Sorry, you need to enable JavaScript to visit this website.
Sugestões de brincadeira

Sugestões de brincadeira

A cada ataque brincalhão e quando abana a cauda, o espírito do gatinho irradia vitalidade. Para além de ser a oportunidade perfeita para desfrutar do tempo que passa a criar laços com ele, a hora da brincadeira ajudará o seu gatinho a melhorar a coordenação visual e motora.

Vitalidade

Preparar um curso de obstáculos é uma boa forma de manter o seu gato cheio de energia e de boa saúde, por dentro e por fora. Ajude o gato a aprender os obstáculos um por um, antes de finalmente o levar a percorrer todo o curso de uma vez. Pode demorar algum tempo até que o seu gato aprenda cada passo, mas seja paciente e lembre-se que o tempo que passam juntos cria uma verdadeira ligação entre ambos.

Pode igualmente improvisar novos passos. Certifique-se de que são seguros para o seu gato. Lembre-se de não lhe dar recompensas diretamente da sua mão: ponha um biscoito na porta ou no chão quando o gato ultrapassar cada obstáculo.

    O que necessita para começar:

    • Um arco (ou qualquer objeto em forma de aro ou anel, como um hula-hoop)
    • Uma caixa de cartão vazia
    • Um túnel para gatos (pode adquiri-lo numa loja de animais ou construir um com cadeiras e cobertores)
    • Uma cadeira ou poste de arranhar
    • Croquetes Friskies®
    • Um clicker para reforçar comportamentos (opcional)

Passo 1

O arco é o primeiro obstáculo. Posicione o arco ligeiramente acima do solo, com o gato de um lado e um saboroso croquete Friskies® do outro. Quando o gato passar através do arco, receberá a sua recompensa!

Passo 2

Construa uma barreira com a caixa de cartão vazia, com o gato de um lado e a recompensa do outro, e faça com que o gato salte por cima da caixa.

Passo 3

O túnel para gato é o terceiro obstáculo. Guie o gato através do túnel com um croquete Friskies®. Lembre-se de lhe dar o croquete como recompensa no final da travessia.

Passo 4

Conclua o curso fazendo com que o gato salte para cima de um banco baixo ou uma cadeira, e recompense-o com um croquete Friskies® para terminar.

Aprender a comportar-se

À medida que vai conhecendo o seu gatinho, irá reparar na formação da sua personalidade e nos seus padrões de comportamento desde uma tenra idade. A influência da mãe e dos companheiros de ninhada, a par da interação com humanos, ajudará a determinar a natureza desses padrões.

Evite permitir que o gatinho brinque com as suas mãos. Fazê-lo irá transformar uma mão em movimento num objeto de brincadeira, o que poderá provocar arranhões dolorosos à medida que o gatinho cresce. Como alternativa, encoraje o gatinho a entreter-se com brinquedos, já que tal estimulará o seu sentido de diversão e ajudará a que se torne num gato feliz e inteligente. Incluir a brincadeira na sua rotina diária não só alegrará os seus dias, como também fortalecerá os laços entre ambos.

Alterações nas brincadeiras

Após cerca de cinco meses, os gatinhos naturalmente começam a brincar menos. Alguns especialistas comportamentais sugerem que tal sucede porque atingiram o final de um período de aprendizagem. Contudo, com encorajamento adequado e períodos regulares de brincadeira, podem continuar a partilhar momentos divertidos por muitos anos.

Para além de trazer felicidade às vossas vidas e de fortalecer os laços entre ambos, brincar também ajuda a manter o seu gatinho radiante de saúde e vitalidade, promovendo a coordenação de olhos e patas.

E mais, porque os gatinhos são tão inteligentes, podem ser ensinados truques, como sentarem-se nas patas traseiras. Com alguma paciência, muitos elogios e alguns deliciosos croquetes Friskies® de recompensa, ambos podem divertir-se a aperfeiçoar estes truques em conjunto.

Os brinquedos adequados

 

Até mesmo as coisas mais simples podem alegrar as vossas vidas. Por exemplo, uma bola de ping-pong ou um papel amarrotado podem proporcionar horas de diversão e entretenimento. Tenha apenas o cuidado de evitar utilizar objetos que possam ser engolidos, para que o seu gatinho possa brincar livre de preocupações.

Para obter mais sugestões divertidas sobre como alegrar a vossa vida, espreite a nossa seleção de jogos.

Os gatinhos, bem como os gatos maduros, também nutrem uma curiosidade saudável por sacos de papel. No entanto, assegure que mantém fora de alcance os sacos de plástico, para que o gato possa brincar em segurança. Trepar varões e arranhar postes constitui uma excelente fonte de entretenimento, em simultâneo proporcionando ao gatinho algo para afiar as garras e salvando a sua mobília de arranhões.

  • Através dos olhos do seu gato

    Sabe como o seu gato vê o mundo?

    Faça o nosso teste

  • Perguntas mais frequentes sobre saúde dos felinos e conselhos

    ​As suas questões respondidas

    Encontre-as aqui

  • Exame de saúde

    Um guia rápido para verificar a saúde do seu gatinho

    Saber mais