Burmilla

Burmilla

O Burmilla é um gato de porte médio, semelhante ao Burmês, com um corpo robusto, bem musculoso e uma parte traseira forte e direita. A fêmea é muito mais pequena e delicada que o macho. A cabeça é ligeiramente abobadada, o focinho tem uma forma triangular e as orelhas são afastadas. A cor dos seus olhos expressivos vai do dourado até ao verde. A pelagem é curta e rente, com um subpêlo pálido e um sombreado que cobre (uma cor mais escura nas pontas) a restante parte do corpo e um "M" distinto na testa.

  • Brincalhão e curioso
  • Sociável e dependente
  • Ligeiramente comunicativo
  • Gato médio
  • Requer que o pêlo seja tratado uma vez por semana
  • Raça não hipoalergénica
  • Precisa de algum espaço exterior
  • Pode precisar de familiarização antes de viver com crianças

O Burmilla é um gato de pêlo curto do grupo felino Asiático. Esta raça surgiu em 1981 através do cruzamento acidental entre um macho chinchila e uma fêmea Burmês lilás, de forma a obter um gato do tipo Burmês. Os gatinhos tinham o comportamento e a constituição de um Burmês, porém eram dotados de uma cor deslumbrante prateada e de manchas nas pontas como o Chinchila. Na verdade, estes gatos despertaram de tal forma o interesse que decidiram então por os acasalar outra vez e, a partir daí, foi criada uma nova raça.

Grã-Bretanha

O Burmilla é menos turbulento do que um Burmês, mas menos relaxado que um Chinchila. Este gato pretende ver os seus donos à volta dele e ser parte da família. É ostensivamente exigente e persegue os donos até lhe prestarem a atenção devida. Como a maioria dos gatos Asiáticos, os Burmillas são muito inteligentes e muitas vezes conseguem resolver problemas, como por exemplo, abrir portas.

Na literatura veterinária não existe histórico patológico relacionado com esta raça. No entanto, pode haver uma tendência para esta raça desenvolver patologias associadas ao Burmês. Algumas linhagens desta raça parecem ser mais suscetíveis a diabetes mellitus do que outras raças.

Cada gato é único e tem os seus próprios gostos, aversões e necessidades específicas quando se trata da sua alimentação.  No entanto, os gatos são carnívoros e a sua alimentação deverá conter 41 nutrientes diferentes e específicos. A proporção nutricional irá variar dependendo da sua idade, estilo de vida e saúde em geral, por isso não é de espantar que um gatinho enérgico em crescimento exija um equilíbrio nutricional diferente na sua dieta, comparado com um gato sénior menos ativo. Estabeleça a dose ideal para manter o seu gato elegante e saudável em conformidade com a dose diária recomendada e de acordo com a preferência individual de alimentos húmidos e secos.

A pelagem curta e rente à pele do Burmilla não requer muito cuidado, embora o gato aprecie ser escovado e a atenção que daí advém. Tal como acontece com todos os gatos, esta raça requer um programa de vacinação regular e um controlo parasitário.

Embora esta raça não seja reconhecida como uma das mais favoráveis no contacto com crianças, todos os gatos são diferentes e com o treino necessário podem ser capazes de viver com crianças.

Cat Breed

Qual é a raça de gato certa para mim?

Cada gato tem a sua personalidade única, mas há alguns instintos e comportamentos que têm desde que nascem. Teste o nosso Seletor de Raças e descubra qual a raça que mais se adequa às suas preferências e estilo de vida. Quanto mais em comum tiver com o seu gato, maior a probabilidade de partilhem uma vida feliz e completa juntos.

O que ter em conta

Adoção

É extremamente gratificante adotar um gato que esteja numa instituição ou num centros de recolha de animais. Ao fazer isto está a oferecer-lhe uma segunda oportunidade na vida. Há muitos gatos à espera de uma família que os acolha de forma definitiva. Cada gato tem a sua própria história e muitos deles perderam o seu primeiro lar injustificavelmente estando ansiosos por fazer parte da uma família! Os centros de recolha de animais têm a capacidade de conciliar da melhor forma as características do gato com a família ideal e terão todo o gosto em aconselhá-lo e responder a qualquer questão que possa ter.

Encontrar um bom criador

Se pretender adquirir um gato de raça, a melhor opção será encontrar um criador fidedigno. Uma das vantagens de adquirir um gato de raça é conhecer de antemão parte da sua personalidade. Contacte o seu veterinário para obter mais informações sobre doenças infecciosas, predisposições genéticas ou necessidades e cuidados específicos da raça específica do seu gato, para assim se sentir devidamente preparado quando o receber em casa.

Dar as boas-vindas ao seu gato

Com o seu novo gato adulto ou gatinho quase a chegar a casa, deve estar muito entusiasmado! Nestes últimos dias antes da sua chegada, há várias coisas que o manterão ocupado até ao dia em que o seu novo gato chegar a casa. Descubra-as aqui https://www.purina.pt/gatos/ter-um-novo-gato/dar-as-boas-vindas-ao-seu-gato/receber-o-seu-gato-em-casa