Sorry, you need to enable JavaScript to visit this website.
Your Pet, Our Passion.
Ocicat

Principais características da raça de gatos Ocicat

O Ocicat é um gato de porte médio a grande, com uma pelagem com manchas bem definidas. O peito é profundo e largo e as pernas são fortes e bem musculosas. A cabeça é cuneiforme com um focinho quadrado. As orelhas grandes, afastadas e com tufos ajudam a conferir um ar selvagem a este gato. A pelagem do Ocicat é curta e elegante com uma textura acetinada. As manchas estão bem espalhadas num padrão distinto nas laterais do corpo, ombros e membros posteriores, estendendo-se para baixo até às pernas e barriga. A testa exibe a mancha distintiva "M". A cauda apresenta manchas e anéis de coloração mais escura alternadas, que terminam numa ponta escura. A pelagem do Ocicat abrange qualquer cor.

O que necessita saber
  • Muito ativo
  • Sociável e dependente
  • Ligeiramente comunicativo
  • Gato magro e elegante
  • Requer que o pêlo seja tratado uma vez por semana
  • Raça não hipoalergénica
  • Gato de exterior
  • Pode precisar de familiarização antes de viver com crianças
Dois gatinhos Ocicat estão a preparar-se para dormir

Personalidade

Embora tivesse sido desenvolvido para ser semelhante a um gato selvagem, o Ocicat é dono de um temperamento domesticado. É um gato inteligente e brincalhão, curioso e sociável e pode exigir muita atenção. Tal como todos os gatos ativos, preferem estar sempre acompanhados. Se os donos trabalharem fora de casa, a melhor solução seria ter dois gatos para evitar a solidão e monotonia.

Ocicat a observar algo pensativamente

História e Origem

País de Origem: América

Outros Nomes: Oci

O Ocicat é uma raça felina relativamente recente que resultou de alguns cruzamentos experimentais na década de 1960 nos Estados Unidos. Os criadores estavam a tentar produzir um Abissínio com um padrão de cor como o Siamês, mas acabaram por produzir um gatinho com uma pelagem deslumbrante com manchas douradas sobre um fundo de cor marfim. Por ser parecido com um Ocelote selvagem, foi-lhe atribuído o nome Ocicat. Os Gatos de Pelo Curto Americanos foram introduzidos em programas de reprodução que visaram preservar as suas cores prateadas fascinantes e uma estrutura óssea e muscular robusta. O primeiro Ocicat chegou à Grã-Bretanha em 1988.