Sorry, you need to enable JavaScript to visit this website.
Primeiros passos

Primeiros passos

Nos próximos doze meses, o seu gatinho irá crescer até 20 vezes o seu tamanho inicial, à medida que for aprendendo sobre a vida e o seu novo ambiente. Vê-lo crescer é fascinante e divertido! Saiba mais sobre o caminho dele para a vida adulta com os meses listados abaixo

Image

Mês 1

Há muito a esperar quando se trata de criar um gatinho. Os recém-nascidos tendem a crescer muito rápido e duplicam o peso após a primeira semana. Por volta das duas semanas de vida, abrem os olhos para o imenso mundo pela primeira vez, no entanto, as coisas parecem desfocadas ao início.

Durante as primeiras 3–4 semanas, dependem do leite materno para sobreviver, já que ainda não estão bem preparados para comida sólida. Após esta fase, pode começar a introduzir ração seca ou húmida para gatinhos, como Friskies® Junior, mas ele continuará a depender parcialmente do leite da mãe, até aproximadamente às 7–8 semanas. É melhor ter sempre disponível uma pequena quantidade de ração humedecida Friskies® Junior e mudá-la frequentemente, para garantir que o seu gatinho dispõe de comida fresca e saborosa. Como as gatas prenhas e lactantes partilham as mesmas recomendações nutricionais que os gatos em crescimento, é conveniente alimentar a mãe com Friskies® Junior. É importante para os gatinhos descobrirem e terem acesso à comida da mãe. Esse processo garante uma desmama suave e sem stresse.

O período principal de socialização começa às duas ou três semanas de vida, altura em que é determinado para a vida o nível de conforto e companheirismo entre o gato e os humanos. A desparasitação deve ser efetuada todos os meses durante os primeiros seis meses de idade, depois a cada 3 meses e, a partir do primeiro ano, apenas duas vezes por ano. .

Image

Mês 2

No segundo mês, os gatinhos começam a aprender o que é considerado "normal" e "seguro". Entre as quatro e as oito semanas, eles começam a gostar de brincar com os companheiros de ninho. A isto chama-se "brincadeira social" e envolve, tipicamente, perseguições, escondidas e ataques. Começam também a exibir os instintos predatórios que aprenderam com a mãe.

O seu gatinho deve estar completamente desmamado do leite materno no final do segundo mês. Assegure que lhe fornece pequenas quantidades de Friskies® Junior em todas as ocasiões, mudando com frequência a comida para garantir a sua frescura. Deve ter sempre disponível água potável fresca e limpa. O consumo diário de água suficiente é essencial para a saúde do seu gatinho.

Image

Mês 3

Entre as oito e as doze semanas, o interesse do gatinho nas brincadeiras de socialização com os companheiros de ninhada ou com outros gatos será superado pela sua curiosidade em brinquedos e artigos domésticos. Consulte os nossos conselhos e sugestões para saber como você e o seu gato podem tirar o máximo partido da brincadeira.

Esta é também a altura para se divertir a apresentar o seu gatinho a outros animais de estimação e membros da sua família. É preferível fazer as apresentações com calma e certificar-se de que as crianças entendem que o novo membro da família não é um brinquedo e tem de ser tratado com cuidado!

O seu gatinho deve ser vacinado antes das 12 semanas de vida. Portanto, assegure a marcação de uma consulta com o seu veterinário.

Aos 3 meses, o seu gatinho está em franco crescimento e as suas necessidades nutricionais aumentam de dia para dia. Pode continuar a humedecer a sua ração com água morna, apesar de tal já não ser necessário.

Image

Mês 4

No período entre as 12 e as 16 semanas, os gatinhos começam a sentir-se em casa no seu novo ambiente e a criar laços afetivos com as pessoas que os rodeiam. É boa ideia treinar o seu gatinho para ser tocado e tratado diariamente, para o ajudar a sentir-se confortável com o contacto humano.

Para o seu desenvolvimento adequado, passe o máximo de tempo possível a divertir-se com ele, mas permita-lhe fazer sestas tranquilas para o ajudar a descansar depois da brincadeira!

E lembre-se, os gatinhos curiosos podem ser encantadoramente malandros e roer objetos domésticos inapropriados. Assim, certifique-se de que prepara a sua casa à prova de gatinhos  para a tornar o mais segura possível.

Image

Mês 5

O seu gatinho pode começar a demonstrar posturas adultas, tal como a pose de "gatinho Dia das bruxas": dorso arqueado, pelo eriçado e cauda levantada.

Irá igualmente reparar que a coordenação olhos–patas melhora e desfrutará vendo-o iniciar divertidas caçadas. Os brinquedos continuarão a ser uma fonte de prazer e divertimento.

Este é também o momento certo para planear com o seu veterinário a castração/esterilização do seu gatinho. Note que, nesta idade, deve manter o seu gatinho dentro de casa, a fim de evitar ninhadas indesejadas nas fêmeas e acidentes nos machos, que podem vaguear e perder-se.

Continue a manter o seu gatinho feliz e saudável alimentando-o com Friskies® Junior  em 2–3 refeições diárias ou à vontade.

Image

Mês 6

O sexto mês é uma altura particularmente emocionante para criar laços e interagir. Apesar dos gatinhos se poderem mostrar menos interessados em brincar, se lhes for facultado um ambiente estimulante e bastante incentivo bem-humorado, a maioria continuará a cultivar um apetite saudável pela brincadeira e exploração de coisas novas. Descubra mais sobre como aproveitar ao máximo os momentos de diversão nas nossas Sugestões de brincadeira.

