchip, e alguns criadores também tratam de colocar o microchip nos gatos como parte do serviço que oferecem aos novos donos. O seu criador, veterinário ou enfermeira veterinária podem discutir as diferentes opções consigo se estiver a pensando em colocar um microchip no seu gato.

Se estiver a ir de viagem e levar seu gato consigo, há uma probabilidade maior dele se perder, por isso é uma boa ideia colocar um microchip no seu gato antes de ir. Na verdade, se estiver a viajar para o estrangeiro sob o Programa de Viagem para Animais de Estimação do Governo Britânico (PETS), é obrigatório! 

 

Quanto custa colocar um microchip num gato?

O custo do microchip para os gatos varia dependendo de quando é feito e de quem o faz. Na maioria dos casos, há um custo fixo para a colocação do implante, sem encargos contínuos. Algumas instituições de caridade oferecem a implantação do microchip sem custos e pode descobrir que o seu consultório veterinário oferece promoções ocasionais, por isso vale a pena fazer a sua pesquisa. Em termos de preço, recomendamos que consulte o seu veterinário, criador ou abrigo para custos específicos.

 

O microchip é obrigatório?

No momento em que este artigo foi escrito (maio de 2015), não havia nenhuma obrigatoriedade legal no Reino Unido para implantar um microchip no seu gato, embora instituições de caridade como a Cats Protection estejam a pedir que o microchip se torne obrigatório. Como os regulamentos estão sempre sujeitos a alterações, recomendamos que se mantenha atualizado ao consultar o seu veterinário e ao consultar os sites do governo.