Sorry, you need to enable JavaScript to visit this website.
Your Pet, Our Passion.
Gato Siberiano

Gato Siberiano

O gato Siberiano é um gato de porte grande, com uma constituição musculosa e um tronco em forma de barril. A pelagem é longa e densa e a cabeça é cuneiforme com contornos arredondados e os olhos são muito expressivos. Este gato é dono de uma aparência poderosa e robusta. Os pelos mais longos da pelagem tripla são pálidos e rentes à pele, e vão escurecendo em direção ao exterior, conferindo ao pelo um reflexo brilhante quando o gato se move. Apesar do gato malhado castanho ser o mais comum, um gato Siberiano assume qualquer padrão, cor ou combinação de cores, lilás sólido ou chocolate sólido.

O que necessita saber
  • Brincalhão e curioso
  • Sociável e dependente
  • Ligeiramente comunicativo
  • Gato grande e forte
  • Requer que o pêlo seja tratado todos os dias
  • Raça hipoalergénica
  • Precisa de algum espaço exterior
  • Pode precisar de familiarização antes de viver com crianças
Gato da floresta siberiana a andar na madeira

Personalidade

O gato Siberiano é descrito como um gato carinhoso e apegado ao seu dono, dando um ótimo companheiro. A raça é conhecida por ser fiel, sociável e confiante. Os gatos Siberianos são muito inteligentes e utilizam as suas habilidades para alcançar o seu objetivo; são amantes da água e aproveitam todas as oportunidades para brincar com a água, seja em tigelas ou pingos de água que saem das torneiras. Gostam de escalar e são excelentes caçadores. Ronronam facilmente, mas também chiam e miam. A maioria dos Siberiano abanam as caudas para exprimir a sua satisfação.

Gato da floresta siberiana de pé perto da madeira

História e Origem

País de Origem: Rússia

Outros Nomes: Gato Siberiano

O Siberiano é o gato nacional da Rússia, um arquétipo de raça natural instalado neste país há centenas de anos. Esta raça foi documentada a partir do século XI e presume-se que é o antepassado da maioria das raças modernas de pelos longos. A sua constituição robusta e a pelagem densa tripla e impermeável deve-se ao facto de estes gatos estarem instalados num país com temperaturas extremamente adversas durante muitas gerações. Alguns Siberianos foram introduzidos na Grã-Bretanha no final do século XIX, mas a sua popularidade decresceu em favor do Persa com uma pelagem densa. Atualmente, esta raça está de novo a ganhar popularidade no Reino Unido.