- Muito ativo
- Sociável e dependente
- Ligeiramente comunicativo
- Gato magro e elegante
- Requer que o pêlo seja tratado uma vez por semana
- Gato de exterior
- Pode precisar de familiarização antes de viver com crianças
Personalidade
Embora tivesse sido desenvolvido para ser semelhante a um gato selvagem, o Ocicat é dono de um temperamento domesticado. É um gato inteligente e brincalhão, curioso e sociável e pode exigir muita atenção. Tal como todos os gatos ativos, preferem estar sempre acompanhados. Se os donos trabalharem fora de casa, a melhor solução seria ter dois gatos para evitar a solidão e monotonia.
História e Origem
País de Origem: América
Outros Nomes: Oci
O Ocicat é uma raça felina relativamente recente que resultou de alguns cruzamentos experimentais na década de 1960 nos Estados Unidos. Os criadores estavam a tentar produzir um Abissínio com um padrão de cor como o Siamês, mas acabaram por produzir um gatinho com uma pelagem deslumbrante com manchas douradas sobre um fundo de cor marfim. Por ser parecido com um Ocelote selvagem, foi-lhe atribuído o nome Ocicat. Os Gatos de Pelo Curto Americanos foram introduzidos em programas de reprodução que visaram preservar as suas cores prateadas fascinantes e uma estrutura óssea e muscular robusta. O primeiro Ocicat chegou à Grã-Bretanha em 1988.
Atualmente, não existe histórico patológico relacionado com esta raça.
Cada gato é único e tem os seus próprios gostos, aversões e necessidades específicas quando se trata da sua alimentação. No entanto, os gatos são carnívoros e a sua alimentação deverá conter 41 nutrientes diferentes e específicos. A proporção nutricional irá variar dependendo da sua idade, estilo de vida e saúde em geral, por isso não é de espantar que um gatinho enérgico em crescimento exija um equilíbrio nutricional diferente na sua dieta, comparado com um gato sénior menos ativo. Estabeleça a dose ideal para manter o seu gato elegante e saudável em conformidade com a dose diária recomendada e de acordo com a preferência individual de alimentos húmidos e secos.
Estes gatos podem parecer desconfiados, independentes e até reservados, mas apreciam a companhia de donos tranquilos numa casa pacífica e podem dar bons companheiros domésticos. Contudo, gostam de ter acesso a uma zona ao ar livre segura, como um recinto para gatos seguro. Os gatos domésticos deverão ter acesso contínuo à comida e água, uma caixa de areia numa zona sossegada e privada, cama confortável sem correntes de ar, arranhadores e poleiros altos para se sentirem seguros. Os donos deverão brincar e interagir frequentemente com o seu gato. A substituição dos brinquedos por outros diferentes mantém a sua curiosidade inata, estimula a sua inteligência, mantém-nos saudáveis, felizes e ocupados numa área restrita.
Embora esta raça não seja reconhecida como uma das mais favoráveis no contacto com crianças, todos os gatos são diferentes e com o treino necessário podem ser capazes de viver com crianças.