Your Pet, Our Passion.

Principais características da raça de gatos Gato Siberiano

O gato Siberiano é um gato de porte grande, com uma constituição musculosa e um tronco em forma de barril. A pelagem é longa e densa e a cabeça é cuneiforme com contornos arredondados e os olhos são muito expressivos. Este gato é dono de uma aparência poderosa e robusta. Os pelos mais longos da pelagem tripla são pálidos e rentes à pele, e vão escurecendo em direção ao exterior, conferindo ao pelo um reflexo brilhante quando o gato se move. Apesar do gato malhado castanho ser o mais comum, um gato Siberiano assume qualquer padrão, cor ou combinação de cores, lilás sólido ou chocolate sólido.

O que necessita saber
  • Brincalhão e curioso
  • Sociável e dependente
  • Ligeiramente comunicativo
  • Gato grande e forte
  • Requer que o pêlo seja tratado todos os dias
  • Precisa de algum espaço exterior
  • Pode precisar de familiarização antes de viver com crianças

Personalidade

O gato Siberiano é descrito como um gato carinhoso e apegado ao seu dono, dando um ótimo companheiro. A raça é conhecida por ser fiel, sociável e confiante. Os gatos Siberianos são muito inteligentes e utilizam as suas habilidades para alcançar o seu objetivo; são amantes da água e aproveitam todas as oportunidades para brincar com a água, seja em tigelas ou pingos de água que saem das torneiras. Gostam de escalar e são excelentes caçadores. Ronronam facilmente, mas também chiam e miam. A maioria dos Siberiano abanam as caudas para exprimir a sua satisfação.

História e Origem

País de Origem: Rússia

Outros Nomes: Gato Siberiano

O Siberiano é o gato nacional da Rússia, um arquétipo de raça natural instalado neste país há centenas de anos. Esta raça foi documentada a partir do século XI e presume-se que é o antepassado da maioria das raças modernas de pelos longos. A sua constituição robusta e a pelagem densa tripla e impermeável deve-se ao facto de estes gatos estarem instalados num país com temperaturas extremamente adversas durante muitas gerações. Alguns Siberianos foram introduzidos na Grã-Bretanha no final do século XIX, mas a sua popularidade decresceu em favor do Persa com uma pelagem densa. Atualmente, esta raça está de novo a ganhar popularidade no Reino Unido.

Algumas linhagens podem ter tendência a desenvolver cardiomiopatia hipertrófica.

Cada gato é único e tem os seus próprios gostos, aversões e necessidades específicas quando se trata da sua alimentação. No entanto, os gatos são carnívoros e a sua alimentação deverá conter 41 nutrientes diferentes e específicos. A proporção nutricional irá variar dependendo da sua idade, estilo de vida e saúde em geral, por isso não é de espantar que um gatinho enérgico em crescimento exija um equilíbrio nutricional diferente na sua dieta, comparado com um gato sénior menos ativo. Estabeleça a dose ideal para manter o seu gato elegante e saudável em conformidade com a dose diária recomendada e de acordo com a preferência individual de alimentos húmidos e secos.

Embora o pelo longo do gato Siberiano não emaranhe facilmente, recomenda-se escová-lo regularmente para o manter em boas condições. A pelagem longa torna-se mais espessa nos meses de inverno.

Estes gatos apreciam o contacto social com os seus donos, e gostam de ser cuidados, acariciados, de estar acompanhados e de fazer parte da vida familiar. Quanto às dimensões do espaço interior, as necessidades dos gatos diferem das dos cães a menos que aí vivam permanentemente, contudo o fator essencial é terem acesso a um espaço exterior seguro. Os gatos domésticos deverão ter acesso contínuo à comida e água, uma caixa de areia numa zona sossegada e privada, cama confortável sem correntes de ar, arranhadores e poleiros altos para se sentirem seguros. Os donos deverão brincar e interagir frequentemente com o seu gato. A substituição dos brinquedos por outros diferentes mantém a sua curiosidade inata, estimula a sua inteligência, mantém-nos saudáveis, felizes e ocupados.

Embora esta raça não seja reconhecida como uma das mais favoráveis no contacto com crianças, todos os gatos são diferentes e com o treino necessário podem ser capazes de viver com crianças.