Sorry, you need to enable JavaScript to visit this website.
Friskies e responsabilidade

Friskies e responsabilidade

A marca Friskies® tem um compromisso com as iniciativas responsáveis. Acreditamos que as ações que executamos no presente irão ajudar a beneficiar o ambiente, quer agora, quer em anos vindouros.

Iniciativas responsáveis

Um pequeno passo hoje. Uma diferença pela positiva amanhã.

Ao introduzirmos embalagens mais pequenas em 2011, reduzimos o desperdício de materiais de embalagem em 600 toneladas*. E utilizar embalagens mais pequenas significa conseguir carregar mais embalagens numa palete, resultando em menos viagens de camião e na redução de emissões de carbono em 300 toneladas*.

Embalagens menores, a mesma quantidade!

Podemos estar a cortar nas embalagens e emissões de carbono, mas o seu gato ainda pode desfrutar do prazer dos seus FRISKIES preferidos! Reduzimos o tamanho da embalagem, mas não a quantidade. Porque cada uma das nossas novas embalagens compactas contém a mesma quantidade de ração deliciosa e nutritiva!

Factos e números FRISKIES que fazem a diferença!

Energia: Entre 2004 e 2010, reduzimos o nosso consumo em 9,2% (**)

Consumo de água: Entre 2004 e 2010, reduzimos o nosso consumo em 32,5% (**)

Desperdício: A nossa política é de desperdício zero

Estabelecemos objetivos anualmente para a melhoria de cada fábrica. Trata-se de um compromisso que irá evoluir para passos ainda maiores para garantir a redução do desperdício, menor consumo de água e poupança de energia. Vamos continuar a trabalhar em conjunto!

(*) em comparação com os níveis de 2010. Quantidade total de redução nas embalagens Friskies + Go Cat (a Friskies chama-se Go-Cat no RU): 608,75 toneladas. Redução nas emissões de carbono – o cálculo: Emissões de CO2 = (403 kms x 933 camiões x 30 litros (com base no Euro 3) x 2,682) : 100 = 302,529 kg = 302,5 toneladas. Fonte: Diretriz para o cálculo de CO2 (Zone Europe Logistics – Nestle)

(**) Total de consumo energético e captação de água pelas fábricas NPPE por tonelada métrica de produto finalizado.

Sugestões úteis

Para todos nós, a responsabilidade começa em casa. Assim, partilhamos aqui algumas pequenas sugestões que podem fazer uma enorme diferença na quantidade de recursos que utilizamos.

Redução do consumo de água

A maioria de nós utiliza muito mais água do que o necessário, mas essa situação pode ser alterada com alguns hábitos simples e uma pequena mudança de atitude!

  • Quando estiver a escovar os dentes ou a fazer a barba, não deixe a torneira a correr. Uma torneira a correr desperdiça mais de 6 litros de água por minuto.
  • Tome duches curtos em vez de banhos de imersão. Guarde os banhos para aquelas ocasiões especiais em que quer mesmo relaxar e aproveite-os ao máximo!
  • Instale um chuveiro com consumo de água eficiente.
  • Capte o escoamento das águas pluviais das calhas e sarjetas num barril ou tina para regar o jardim.
  • Instale um autoclismo de descarga dupla ou, para sanitas mais antigas com cisternas grandes, coloque um tijolo no tanque para reduzir o volume de água utilizado em cada descarga.
  • Não permita mecanismos de água a gotejar. Uma torneira a pingar pode desperdiçar até 5,500 litros de água por ano, de modo que deve consertar qualquer torneira danificada tão rápido quanto possível. Por vezes, trata-se apenas de adquirir uma nova máquina de lavar.
  • Não ao desperdício, não à escassez. Despeje a água potável que sobrar das refeições nas plantas ou no jardim.
  • Utilize um balde em vez de uma mangueira para lavar o carro. Lavar o carro com uma mangueira durante 30 minutos pode gastar a mesma quantidade de água que uma família média consome num dia.
  • Ponha a máquina de lavar louça a funcionar apenas com carga completa e, se disponível no modelo, utilize a função ecológica de poupança energética. Proceda da mesma forma com a máquina de lavar roupa.

