Sorry, you need to enable JavaScript to visit this website.
Your Pet, Our Passion.
código gatinho animado
gato azul/cinzento a dormir

Arranjos para a dormir para a primeira noite do seu gatinho em casa

5 min de leitura

Aqui estão algumas coisas que deve saber e que pode fazer para ajudar o seu novo gatinho a dormir em paz durante a primeira noite.

Receber um novo gatinho em casa pode ser stressante tanto para os donos quanto para os felinos envolvidos. Enquanto nos estamos a preocupar com que armário é melhor para guardar a comida do gato e qual a clínica veterinária local escolher, o gatinho tem todo um conjunto de preocupações diferentes com que lidar Há novas pessoas para conhecer, novos pontos turísticos e cheiros por todo o lado. A sua nova casa não se parece em nada com aquela em que ele viveu até há não muito tempo atrás e não há sinais de sua mãe e irmãos de ninhada. Resumindo, tudo é diferente e um pouco assustador.

Por isso, quando ele se está a ambientar, chega a noite e ele é deixado a dormir sozinhos nesta casa nova e estranha. A primeira noite de um gatinho em sua casa pode ser um desafio, mas há muitas coisas que o dono de um gato pode fazer para ajudar a sua pequena bola de pelo a ambientar-se rapidamente.

Os gatinhos dormem a noite toda?

pequeno gatinho a dormir num cobertor

Nem sempre - é normal os gatinhos acordarem durante a noite. Embora seja verdade que os gatinhos adoram cochilar e podem dormir até 18-20 horas por dia, isso nem sempre acontece quando os humanos estão a dormir.

 Os gatos são geralmente ativos ao amanhecer e ao anoitecer. Adicione isto a um ambiente desconhecido ao qual um novo gatinho tem que se ajustar nas primeiras noites e vai ter algumas noites mais longas do que o normal.

No entanto, o sono é essencial para o desenvolvimento do seu gatinho, por isso é importante deixá-lo ter esse tempo de paz durante a infância para se certificar de que ele está a crescer saudável e feliz.

 

Onde deve dormir o meu gatinho?

Uma parte importante de fazer um gatinho dormir tem a ver com o quão bem os arranjos de dormir correspondem às suas necessidades. Os gatinhos procuram calor e aconchego quando querem dormir. Isso significa que o melhor lugar para um gatinho dormir é um lugar seguro, protegido de correntes de ar e quente o suficiente, esse é o melhor lugar. É uma boa ideia ter o gatinho perto de si nas primeiras noites. Encontre um lugar aconchegante ao lado da sua cama e pode até escolher um lugar sem ser no chão, se possível. Os gatinhos vão adorar a altura para que se sintam mais seguros.

Como preparar uma cama para o gatinho

gatinho a dormir numa cama de gato

Escolha uma cama para gatinhos que seja confortável e tenha laterais altas para manter os seus brinquedos por perto. Não se esqueça de adicionar muitos cobertores macios para uma boa noite de sono.

Certifique-se de que a caixa de areia, a água e as taças de comida não estão muito longe, caso o seu gatinho precise delas durante a noite. Um poste de arranhar por perto vai dar-lhe pontos extras com o novo amigo felino. O seu gatinho vai ser capaz de se esticar e coçar o quanto quiser assim que estiver pronto para começar o novo dia. Fantástico!

 

Devo deixar a luz acesa ou apagada?

Os gatos podem ver com pouca luz, então é provável que, mesmo com as luzes apagadas, eles consigam se movimentar sem grande esforço. No entanto, pode demorar um pouco até que ele se acostume ao seu novo ambiente, portanto, é uma boa ideia ter uma luz noturna para facilitar as coisas no início.

 

Devo deixar o gatinho dormir na minha cama?

Pode querer esperar um pouco antes de partilhar a sua cama com o novo gatinho. Leva tempo para os gatinhos serem treinados na ninhada, então se quiser manter os seus lençóis em perfeitas condições, é melhor investir numa cama em separado para o gatinho. Se forem muito jovens, podem até ter problemas para sair da cama sem se machucar. Além disso, o seu gatinho pode até preferir ter o seu próprio espaço para se espreguiçar como quiser.

Muitos donos permitem que os seus gatos durmam na sua cama, mas é importante dar ao seu gatinho o seu próprio espaço para passar a noite.

 

Como fazer um gatinho dormir durante a noite

Brinque e faça exercícios

Um gatinho exausto tem uma maior probabilidade de dormir durante a noite. Agende uma sessão de brincadeira perto da última sesta do dia para que eles possam gastar toda a energia extra antes de ir para a cama.

Mudar a hora da refeição

Às vezes, até alimentá-los com uma refeição tardia pode ajudar, pois os gatinhos costumam ir dormir para permitir que a digestão faça o seu trabalho. Mas esteja atento à contagem de calorias antes de introduzir uma refeição extra ou maior.

Apresente objetos familiares

Ter algo com um cheiro familiar pode ser um grande passo para fazer um gatinho dormir à noite. Os gatos ficam normalmente felizes em deixá-lo ficar com o seu cobertor favorito quando adota um gatinho, para que eles possam manter um pouco da sua antiga casa por perto enquanto se adaptam à nova vida.

Dê-lhes tempo e paciência e não tarda nada a sua nova bola de pelo estará a dormir sozinha tranquilamente. Saiba mais sobre os hábitos de sono do gato com o nosso guia prático, a seguir.