Sorry, you need to enable JavaScript to visit this website.
Your Pet, Our Passion.
cão deitado numa manta festiva com árvore de natal por trás

Natal Seguro para cães

7 min de leitura

O período do Natal é uma ocasião de diversão e alegria para toda a família - incluindo para o seu cão! Mas infelizmente, há muitos potenciais perigos e situações stressantes para o seu cão durante esse período. Se quer garantir que o seu cão está feliz e que tem um Natal seguro, leia o nosso artigo para prevenir acidentes com cães. 

O período do Natal é um momento de muita diversão para toda a família e isso (geralmente) inclui o seu cão também! Existem muitos cães que adoram celebrar as festas connosco e passam o tempo todo a serem traquinas - como comer os seus petiscos de Natal ou derrubar a árvore - e embora tudo isso possa parecer divertido, a época festiva também pode trazer uma série de perigos potenciais para os quais precisa de estar atento.
 
Com o Natal a chegar, deve se estar a perguntar como garantir que o Natal do seu cão seja tão feliz quanto o seu, e foi por isso que criámos este artigo: para manter o seu cão feliz e garantir um Natal seguro para todos.  

Cães e árvores de Natal 

Como sabe, uma das maiores tradições de Natal envolve trazer uma árvore para dentro de casa, e para o seu cão, isto é um sonho tornado realidade. O seu amigo de quatro patas vai olhar para essa árvore e os seus olhos vão brilhar com a ideia de ter paus de madeira ilimitados para mastigar e, se tiver um cão macho, pode ainda ver isso como um novo local excelente para fazer xixi. Alguns tutores de animais de estimação têm a sorte de ter um cão que não se importa com esse novo elemento, mas se tem um cão que simplesmente não consegue resistir, vai precisar de uma árvore de Natal à prova de cães. Saiba o que deve ter em atenção quando escolher a árvore de Natal.  

Luzes de Natal

Um dos elementos perigosos para cães em árvores de Natal são as luzes brilhantes enroladas nelas. Elas podem parecer inofensivas, mas alguns cães veem os fios como brinquedos novos e brilhantes para mastigar - o que é mais comum em cães mais jovens ou cachorros. Além disso, se tiver um cão especialmente agitado que gosta de brincar, ele pode acabar enrolado nos fios.
 
Uma maneira fácil de evitar que o seu cão se magoe com as luzes da sua árvore de Natal é apertar os fios com braçadeiras e desligá-los sempre da tomada quando sair de casa. Alternativamente, se quiser deixar as luzes acesas o tempo todo, opte por luzes com bateria e certifique-se de colocar o compartimento da bateria num local onde o seu cão não consegue aceder.

Bolas e decorações penduradas

Outra maneira de tornar a árvore de Natal segura para os cães é garantir que compra apenas decorações seguras. Evite utilizar fitas na sua árvore, pois quando são ingeridas, elas podem causar obstrução no estômago do seu cão. Bolas de vidro também são uma má ideia se tiver um cão agitado, pois elas podem partir-se e magoar o seu animal de estimação. Em vez disso, opte por decorações de plástico não tóxicas.

Se tiver enfeites mais caros que são decorações essenciais para a sua árvore, coloque-os perto do topo da árvore, onde o seu cão e o seu rabo que abana não os possam alcançar. Além disso, não coloque decorações comestíveis, como chocolates ou rebuçados, na árvore, pois eles são altamente tóxicos para os cães e muitos não conseguirão resistir.
 

Derrubar a árvore de Natal

Se o seu cão adora brincar com a árvore de Natal, provavelmente precisará de uma solução para evitar que ela caia no meio da sala. A melhor maneira de o fazer é comprar uma base pesada ou prender pesos na parte inferior para mantê-la segura no lugar. Alternativamente, se quiser ser extra seguro, pode fixá-la no teto ou na parede.

Presentes debaixo da árvore

Embora uma árvore de Natal com muitos presentes embrulhados com laços no topo possa ser uma visão maravilhosa, pode ser uma tentação muito grande para o seu cão. Mantenha os presentes fora de vista até ao dia, e certifique-se sempre de que o seu cão é supervisionado enquanto está com eles. Nunca coloque os presentes de Natal do seu cão debaixo da árvore, eles definitivamente não terão paciência para esperar até ao dia para farejar qualquer recompensa saborosa.

