Your Pet, Our Passion.

Principais características da raça de gatos Sphynx

A principal característica dos gatos Sphynx é a sua falta de pelo! Contudo, estes gatos não são totalmente desprovidos de pelo, estão cobertos por uma penugem fina e suave que se diz ser semelhante à pele de um pêssego. Estes gatos não têm bigodes ou pestanas. A sua cabeça é semelhante à dos gatos Devon Rex. Os seus olhos são profundos e têm a forma de um limão. O corpo é fino, mas é um gato musculoso e com um peito em forma de barril. As pernas são compridas e delgadas e têm uma aparência abaulada devido ao seu peito em forma de barril. A cauda é comprida, pontiaguda e dura. O seu corpo é quente e sensível, tendo-lhe sido atribuído o nome de "saco de água quente de camurça". A pele é enrugada nalgumas partes da cabeça, corpo e pernas e lisa nas restantes regiões do corpo. A pigmentação é claramente visível na pele dos Sphynx. Todos os padrões de pele e cores são admissíveis.

O que necessita saber
  • Muito ativo
  • Sociável e dependente
  • Muito comunicativo
  • Gato magro e elegante
  • Requer que o pêlo seja tratado uma vez por semana
  • Gato de interior
  • Pode precisar de familiarização antes de viver com crianças

Personalidade

Os Sphynx são extrovertidos, malandrecos, orientados para as pessoas e apegados aos seus donos. Por vezes, estes gatos cumprimentam os donos quando chegam a casa e são bastante comunicativos. São muito inteligentes, brincalhões e fofos. Os Sphynx são campeões a ronronar. Gostam de dormir com os seus donos – debaixo dos cobertores. A sua temperatura corporal é superior (um a dois graus) à temperatura média de outros gatos e têm um apetite voraz para compensar a perda de calor. Devido à sua escassa proteção, estes gatos evitam locais frios, não gostam de se sentar em superfícies frias e no inverno gostam de se acomodar perto do radiador! No verão, em dias de sol, proteja a sua pele pálida com um creme protetor para o efeito.

História e Origem

Other Names: Canadian Hairless Cat

Outros Nomes: O gato nú Canadiano

Os gatos desprovidos de pelo são conhecidos desde há muitas gerações; Presume-se que os Aztecas eram donos de gatos nus. O Sphynx é o primeiro gato nu criado especificamente com essa característica. O programa de reprodução iniciou-se em 1966, em Ontário, Canadá, quando uma gata doméstica deu à luz um gatinho desprovido de pelo. Contudo, a maioria dos Sphynx atuais descende de três gatos desprovidos de pelo encontrados em Toronto em 1978.

Os Sphynx são propensos a problemas de pele, incluindo o desenvolvimento de erupções cutâneas e fungos na pele. Proteja o seu gato do sol para evitar insolações. Tal como acontece com todos os gatos, esta raça requer um programa de vacinação e exames de saúde anuais.

Cada gato é único e tem os seus próprios gostos, aversões e necessidades específicas quando se trata da sua alimentação. No entanto, os gatos são carnívoros e a sua alimentação deverá conter 41 nutrientes diferentes e específicos. A proporção nutricional irá variar dependendo da sua idade, estilo de vida e saúde em geral, por isso não é de espantar que um gatinho enérgico em crescimento exija um equilíbrio nutricional diferente na sua dieta, comparado com um gato sénior menos ativo. Estabeleça a dose ideal para manter o seu gato elegante e saudável em conformidade com a dose diária recomendada e de acordo com a preferência individual de alimentos húmidos e secos.

Mantenha rigorosamente a pele limpa e macia do Sphynx. A pele deve ser lavada (no banho ou só com uma esponja) todas as semanas para remover as secreções oleosas. Remova a cera do ouvido externo sempre que necessário para evitar infeções.

Estes gatos podem parecer desconfiados, independentes e até reservados, mas apreciam a companhia de donos tranquilos numa casa pacífica e podem dar bons companheiros domésticos. Contudo, gostam de ter acesso a uma zona ao ar livre segura, como um recinto para gatos seguro. Os gatos domésticos deverão ter acesso contínuo à comida e água, uma caixa de areia numa zona sossegada e privada, cama confortável sem correntes de ar, arranhadores e poleiros altos para se sentirem seguros. Os donos deverão brincar e interagir frequentemente com o seu gato. A substituição dos brinquedos por outros diferentes mantém a sua curiosidade inata, estimula a sua inteligência, mantém-nos saudáveis, felizes e ocupados numa área restrita.

Embora esta raça não seja reconhecida como uma das mais favoráveis no contacto com crianças, todos os gatos são diferentes e com o treino necessário podem ser capazes de viver com crianças.