Fontes: Waterwise

Poupança de combustível

A condução é uma das principais causas das emissões de gases com efeito de estufa, no entanto, se cortar completamente com as viagens de carro não for uma solução prática para si, siga estas sugestões para ajudar a manter reduzido o seu consumo de combustível.

  • Utilize a mudança mais alta possível sem esforçar o motor e acelere suavemente. Regra geral, quanto mais esforçar o motor, mais elevado será o consumo de combustível.
  • Mantenha-se atento à estrada para evitar ter de travar bruscamente. Travar é um desperdício de energia; manter uma velocidade constante exige menos energia do que parar e arrancar constantemente.
  • Reduza a sua velocidade média. Conduzir a 80 km/h em vez de a 110 km/h consome sensivelmente menos 10% de combustível.
  • Desligue o motor se o carro estiver parado mais de um minuto. Os veículos modernos consomem menos combustível a ligar o motor do que em ponto morto.
  • Mantenha os pneus na pressão correta; pneus vazios ou com menos pressão têm mais tração e, por isso, precisam de mais combustível para manter a mesma velocidade.
  • Reduza a utilização do ar condicionado ao mínimo, já que as unidades de ar condicionado vão buscar energia diretamente ao motor.
  • Janelas abertas pioram significativamente a aerodinâmica do carro, especialmente a alta velocidade. De facto, a velocidades superiores a 80 km/h é mais eficiente utilizar o ar condicionado com as janelas fechadas do que tê-las abertas durante a condução.
  • Remova as barras de tejadilho e bagagem externa quando não necessitar delas, já que provocam um peso adicional, o que significa que o motor é sujeito a mais esforço para manter a mesma velocidade.
  • Não armazene itens desnecessários na bagageira; quanto mais pesado estiver o seu carro, mais combustível será necessário para o deslocar, por isso, livre-se dessa tralha!

Fontes: Energy Saving Trust

Energia para consumo doméstico

Praticamente todos os lares modernos estão repletos de aparelhos elétricos e dispositivos que tornam as nossas vidas mais confortáveis, desde o aquecimento central até às televisões de ecrã plano. Contribua para a poupança de energia sem ter de viver como um eremita, com as seguintes sugestões:

  • Depois de lavar a roupa, seque-a no estendal em vez de utilizar a secadora. As secadoras de roupa são dos aparelhos que consomem mais energia em casa.
  • Sempre que possível, lave a baixa temperatura. Hoje em dia, a maioria dos detergentes líquidos e em pó é eficaz mesmo em lavagem a frio, a 15°C ou 30°C.
  • O isolamento é a solução. Se o seu telhado não é isolado, todo o calor agradável da sua casa vai escapar para o exterior durante o Inverno. Se as suas janelas não tiverem vidros duplos, considere instalar isolamento ou utilizar cortinas forradas. No Verão, o ar condicionado terá igualmente de funcionar com muito mais esforço. Se possuir um tanque de água quente, isole-o.
  • Utilize lâmpadas economizadoras em vez de lâmpadas incandescentes. Irá poupar energia e apenas terá de as substituir uns anos depois, uma vez que duram 10 vezes mais do que as lâmpadas normais.
  • Tenha o hábito de desligar os aparelhos elétricos das tomadas quando não estiverem a ser utilizados. Uma televisão em modo de espera ainda consome energia, e um carregador de telemóvel também gasta mesmo que o telemóvel não esteja ligado.
  • Diminua uns graus no seu termóstato e desligue o aquecimento completamente se se ausentar por uns dias. Se tiver frio, vista uma camisola!
  • Ponha na chaleira apenas a água de que precisa. Ferver água que não vai utilizar não faz qualquer sentido!
  • Habitue-se a apagar as luzes quando sai de uma divisão.

Fontes: Energy Saving Trust

  • A promessa Friskies

    O nosso compromisso com os donos de gatos

    Saber mais

  • Friskies products

    ​Our range of tasty 100% complete and balanced cat food

    Find out more

  • Care & Advice

    ​Tips and ideas so you can enjoy years of happiness together

    More information