O seu gatinho pode ainda estar a engordar, mas o crescimento começará a abrandar consideravelmente após os 6 meses. Como consequência, as suas necessidades nutricionais também irão mudar. Assegure a leitura das diretrizes de alimentação da nossa gama Friskies® Junior  para saber qual a quantidade apropriada de FRISKIES Junior que deve fornecer ao seu gatinho de 6 meses.

Para além disso, lembre-se de estar atento à chegada dos dentes reluzentes do seu gatinho, 30 no total, que devem irromper nesta fase.

Image

Mês 7

O seu gatinho continuará a crescer, mas a um ritmo muito mais lento do que nos primeiros seis meses. Nesta idade, o seu gatinho poderá já ser sexualmente ativo. Nesta fase, recomenda-se uma consulta no veterinário para a castração/esterilização do seu gatinho. Desta forma pode evitar ninhadas indesejadas nas fêmeas, bem como lutas nos machos, que são dados a vaguear.

As pulgas também podem tornar-se um problema comum muito irritante, mesmo na mais limpa e asseada das casas. Certifique-se de que se mantém atento e utilize um tratamento seguro para gatinhos. 

Para que o seu gatinho irradie saúde e felicidade, continue a alimentá-lo com Friskies® Junior em 2–3 refeições diárias ou à vontade.

Image

Mês 8

Mesmo que o seu gatinho pareça completamente crescido, ainda há um curto caminho a percorrer. A coordenação olhos–patas continua a desenvolver-se e sentir-se-á orgulhoso das melhorias na habilidade de caçador.

Também já deve ter reparado que o seu gatinho parece ter molas nas patas, tal o impulso de saltar. À medida que cresce, os seus alvos serão cada vez a maior altura. Assim, tenha o cuidado de proporcionar um ambiente seguro e de colocar fora de alcance objetos potencialmente perigosos.

Quando o seu gatinho começar a brincar no exterior, pense em instalar uma porta para gato, para que ele possa entrar e sair alegremente sempre que lhe apetecer.

Image

Mês 9

Apesar dos gatinhos poderem parecer crescidos, se pretende que levem para a vida adulta a jovialidade que os carateriza, pense que eles ainda precisam de nutrientes especiais. É por isso que tem de continuar a alimentar o seu gatinho com Friskies® Junior  na totalidade dos primeiros 12 meses.

À medida que amadurecem, os gatinhos aparentam mais independência. Mas não se deixe enganar, eles ainda precisam de interação social diária. É por esse motivo que a hora da brincadeira continua a ser importante, e as sessões diárias de exercício essenciais para manter o brilho radioso de saúde do gatinho, por dentro e por fora.

Aos nove meses, o seu gatinho pode começar a exibir a predominância das patas. 49,5% dos gatos favorecem o uso da pata direita, 40,4% preferem a esquerda e 10,1% são ambidestros*. Para descobrir qual a pata predominante do seu gatinho, consulte as nossas aplicações para gatos. [/products/fun-and-games/Apps for cats]

*Fonte Tan U, Kutlu N., Universidade de Atatürk, Faculdade de Medicina, Instituto de Fisiologia, Erzurum, Turquia. [www.ncbi.nlm.nih.gov].

Image

Mês 10

Os gatinhos normalmente atingem a sua altura de adulto entre os 10 e os 12 meses, apesar de algumas raças de pelo comprido, como os Maine Coon e os Persas, poderem não desenvolver inteiramente até aos 15–18 meses.

Os gatinhos mantidos no interior são ativos na procura de estímulos e permanecem muito curiosos. Para ajudar o seu gatinho a ver sempre o lado positivo da vida, dê-lhe oportunidades regulares de brincar, explorar e trepar. Quem sabe, talvez ele se faça um bom caçador e aprenda a perseguir e a brincar ao busca com pequenos brinquedos. Saiba o que pode fazer por ele na nossa secção de jogos Faça você mesmo.

Nesta etapa, gatinhos e gatos também são territoriais. Se possui mais do que um gato em sua casa, certifique-se de que coloca caixas de areia, comedouros e bebedouros, bem como áreas de descanso, em vários locais.

Continue a dar ao seu gatinho a nutrição de que ele precisa para ser feliz e saudável, alimentando-o com Friskies® Junior em 2–3 refeições diárias ou à vontade.

Image

Mês 11

Por esta altura, a maioria dos gatinhos já terá desenvolvido a sua personalidade. No entanto, o toque humano e a interação social ainda podem fortalecer as relações dos gatinhos com as pessoas. E, porque são tão inteligentes, pode treiná-los para fazerem toda a espécie de truques divertidos e responderem a comandos como "anda" e "senta". Com um pouco de paciência e bom sentido de oportunidade, o treino pode ser muito divertido para si e para ele.

Image

Mês 12

Parabéns! A menina dos seus olhos é agora um adulto!

Para assegurar que o seu gato irradia saúde e vitalidade, continue a fornecer-lhe brinquedos e atividades para estimulação. Afinal, brincadeira diária, exercício e interação social são essenciais para a saúde e felicidade. O toque, as carícias e a interação regulares também lhe permitirão monitorizar de perto a saúde e o bem-estar do seu gato.

Pode agora mudar para produtos Friskies® Adult . Descubra a nossa gama excelente de receitas secas ou húmidas, 100% completas e equilibradas, que promovem a saúde, vitalidade e felicidade do seu gato. Faça a transição gradualmente, aumentando lentamente a quantidade da nova ração ao longo de um período de, pelo menos, cinco dias.

  • Perguntas mais frequentes sobre saúde dos felinos e conselhos

    ​As suas questões respondidas

    Encontre-as aqui

  • Galeria

    ​Anúncios televisivos, vídeos, wallpapers: irá encontrá-los todos na nossa galeria!

    Visualizar e partilhar

  • Através dos olhos do seu gato

    Sabe como o seu gato vê o mundo?

    Faça o nosso teste