Chinchila

Chinchilla

O Chinchila é monocromático – branco com olhos verdes. Tem uma cabeça larga com orelhas pequenas e afastadas e um focinho curto e achatado. Os olhos são grandes e redondos com uma cor brilhante. Embora os Chinchilas tenham tendência para ter uma estrutura esquelética mais fina do que a maioria dos Persas, as suas pernas ainda são bastante curtas, grossas e fortes. A cauda é curta e felpuda. A pelagem é longa, espessa e exuberante com um subpêlo denso e macio.

  • Gato calmo
  • Amável mas independente
  • Nada comunicativo
  • Gato médio
  • Requer que o pêlo seja tratado todos os dias
  • Raça não hipoalergénica
  • Precisa de algum espaço exterior
  • Pode precisar de familiarização antes de viver com crianças

O Chinchila é um tipo muito específico de gato Persa. Apresenta apenas uma cor – uma pelagem de cor branca imaculada, mas com um véu preto nas pontas, o que lhe confere um brilho prateado. Os seus olhos verde-esmeralda estão delineados a preto. O Chinchila foi o primeiro gato a ser seletivamente criado para ter uma cor específica. Foi exibido pela primeira vez em 1894 no Crystal Palace, em Londres.

Inglaterra

O Chinchila é dócil, amoroso e carinhoso. Os gatos de tipo Persa são geralmente conhecidos por serem bastante inativos e calmos. O Chinchila é conhecido por ser mais extrovertido do que a maioria dos gatos Persas.

O Chinchila é um tipo de gato Persa e existe uma dualidade entre o Chinchila e os gatos Persas de Pêlo Longo, pelo que muitos dos problemas de saúde genéticos do Persa poderão também ser transmitidos para o Chinchila. O seu formato da cabeça mais curto e o focinho achatado poderão causar deformação mandibular e eventuais afeções dentárias e dificultar a ingestão de alimentos e água. As pequenas narinas e o palato mole demasiado longo podem também conduzir a problemas respiratórios graves e a lágrima não ser absorvida pelo canal lacrimal, escorrendo continuamente para focinho, o que pode levar a erupções cutâneas e feridas no focinho. A natureza achatada do focinho também aumenta as probabilidades de doenças oftalmológicas. Os Persas podem ser portadores de um defeito genético que causa insuficiência renal (chamada doença renal poliquística autossómica dominante) através do desenvolvimento progressivo de quistos nos rins. Esta patologia foi encontrada em mais de um terço de todos os Persas e Exóticos de pêlo curto na década de 1990 quando os testes de despiste se tornaram disponíveis e, embora pareça menos predominante nos Chinchilas, também já foram registados casos nesta raça. Atualmente, os criadores estão a tentar erradicar o problema com programas de rastreio. Se decidir optar por esta raça, solicite a exibição dos certificados DRP dos respetivos progenitores.

Cada gato é único e tem os seus próprios gostos, aversões e necessidades específicas quando se trata da sua alimentação.  No entanto, os gatos são carnívoros e a sua alimentação deverá conter 41 nutrientes diferentes e específicos. A proporção nutricional irá variar dependendo da sua idade, estilo de vida e saúde em geral, por isso não é de espantar que um gatinho enérgico em crescimento exija um equilíbrio nutricional diferente na sua dieta, comparado com um gato sénior menos ativo. Estabeleça a dose ideal para manter o seu gato elegante e saudável em conformidade com a dose diária recomendada e de acordo com a preferência individual de alimentos húmidos e secos.

O Chinchila exige cuidados diários para manter a sua longa pelagem fluida e livre de riças e nós. Se não mantiver o pêlo cuidado, poderá mais tarde ter de o tosquiar totalmente e deixá-lo crescer novamente. Mantenha as zonas tosquiadas sempre limpas para evitar manchas. Os olhos do Chinchila têm tendência para lacrimejar e o canto do olho e os lados do nariz precisarão de ser limpos regularmente. A zona inferior e debaixo da cauda tem tendência para atrair restos fecais, por isso recomenda-se a limpeza, sempre que necessário, para evitar manchas e nós desconfortáveis.

Embora esta raça não seja reconhecida como uma das mais favoráveis no contacto com crianças, todos os gatos são diferentes e com o treino necessário podem ser capazes de viver com crianças.

Cat Breed

Qual é a raça de gato certa para mim?

Cada gato tem a sua personalidade única, mas há alguns instintos e comportamentos que têm desde que nascem. Teste o nosso Seletor de Raças e descubra qual a raça que mais se adequa às suas preferências e estilo de vida. Quanto mais em comum tiver com o seu gato, maior a probabilidade de partilhem uma vida feliz e completa juntos.

O que ter em conta

Adoção

É extremamente gratificante adotar um gato que esteja numa instituição ou num centros de recolha de animais. Ao fazer isto está a oferecer-lhe uma segunda oportunidade na vida. Há muitos gatos à espera de uma família que os acolha de forma definitiva. Cada gato tem a sua própria história e muitos deles perderam o seu primeiro lar injustificavelmente estando ansiosos por fazer parte da uma família! Os centros de recolha de animais têm a capacidade de conciliar da melhor forma as características do gato com a família ideal e terão todo o gosto em aconselhá-lo e responder a qualquer questão que possa ter.

Encontrar um bom criador

Se pretender adquirir um gato de raça, a melhor opção será encontrar um criador fidedigno. Uma das vantagens de adquirir um gato de raça é conhecer de antemão parte da sua personalidade. Contacte o seu veterinário para obter mais informações sobre doenças infecciosas, predisposições genéticas ou necessidades e cuidados específicos da raça específica do seu gato, para assim se sentir devidamente preparado quando o receber em casa.

Dar as boas-vindas ao seu gato

Com o seu novo gato adulto ou gatinho quase a chegar a casa, deve estar muito entusiasmado! Nestes últimos dias antes da sua chegada, há várias coisas que o manterão ocupado até ao dia em que o seu novo gato chegar a casa. Descubra-as aqui https://www.purina.pt/gatos/ter-um-novo-gato/dar-as-boas-vindas-ao-seu-gato/receber-o-seu-gato-em-casa