Cuidar de um gato sénior

gato adulto de pelo às riscas deitado nas costas do sofá

Cuidar de um gato sénior

gato adulto de pelo às riscas deitado nas costas do sofá

Cuidar de um gato sénior

gato adulto de pelo às riscas deitado nas costas do sofá
July 31, 2018

Cuidar de um gato sénior

Embora os gatos sejam considerados seniores a partir dos 7 anos, não há razão para que não possam desfrutar de uma boa qualidade de vida durante muitos anos após esta idade. Na verdade, a expetativa média de vida para os gatos é agora maior que 14 anos, o que significa que muitos gatos serão seniores por mais de 50% das suas vidas. Este artigo explora os efeitos do envelhecimento nos gatos - e algumas das principais maneiras de ajudar o seu gato sénior a permanecer em ótimo estado pelo maior tempo possível.

Que idade tem o seu gato em anos humanos?

Equivalente humano da idade do seu gato:

7 44

8 48

9 52

10 56

11 60

12 64

13 68

14 72

15 76

16 80

17 84

18 88

19 92

20 96

21 100

 

gato adulto de pelo longo acinzentado deitado
gato adulto de pelo às riscas a espreitar

Os efeitos do envelhecimento em gatos

À medida que o seu gato envelhece, começará a notar alguns dos sinais de envelhecimento. E à semelhança do que acontece com os humanos, esses sinais provavelmente tornam-se mais percetíveis com o passar dos anos.

  • Níveis de atividade mais baixos
  • Desinteresse pela vida exterior
  • Períodos mais longos de sono
  • Função imunitária mais fraca
  • Redução ou alteração no apetite
  • Menos brincadeira
  • Mais vocalização
  • Menos higiene

Manter o seu gato sénior saudável

À medida que os gatos começam naturalmente a perder energia com a idade, torna-se importante para os donos ajudá-los a permanecer ativos no corpo e na mente.

Brincar de forma regular é uma das melhores maneiras de conseguir isso. Ao usar brinquedos como um rato ou uma vara de pesca, pode manter os músculos, articulações e reflexos do seu gato exercitados. Pode também ajudar a manter o cérebro do seu gato estimulado e alerta.

Comedouro com quebra-cabeças é também uma ótima maneira de exercitar o corpo e a mente, porque faz com que o seu gato se esforce para ter a guloseima e pode também ajuda a manter o peso corporal saudável quando os níveis de atividade do seu gato começam a diminuir com a idade.


Como pode a nutrição ajudar?

À medida que os seus corpos e estilos de vida começam a mudar com a idade, as necessidades nutricionais dos gatos também mudam. Uma dieta especialmente formulada, como PURINA® PRO PLAN® para Gato ADULT 7+, pode ajudar a enfrentar os desafios do envelhecimento e a manter os gatos seniores com uma excelente condição.

Esta dieta contém LONGEVIS, uma combinação única de nutrientes que prolonga, de forma comprovada, em média 1 ano a vida útil de gatos com mais de 7 anos. Esta combinação inclui altos níveis de vitaminas para suportar os sistemas imunológico, renal e digestivo - bem como minerais equilibrados para um sistema urinário saudável.

PURINA® PRO PLAN® possui duas dietas enriquecidas com a combinação de nutrientes LONGEVIS. Saiba mais sobre cada um abaixo:

 

Partilhe com pessoas que conhece

EmailLinkedInFB