A B C D E F G H I L M N O P S T

C

Cão com um Físico Atlético
Os cães de raça grande com um físico atlético usam mais energia nas suas atividades diárias, mesmo quando não se exercitam, por isso necessitam de uma ingestão maior de calorias. As raças com um físico atlético têm um corpo em forma de cone com membros longos e poderosos e um corpo magro e musculado. É comum que tenham um abdómen magro e um peito largo. Galgo, Dogue Alemão, Boxer, Pastor Alemão e Dálmata são exemplos de raças de cães com um físico atlético.
Calorias
Unidade de energia. Ingerido pelos animais através do alimento e bebida. Usado em atividades e funções do corpo. Os corpos armazenam o seu excesso como gordura corporal.
Chicória
Prebiótico natural que estimula o crescimento de bactérias benéficas no intestino. Suporta uma digestão saudável e ajuda a controlar a formação de bolas de pelo.
Condição
Estado da saúde do animal de companhia ou uma série de sinais que compõem um diagnóstico, exemplo: articulações rígidas em animais de companhia senior sugerem uma condição de artrite.
Cão Grande/XL
Pesa mais de 25 kg em idade adulta.
Cão Médio
Pesa entre 10 kg a 25 kg em idade adulta.
Castrado
A castração é a remoção de órgãos reprodutivos em gatos machos e fêmeas. Gatos castrados são, por vezes, suscetíveis a certas condições como aumento de peso. Consulte o seu médico veterinário sobre dietas apropriadas.
Cão com um Físico Robusto
Raças de cães com um físico robusto têm um corpo em forma de cilindro com uma grande forma corporal, estrutura poderosa e depósitos de gordura abdominal. Cães com um físico robusto de raça grande tendem a ter mais gordura corporal, beneficiando de uma redução na ingestão de calorias para evitar o ganho de peso.
Cão Pequeno/Mini
Pesa menos de 10 kg em idade adulta.
Cinza bruta
Uma medida da presença de minerais utilizada em alimentos para animais de companhia, listada no painel de informações da embalagem. A cinza bruta é residual quando uma amostra da comida é queimada. Este é o conteúdo mineral da dieta.

A

Antioxidant​e
Uma molécula que previne a oxidação prejudicial que pode levar à inflamação nos animais. São ingredientes chave em muitas dietas PURINA® PRO PLAN® que suportam fortes defesas imunitárias. A vitamina E é um poderoso antioxidante.
Aminoácidos
São blocos de construção de proteínas. Existem 22 aminoácidos. Os animais conseguem produzir aminoácidos não essenciais. Aminoácidos essenciais devem ser fornecidos na dieta. Os gatos têm 12 aminoácidos essenciais, enquanto que os cães só têm 11.
Alimento Completo
Um alimento completo contém todos os ingredientes e nutrientes necessários para manter o seu animal de companhia saudável - e dar-lhes a quantidade certa de energia. Alimentos completos são formulados para ser uma fonte única de nutrição para o seu animal de companhia, sem a necessidade de suplementos.

B

Biodisponibilidade
Na alimentação para animais de companhia, biodisponibilidade significa a proporção dos nutrientes absorvidos que estão disponíveis para serem utilizados pelo corpo.
Bolas de pelo
Bolas de pelo que ficam no estômago dos gatos quando se lambem. Pode levar ao bloqueio do trato digestivo, a menos que seja controlado.

H

Hidratos de Carbono
Um grande grupo de alimentos que inclui açúcares, amido e celulose. Os hidratos de carbono contêm hidrogénio e oxigénio na mesma proporção que a água (2:1) e podem ser quebrados para libertar energia no corpo.
Hepático
Refere-se ao fígado.
Hidrolisado
Onde as moléculas foram quebradas, de modo que são tão pequenas que não podem (ou muito raramente) causar uma reação alérgica.
Hipoalergénico
Alimentação hipoalergénica exclui alérgenos comuns e, portanto, minimiza o risco de uma reação alérgica em gatos e cães.

F

Fibras brutas
Uma medida de fibra indigerível em dietas para animais de companhia. Estabelecido em laboratório, indica a quantidade de fibra que suporta a saúde digestiva, mas tem pouco valor nutricional.
FibraFibre
Ingrediente essencial para uma digestão e intestino saudáveis. A fibra reduz a formação de bolas de pelo em gatos. É um ingrediente chave em muitas dietas PURINA® PRO PLAN® para cães e gatos.

D

Desidratado
Estado de privação de líquidos em animais de companhia. A desidratação pode levar a vários problemas de saúde, especialmente relacionados com a pele.

G

Gordura
Um grupo de nutrientes que fornece mais energia do que os hidratos de carbono e proteínas. É essencial para a saúde do animal de companhia. Gordura na dieta é apenas um problema quando quantidades excessivas são consumidas em guloseimas e restos.
Gastrointestinal
Refere-se ao estômago e intestino dos animais. Dietas saudáveis são essenciais para uma digestão saudável.
Gestação
Estado da gravidez animal. Nos gatos, o período de gestação dura aproximadamente 64-67 dias, nos cães, entre 58-68 dias.
Glicose
Açúcar simples que circula no sangue dos animais. Essencial para a energia.
Glúten
Proteína de armazenamento encontrada em muitos cereais. Às vezes, causa reações alérgicas em animais de companhia.
Glicéridos
Glicéridos são compostos formados entre um ou mais ácidos gordos e glicerol. Glicéridos são encontrados em óleos vegetais e gorduras animais.

