Trazer o seu gatinho para casa



Antes de trazer o gatinho para casa
Antes de o seu novo gatinho pousar as patinhas em sua casa, gaste algum tempo a preparar um espaço seguro e calmo, a partir do qual ele possa lentamente começar a explorar o resto da casa. Este local deve ser longe das áreas mais movimentadas.
Instalar o seu gatinho na sua nova casa

Pouse a transportadora no chão, abra a porta e deixe-o sair sozinho e ao seu ritmo. Ele irá provavelmente cheirar bem tudo o que se encontra à volta, antes de encontrar a sua cama. Quando tiver investigado todos os cantos e recantos, dê-lhe uns miminhos e veja se ele precisa de descansar.
Os gatinhos adoram dormir e precisam de muito descanso. Por isso, após toda a excitação da viagem de carro e de explorar a sua nova casa, ele precisará de dormir uma sesta. Resista à ansiedade de começar a brincar com ele de imediato e dê-lhe muitas oportunidades de explorar a casa e de descansar sem ser interrompido.
Se está na hora da refeição, dê-lhe algum alimento, mas não fique surpreendido se ele não comer. Os gatos com frequência deixam de comer, durante algum tempo, se estiverem nervosos. Dê-lhe algum tempo para se instalar e o seu apetite estará de volta rapidamente. Leia mais sobre como deve alimentar o seu gatinho
Conhecer a família
Quando ele estiver descansado e confiante no seu quarto, está na hora de conhecer a sua nova família humana. Este é um momento muito excitante, mas tente manter todos calmos. Antes de apresentar o novo gatinho, devem estar todos sentados quietos no chão e obedecer a uma regra – só tocar no gatinho se ele vier ter consigo. Não deve haver nenhum apertão ou discussão entre as crianças porque isso poderá assustar o gatinho. Se o gatinho se tentar esconder, chame-o com um brinquedo ou um snack para o encorajar a ser sociável, mas nunca o agarre ou obrigue a ficar consigo.
Pode ser uma boa ideia utilizar um spray com feromonas sintéticas e difusores de parede, uma vez que irão indicar ao seu gatinho que está num local seguro e ajudá-lo a sentir-se mais calmo. Se utilizar difusores, deverá ser suficiente utilizar um ou dois em casa.
As feromonas sintéticas imitam um odor naturalmente produzido pelos gatos. Eles utilizam estas feromonas para saudar outros gatos e demonstrar-lhes que estão de bom humor e para marcar objetos familiares em casa.

Quando já estiver instalado

Quando o seu gatinho tiver ganho confiança, rapidamente passeará pela casa. Cuidado com os seus passos – ele pode aparecer de repente e de qualquer lugar!
Ele quererá brincar muito, mas ainda precisa das suas sestas, por isso, disponibilize um sítio confortável e sossegado onde ele possa descansar sem ser interrompido.
Ajuda-lo-á a instalar-se se mantiver uma rotina, especialmente no que diz respeito às refeições, brincadeira e mimos.