Sorry, you need to enable JavaScript to visit this website.
Your Pet, Our Passion.
Persa de Pelo Longo

Principais características da raça de gatos Persa de Pelo Longo

O Persa de Pelo Longo é um gato de porte médio, corpulento e com uma cabeça enorme, em proporção ao seu corpo. A sua cabeça é redonda e larga, com pequenas orelhas afastadas e um pequeno focinho achatado. Os olhos são grandes e redondos com uma cor brilhante. As pernas são curtas, grossas e robustas, com patas grandes e arredondadas e dedos com tufos de pelo. A cauda é curta e felpuda. A pelagem é longa, espessa e exuberante com um subpelo denso e macio. O Persa apresenta uma ampla variedade de padrões e cores.

O que necessita saber
  • Gato calmo
  • Amável mas independente
  • Nada comunicativo
  • Gato grande e forte
  • Requer que o pêlo seja tratado todos os dias
  • Raça não hipoalergénica
  • Precisa de algum espaço exterior
  • Pode precisar de familiarização antes de viver com crianças
Gato de cabelo comprido persa de pé na cozinha

Personalidade

Os gatos Persa de Pelo Longo são calmos e carinhosos. São delicados e não são tão ativos como algumas raças de pelo curto. Apreciam a sua independência e em geral são solitários. É um gato sedentário e aprecia ser bonito.

Gato de cabelo comprido persa deitado no chão

História e Origem

País de Origem: Turquia e Pérsia

Os primeiros antepassados dos Persas foram importados no século XVII da Pérsia para Itália, e de Angorá (atualmente Ancara), Turquia para a França. Os gatos Persas tinham a pelagem cinza enquanto a pelagem dos Angorá era branca. Os descendentes destes gatos de pelo longo acabaram por chegar à Grã-Bretanha no século XIX. Estes primeiros Persas eram bastante diferentes dos gatos atuais vencedores em exposições: o focinho era mais comprido, as suas orelhas maiores e tinham uma estatura mais delgada. Ao longo dos anos, a reprodução seletiva produziu um gato com uma fisionomia mais robusta e um rosto plano, como os gatos atuais. A pelagem não é simplesmente longa, tem um subpelo muito espesso que requer cuidados intensivos, porque o gato não consegue manter autonomamente o bom aspeto do seu pelo.