Mist Australiano

- Brincalhão e curioso
- Amável mas independente
- Ligeiramente comunicativo
- Gato médio
- Requer que o pêlo seja tratado uma vez por semana
- Raça não hipoalergénica
- Precisa de algum espaço exterior
- Pode precisar de familiarização antes de viver com crianças
O Mist Australiano, inicialmente apelidado de Spotted Mist, é uma raça de pêlo curto desenvolvida na Austrália na década de 1970 através de sucessivos cruzamentos entre o Burmês, Abissínio, e gatos domésticos de pêlo curto sem pedigree para criar um gato com uma pelagem malhada. À medida que a raça se foi desenvolvendo e foram surgindo mais padrões, incluindo a pelagem marmoreada, o nome foi alterado em 1998 para Mist Australiano. A população desta raça ainda é muito reduzida no Reino Unido e na Europa, mas a população felina está a crescer e os criadores estão a trabalhar para que esta seja reconhecida pelos clubes de felinicultura.
Austrália
Véu malhado
Os Mist Australianos são conhecidos por serem carinhosos e felizes com as pessoas ou outros animais de estimação e inserem-se facilmente como um membro da família.
Não existe histórico patológico relacionado com esta raça
Cada gato é único e tem os seus próprios gostos, aversões e necessidades específicas quando se trata da sua alimentação. No entanto, os gatos são carnívoros e a sua alimentação deverá conter 41 nutrientes diferentes e específicos. A proporção nutricional irá variar dependendo da sua idade, estilo de vida e saúde em geral, por isso não é de espantar que um gatinho enérgico em crescimento exija um equilíbrio nutricional diferente na sua dieta, comparado com um gato sénior menos ativo. Estabeleça a dose ideal para manter o seu gato elegante e saudável em conformidade com a dose diária recomendada e de acordo com a preferência individual de alimentos húmidos e secos.
A pelagem do Mist Australiano é curta e fácil de cuidar. Tal como acontece com todos os gatos, esta raça requer um programa de vacinação regular, um controlo parasitário e exames de saúde anuais
Embora esta raça não seja reconhecida como uma das mais favoráveis no contacto com crianças, todos os gatos são diferentes e com o treino necessário podem ser capazes de viver com crianças.