Preparar a primeira noite do seu gatinho em casa

A primeira noite do seu gatinho em casa poderá ser um dos maiores desafios que ele terá enfrentado. Aqui estão algumas coisas que precisa de saber e que pode fazer para ajudar o seu gatinho a dormir de forma tranquila ao longo da noite.
Gatos PURINA - primeira noite do gatinho em casa
Gatos PURINA - primeira noite do gatinho em casa
Gatos PURINA - primeira noite do gatinho em casa

Primeira noite do gatinho em sua casa: preparar espaço para dormir

Receber um novo gatinho em casa pode ser enervante tanto para os tutores como para os gatos. Enquanto nós ficamos nervosos sobre qual o melhor sítio para colocar a comida para gato e que médico veterinário escolher, o gatinho está também a lidar com um conjunto de preocupações. Há novas pessoas para conhecer e novos espaços e cheiros para descobrir. A sua nova casa não se parece nada com o espaço onde o seu gatinho viveu antes e não há qualquer vestígio da sua mãe e gatinhos da mesma ninhada. Tudo é de repente diferente e assustador.

Quando finalmente começam a sentir-se instalados, chega a noite e chega a hora de dormirem sozinhos na sua nova e estranha casa. A primeira noite de um gatinho em casa pode ser desafiante, mas há cuidados que o novo tutor pode fazer para ajudar o seu gato a ambientar-se rapidamente.

Os gatinhos dormem durante a noite?

Nem sempre. É comum os gatinhos acordarem ao longo da noite. Apesar de ser verdade que os gatinhos adoram dormitar e podem dormir entre 18 a 20 horas por dia, isso nem sempre acontece quando os humanos estão a dormir.

Os gatos são geralmente ativos ao amanhecer e ao anoitecer. Adicionando isto ao facto de o seu gatinho se estar a ambientar, é normal que as primeiras noites sejam mais agitadas.
Gatos PURINA - quantas horas dorme um gatinho
No entanto, dormir é essencial para o desenvolvimento do seu gatinho, pelo que é importante deixá-lo descansar tranquilamente para o ajudar a crescer saudável e feliz.

Onde é que o meu gatinho deve dormir?

Uma parte essencial para ajudar o seu gatinho a dormir descansado é garantir que o espaço que ele tem para dormir respeita as suas necessidades. Os gatinhos procuram conforto e aconchego quando querem dormir. O que significa que o melhor sítio para um gatinho dormir é um espaço que lhe garanta segurança e que seja quente e abrigado de correntes de ar. É boa ideia manter o seu gatinho perto de si durante as primeiras noites. Encontre um espaço aconchegado perto da sua cama, de preferência elevado do solo porque os gatinhos adoram e sentem-se mais seguros quando estão mais altos.

Como criar uma cama para gatinhos

Gatos PURINA - Cama para gatinhos
Escolha uma cama para gatinho que seja confortável e que tenha laterais altas para manter os seus brinquedos por perto. Não se esqueça de adicionar cobertores macios para uma fantástica noite de sono. Garanta também que a caixa de areia, a taça da água e a comida não estão muito longe para o caso do seu gatinho precisar delas durante a noite.

Ter um poste arranhador por perto será também valorizado pelo seu gato. O seu gatinho poderá alongar-se e arranhar à sua vontade, mal esteja preparado para começar o dia. O seu gato vai adorar!

Devo deixar a luz acesa?

Os gatos conseguem ver com muito pouca luz, pelo que o mais provável é que o seu gatinho consiga andar pela casa mesmo com as luzes apagadas. No entanto, pode demorar algum tempo a que o seu gato se habitue ao novo ambiente, sendo boa ideia ter uma luz de presença suave para facilitar as coisas nos primeiros dias.

Devo deixar o meu gatinho dormir na minha cama?

Deve esperar um pouco antes de partilhar a cama com o seu novo gatinho. Demora algum tempo a treinar os gatinhos a usar a caixa de areia, pelo que se quer manter os seus lençóis limpos é melhor investir numa cama separada para o seu gatinho. Se o seu gatinho for ainda muito pequenino pode também ser difícil para ele subir e descer da cama sem se magoar. Além disso, o seu gatinho até deverá preferir ter o seu próprio espaço para se enroscar e esticar como deseja.

Muitos tutores permitem que os seus gatos durmam na sua cama, mas é importante proporcionar ao seu gatinho um espaço próprio e só dele onde possa passar tranquilamente a noite.

Como ajudar um gatinho a dormir à noite

Brincadeira e exercício

Um gatinho exausto terá maior probabilidade de dormir toda a noite. Agende uma sessão de brincadeira perto da sua última sesta do dia para que ele se possa cansar e gastar toda a energia antes de ir para a cama.

Mude a hora da refeição

Por vezes, dar-lhes uma refeição tardia pode ajudar os gatinhos a dormir para fazerem a digestão. No entanto, tenha em atenção as calorias ingeridas antes de introduzir uma refeição extra ou maior ao seu gato.

Introduza objetos familiares

Ter objetos com cheiros familiares pode ser uma grande ajuda para o seu gatinho dormir à noite. Os abrigos para animais deixam muitas vezes que traga o cobertor favorito do seu gatinho quando o adota para que ele possa sentir algum conforto da sua casa antiga, enquanto se vai ambientando à sua nova vida.

Dedique ao seu gatinho tempo e paciência e rapidamente o verá a acalmar-se e a dormir. Saiba mais sobre os hábitos de sono dos gatos e, caso o seu novo gatinho esteja a miar muito durante a noite, descubra as razões que levam os gatos a miar de noitee como pode abordar este comportamento.