Á

Ácidos gordos
Ácidos gordos essenciais, ou AGEs, são necessários em dietas saudáveis para animais. Muitas dietas PURINA® PRO PLAN® contêm ácidos gordos que suportam funções especificas desde um pelo saudável até à cognição.

S

Sistema Imunitário
É uma rede de órgãos com células que reconhecem substâncias estranhas no corpo de um animal de companhia e as impede de causar danos. Um sistema imunitário saudável protege contra agentes patogénicos, vírus, bactérias, fungos e parasitas.
Subprodutos
Matérias-primas baseadas em animais (como frango,vaca, borrego) são geralmente boas fontes de proteína, ácidos gordos essenciais, ferro e algumas vitaminas do grupo B. «Carnes e subprodutos animais» é um termo legal utilizado para a rotulagem de alimentos para animais de companhia e refere-se a todos os ingredientes de origem animal. Por lei, estes ingredientes devem ser provenientes de animais que tenham sido inspecionados sob supervisão veterinária e passados como aptos para o consumo humano, mas são frequentemente excedentários em relação aos requisitos da indústria alimentar humana.

I

Insulina
Hormona que regula a absorção de hidratos de carbono, gorduras e proteínas pelo corpo. Essencial para o fornecimento de glicose que dá energia aos animais de companhia.

M

Microflora intestinal
Organismos saudáveis no intestino dos animais, consistidos por bactérias, fungos e leveduras. A flora intestinal suporta a digestão saudável, a imunidade e a síntese de vitaminas e minerais.
Metabolismo
Os processos químicos no corpo que permitem que os alimentos sejam usados para energia e crescimento.
Microflora
Um sistema de bactérias intestinais que suportam a digestão saudável quando estão em equilíbrio. As dietas PURINA® PRO PLAN® têm várias fórmulas que ajudam na microflora.

L

Lactação
Secreção de leite da glânduls mamária e o período de tempo para alimentar gatinhos/cachorros.
Longevis
É uma combinação única de nutrientes PURINA® PRO PLAN® comprovada que prolonga em média a vida saudável dos gatos com 7 ou mais anos de idade em um ano. Contém altos níveis de vitaminas para suportar os sistemas imunológico, renal e digestivo e contém minerais equilibrados para um sistema urinário saudável.

N

NutriSavour
Uma combinação PURINA® PRO PLAN® de nutrição excecional e ingredientes saborosos que o seu gato vai adorar.

O

Obesidade
Excesso de gordura corporal que pode prejudicar a saúde, o bem-estar e a qualidade de vida dos animais. A obesidade pode levar a uma série de problemas de saúde, desde diabetes até problemas cardíacos. Veja com o seu médico veterinário quais os indicadores de obesidade.
OPTINUTRITION
Para cada cão e gato, de todas as raças e todas as idades, existe uma dieta PURINA® PRO PLAN® especialmente formulada com OPTINUTRITION®: a nutrição extra para benefícios de saúde específicos. Cada dieta da gama é reforçada com nutrientes especialmente escolhidos que proporcionam benefícios para a saúde em todas as fases da vida.
Oxalato
Um constituinte dos cálculos urinários e cristais de oxalato de cálcio que tornam a micção do gato dolorosa. As dietas PURINA® PRO PLAN® apresentam fórmulas especiais que dificultam a formação de cálculos ou cristais de oxalato de cálcio e estruvita.

E

Excesso de peso
É importante saber qual é um peso saudável para o seu animal de companhia, dependendo de suas necessidades específicas. Animais de companhia com excesso de peso são vulneráveis a problemas de saúde, como diabetes ou problemas cardíacos. Verifique com o seu médico veterinário qual é o intervalo de peso ideal para o seu cão ou gato. Um indicador aproximado de um peso saudável em cão e gato, é ser capaz de ver a forma da sua cintura quando visto de cima.
Esterilização
Processo realizado em gatos para controlar a reprodução. Gatos esterilizados terão necessidades alimentares específicas.

P

Parasitas
Microrganismos internos e externos que vivem em animais de companhia. Parasitas podem causar condições que vão desde diarreia a pele irritável.
Prebióticos
Ingredientes alimentares que estimulam o crescimento de microrganismos saudáveis, especialmente no intestino. Alguns ocorrem naturalmente. Outros essenciais são digeridos através das dietas PURINA® PRO PLAN®.
Probióticos
Os probióticos são bactérias vivas e leveduras que ocorrem naturalmente num sistema digestivo de um animal saudável. Complementar dietas com probióticos adicionados ajuda a garantir o equilíbrio de microrganismos saudáveis no intestino dos animais.
Proteína
Nutriente encontrado nos alimentos. Proteína é feita de muitos aminoácidos juntos. É necessária para o desenvolvimento saudável de músculo, osso, pele e outros tecidos do corpo animal.
Placa
Camada invisível ou pálida e macia que reveste os dentes dos animais, particularmente após as refeições. Pode ser removido com a escovagem dos dentes e evitado com dietas PURINA® PRO PLAN® especialmente formuladas.

T

Triglicéridos
Os triglicéridos são um composto formado a partir de glicerol e três ácidos gordos. Eles são os principais constituintes da gordura corporal em gatos e cães.

​Colostro
Um nutriente especial do primeiro leite da mãe. Com um nível elevado de anticorpos que suportam um forte sistema imunitário.