As árvores de Natal são venenosas para os cães?

Sim, algumas árvores de pinheiro produzem óleos que são levemente tóxicos e, se ingeridos, podem fazer com que o seu cão vomite ou salive excessivamente. Além disso, as pontas afiadas das árvores representam uma preocupação adicional, pois há um leve risco de que, se ingeridas, as agulhas possam causar danos internos. No entanto, é raro um cão comer o suficiente da árvore para causar problemas.
Se quiser ter uma árvore de Natal natural, é melhor optar por uma variedade que não solte as agulhas, pois as agulhas soltas podem ficar presas nas patas do seu cão, o que pode ser muito doloroso. Além disso, devido à leve toxicidade de algumas árvores de Natal, é melhor colocá-las num compartimento da sua casa separado onde o seu cão não consegue aceder quando estiver sem supervisão.

Outros perigos a que deve estar atento para garantir um Natal Seguro: 

Não é apenas a árvore de Natal que pode representar um perigo durante esta época festiva, mas há muitas outras coisas com as quais também precisa de ter cuidado para evitar acidentes com cães. 

Alimentos de Natal

Existem muitos alimentos tóxicos para o seu cão presentes nesta época de Natal, como por exemplo  os  chocolates  que os cães não devem comer, uvas, passas e uvas-passas (podem estar em bolos de Natal e tortas de frutas). Muitos donos de cães acham que dar um pouco de frango ou peru é um bom presente, mas estes restos de comida podem conter ossos pequenos que são perigosos – verifique sempre muito bem a carne antes de a dar ao seu cão.  

Flores festivas e plantas venenosas para cães

Plantas e flores festivas ficam lindas nas nossas casas, mas infelizmente muitas destas plantas são tóxicas para os cães. A poinsétia, que é usada em muitas grinaldas e arranjos, pode causar irritação no estômago e na boca, enquanto as bagas do azevinho e do visco europeu também são tóxicas e podem causar desconforto estomacal. Por outro lado, o visco americano é altamente venenoso. Além disso, a hera, que é comumente usada em grinaldas, pode causar enjoos e irritação na pele, como dermatite de contato.

Lança Confettis Festivos

O lança confettis é um elemento muito usado nesta época festiva, mas sons altos podem ser muito assustadores para o seu cão.
 

Se os vai utilizar é uma boa ideia colocar o seu cão noutro compartimento ou no jardim. Além disso, tenha cuidado com pequenos itens que estão no interior e podem acabar no chão, onde o seu cão pode comê-los.

Natal seguro com visitas de amigos e familiares

É provável que tenha muitos amigos e familiares a visitá-lo durante as festas e isso pode ser bastante stressante para o seu cão - especialmente se ele não estiver acostumado. Certifique-se de lhe dar um espaço longe de tudo, coloque cobertores, comida e água. Desta forma, se ele se sentir stressado com toda a animação, pode ir para o seu espaço tranquilo.

Como evitar que o seu cão morda os convidados no Natal?

O Natal - ou qualquer festa de inverno com luzes e alegria - é um momento mágico para todos. Amigos e familiares reúnem-se para partilhar comida, vinho (muitas vezes muito vinho!) e trocar presentes. As crianças estão animadas, os adultos muitas vezes estão distraídos tentando fazer tudo perfeito para a sua família, e a casa está cheia de estranhos comendo, bebendo e divertindo-se muito!
 
Apesar de toda essa diversão e alegria, esta é a época do ano em que a maioria dos acidentes com mordeduras de cães em casa ocorre - e na maioria desses casos, as vítimas são crianças pequenas.

Porque é que as mordeduras de cães acontecem com mais frequência no Natal?

Com um pouco de reflexão, não é difícil entender porquê - e felizmente, com esse conhecimento, é fácil prevenir e garantir que todos têm um Natal feliz.
 
Em primeiro lugar, as crianças estão todas em casa (e muitas vezes estão na casa com muitos dos seus amigos que o seu cão pode nunca ter conhecido antes) - e não apenas isso, elas podem estar extremamente animadas. O Natal está a chegar!
 
