Sorry, you need to enable JavaScript to visit this website.
Your Pet, Our Passion.
Selkirk Rex

Selkirk Rex

É um gato de porte médio a grande e com uma estrutura óssea pesada, que lhe dá um peso surpreendente para um gato e transmite uma ideia de poder. Tem uma constituição robusta, focinho curto e uma cabeça redonda. Os gatos Selkirk Rex podem ter o pelo longo ou curto. Os três tipos de pelagem – exterior, intermédia e subpelo – são encontradas no Selkirk Rex e todas elas são onduladas, conferindo a esta um toque macio. A forma encaracolada do pelo varia consoante a idade, o sexo, o clima e a estação do ano. No Selkirk Rex de pelo Longo, os caracóis da cauda são emplumados e destacam-se ao longo da cauda. Os pelos no pescoço são mais compridos e emolduram o focinho. Os Selkirk Rex podem ter todos os padrões e cores de pelagem.

O que necessita saber
  • Brincalhão e curioso
  • Amável mas independente
  • Nada comunicativo
  • Gato grande e forte
  • Requer que o pêlo seja tratado todos os dias
  • Raça não hipoalergénica
  • Precisa de algum espaço exterior
  • Pode precisar de familiarização antes de viver com crianças
Gato Selkirk Rex a assistir de brincadeira

Personalidade

O Selkirk Rex é dono de uma personalidade atenta e ativa, com uma disposição doce e cativante. Esta raça tranquila gosta muito de se sentar no colo dos donos e de se enroscar. É também muito feliz a brincar e é um ótimo animal de companhia para a família.

Gato Selkirk Rex deitado no chão da cozinha

História e Origem

País de Origem: EUA

Outros Nomes: Gato ovelha

O Selkirk Rex (de pelo longo) deve o seu nome às Montanhas Selkirk no Wyoming, onde nasceu a primeira ninhada num abrigo para animais em 1987. Este gatinho tinha uma pelagem encaracolada invulgar. Num programa de reprodução experimental com este gato e a sua ninhada foi detetada uma mutação genética, tendo como característica dominante a sua pelagem encaracolada. Metade dos gatinhos tinha uma pelagem encaracolada. O gene responsável é recessivo noutras raças do grupo Rex. O Selkirk Rex é muito popular nos EUA e no Canadá, onde também era conhecido por "gato ovelha" devido à sua pelagem inconfundível, encaracolada e grossa.