Sorry, you need to enable JavaScript to visit this website.
Your Pet, Our Passion.
Gato Siamês

Gato Siamês

O Gato Siamês é uma raça de porte médio com um corpo longilíneo e ágil, tanto gracioso como elegante, mas mesmo assim com um toque musculoso. O corpo é equilibrado e atlético, as pernas são delgadas e as patas pequenas e ovais. A cabeça vista de frente parece ser triangular, afunilando em linha reta até ao seu focinho fino. As orelhas são grandes e pontiagudas e seguem as linhas do triângulo. Os olhos têm um formato oriental e pronunciam-se em direção ao nariz. A cauda é comprida, vai afunilando e é completamente reta. A pelagem curta, fina e junta ao corpo tem uma cor pálida com pontas de cores intensas mais escuras. As pontas coloridas prolongam-se até ao focinho, orelhas, pernas e cauda que são as partes mais frias do corpo. Pode apresentar uma vasta gama de cores. A cor dos olhos em todos os padrões e cores da pelagem será um azul intenso vívido.

O que necessita saber
  • Muito ativo
  • Sociável e dependente
  • Muito comunicativo
  • Gato magro e elegante
  • Requer que o pêlo seja tratado uma vez por semana
  • Raça não hipoalergénica
  • Precisa de algum espaço exterior
  • Pode precisar de familiarização antes de viver com crianças
Gato siamês deitado numa cesta de vime

Personalidade

O Siamês é provavelmente tão conhecido pela sua personalidade sonora como pela sua aparência clássica. É, na generalidade, uma raça extrovertida e extremamente barulhenta. O Siamês procura atenção e quer fazer parte da família. Não é o gato ideal para viver na solidão. Se os donos estão fora de casa o dia inteiro, aconselha-se a adotar mais um siamês! Os Siameses são muito inteligentes e requerem uma ocupação. Brinquedos e arranhadores não devem faltar em casa. Também os pode treinar para irem buscar objetos.

Gato siamês deitado num cobertor

História e Origem

País de Origem: Tailândia (antigo Reino do Sião)

O Siamês é uma das raças felinas mais populares com pedigree no Reino Unido, ultrapassado apenas pelo gato Britânico de Pelo Curto. Provavelmente é um dos gatos mais fácil de identificar. O Siamês é oriundo da Tailândia e existe há centenas de anos. Reza a lenda que os Siameses eram gatos sagrados e guardavam templos budistas. Os Siameses foram introduzidos na Grã-Bretanha na década de 1880. A cor peculiar dos Siameses eram pontas castanhas e pelagem creme, porém, os criadores ocidentais desenvolveram mais cores ao introduzirem outras raças no programa de reprodução destes gatos. O Siamês original é geneticamente propenso ao estrabismo e tem a cauda dobrada, problemas que atualmente são considerados graves.