O lar do seu cão, que costuma ser previsível, tornou-se um cenário de agitação. Há coisas por toda a parte, papel de embrulho e glitter parecem estar por toda a parte, e mais importante, alguém trouxe uma árvore - e ao contrário de qualquer outra árvore, o cão está proibido de tocá-la, mastigá-la - e fazer xixi nela parece ser definitivamente proibido!
 
Há visitantes inesperados em casa - e, embora também as crianças realmente desejem que a tia não as beije e abrace, isso não se compara à aversão do cão sobre isso!
 
E para completar, o clima não está ótimo - e, portanto, o seu cão provavelmente está a fazer menos exercício físico do que o habitual - especialmente porque, com o seu pânico para garantir que tudo está pronto para o grande dia, os adultos parecem estar a correr por aí a fazer todo o tipo de coisas que não incluem o cão, ou até mesmo parecem esquecer-se de que o cão existe.
 
A maioria dos cães familiares bem socializados consegue lidar com a loucura temporária do Natal - e muitos até gostam disso - mas para um número surpreendentemente grande, é stressante e preocupante. Os cães gostam de rotina e previsibilidade, mas no cenário de pesadelo canino antes do Natal, o cão está super estimulado e com a supervisão insuficiente. Muitas vezes, tudo isto significa que acidentes com cães estão prestes a acontecer. 

Como evitar que o cão morda e garantir que todos têm um Natal seguro e alegre? 

  1.  Lembre-se de que as necessidades do seu cão não param durante a época festiva.
    Certifique-se de que ele faz exercício suficiente, tenha estímulos - e, de facto, a sua atenção - como em qualquer outra época do ano... não importa o quão ocupado esteja. Comprometeu-se com a responsabilidade de ser tutor de um cão 24 horas por dia, 7 dias por semana, e isso inclui o Natal!
  2. Tente manter a rotina do seu cão a mesma de sempre.
    É mais fácil para um cão lidar com o inesperado se ele tiver previsibilidade o resto do tempo.
  3. Supervisione todas as interações entre crianças e cães.
    Isso vale tanto para os seus próprios filhos quanto para estranhos. Se não puder supervisionar, use portas de segurança para mantê-los separados - ou simplesmente mantenha o cão consigo. Certifique-se que sabe onde todos estão - por mais difícil que seja acompanhar e logo no início da noite invista algum tempo a apresentar o cão às crianças
  4. Fique atento a quaisquer sinais de stress do seu cão.
    Os cães não conseguem dizer-lhe quando estão a começar a sentir-se preocupados ou ansiosos, então precisa de observar essas pistas subtis de linguagem corporal. Isso podem ser sinais subtis, como lamber os lábios ou bocejar - ou podem ser sinais mais óbvios, como tensão, expressão preocupada, linguagem corporal em baixo ou tentativas de se esconder ou de se afastar do caos.
  5. Não permita que ninguém - criança ou adulto - trate o seu cão de forma brusca ou inadequada.
    Nada de agarrar, abraçar ou brincadeiras brutas. Isso é especialmente importante quando há álcool envolvido, pois do ponto de vista do cão, pessoas bêbadas comportam-se de maneira muito imprevisível. Além disso, quando as pessoas estão sob o efeito do álcool, elas não entendem muito bem a linguagem corporal dos cães (se é que já entenderam) e muitas vezes ultrapassam os limites caninos.
  6. Tenha um "espaço seguro" para o seu cão onde ele possa ir e não ser perturbado.
    Use este espaço sempre que as coisas ficarem caóticas, barulhentas - ou quando simplesmente não puder supervisionar o seu cão - e certifique-se de que o cão tenha um snack especial para tornar a sua "toca" especial e não como se estivesse trancado longe da diversão.

No entanto, talvez a coisa mais importante que possa fazer seja reservar um tempo todos os dias para o seu cão. Um tempo em que esquece a loucura da época e se concentra totalmente no seu cão, garantindo que lhe dá o que ele precisa para ser saudável e feliz. Este é o melhor presente de Natal que pode dar ao seu cão - o seu tempo e o seu amor.
 
Observação: Se estiver preocupado que o seu cão possa comportar-se de forma agressiva com membros da família ou visitantes, consulte um especialista em comportamento qualificado e experiente para obter ajuda.
 
Essa é a nossa orientação para garantir que o Natal do seu cão seja seguro e feliz. Também tem um gato? Leia o nosso artigo sobre Natal seguro para gatos.