Sorry, you need to enable JavaScript to visit this website.
Your Pet, Our Passion.
Gato Somali

Gato Somali

O gato Somali é de estatura média, robusto, ágil e bem musculoso. A cabeça é cuneiforme, de tamanho médio com contornos suaves e as orelhas são afastadas e com tufos de pelo. Os olhos bem afastados têm a forma de amêndoa e apresentam uma cor âmbar, avelã ou verde – quanto mais profunda for a tonalidade, mais cativante ela é. As pernas são compridas e as patas ovais e com tufos de pelo. A pelagem tem um comprimento médio e o pelo rente ao corpo é macio, espesso e fino. Os Somali adultos apresentam plumagem e pelo volumoso nos membros posteriores, o que não é evidente nos gatinhos mais jovens. Cada camada de pelo é dotada de, no mínimo, três listras alternadas, conferindo ao pelo seis contrastes diferentes desde a camada base até à exterior. A gama cromática deste gato abrange 28 cores. "Usual" é um tom de castanho dourado com listras cor de pêssego e listras pretas.

O que necessita saber
  • Muito ativo
  • Amável mas independente
  • Nada comunicativo
  • Gato médio
  • Requer que o pêlo seja tratado todos os dias
  • Raça não hipoalergénica
  • Gato de exterior
  • Pode precisar de familiarização antes de viver com crianças
Gato somali de pé perto da janela

Personalidade

O gato Somali é muito inteligente. É um gato generoso, brincalhão e aprecia estar ocupado a brincar. O gato Somali pode ser tímido e mais independente do que os seus primos Abissínios, mas apreciam a nossa companhia. São ativos e gostam de ter acesso ao exterior para fazerem exercício.

Gato somali deitado debaixo de um cobertor

História e Origem

País de Origem: América

O gato Somali é, morfologicamente, um Abissínio de Pelo Longo. O gene responsável pelo seu pelo longo foi introduzido na raça Abissínio no início do século XX, mas a sua versão não foi criada especificamente até à década de 1960. A introdução original do gene responsável pelo pelo longo ocorreu na Grã-Bretanha e os Abissínios, portadores do gene recessivo, foram exportados para a Europa e América. A reprodução sistemática dos Somali teve início nos Estados Unidos. Os gatos Somalis tornaram-se populares noutras regiões, particularmente na Austrália, onde são criados quase em detrimento dos Abissínios.