Your Pet, Our Passion.

Principais características da raça de gatos Munchkin

O Munchkin é um gato de porte médio com as pernas extremamente curtas e uma coluna vertebral comprida. Os movimentos dos Munchkins são descritos como sendo semelhantes aos de um furão, por isso não têm o encanto dos felinos de pernas mais compridas. O gato Munchkin tem um corpo robusto com um peito bem arredondado. A raça pode ter um pelo longo ou curto. Ambas as variedades têm uma pelagem que se adapta a todos os tipos de clima, com uma aparência acetinada. O Munchkin de pelo longo tem uma cauda emplumada. Cor: Todas as cores e padrões e os seus olhos em forma de nozes também podem apresentar qualquer cor.

O que necessita saber
  • Brincalhão e curioso
  • Amável mas independente
  • Nada comunicativo
  • Gato médio
  • Requer que o pêlo seja tratado todos os dias
  • Gato de interior
  • Pode precisar de familiarização antes de viver com crianças

Personalidade

Os Munchkins são dóceis e extrovertidos. A sua curiosidade e vontade de brincar permanece na idade adulta. O Munchkin é sociável e gosta de companhia. Eles podem ser treinados para a busca de objetos e para responder a comandos. Embora os Munchkin saltem para cima de bancadas, muitos preferem encontrar uma forma mais inteligente de o fazer. Apesar das suas pernas curtas, também são velozes.

História e Origem

País de Origem: EUA

Considerado o felino equivalente ao Dachshund, esta raça tem causado controvérsia no mundo do gato. A mutação do Munchkin foi descoberta na América em 1983, onde lhe foi atribuído o nome dos "anões" no "O Feiticeiro de Oz". Os gatos de pernas curtas, como o Munchkin, foram documentados na Inglaterra na década de 1930 e na Rússia na década de 1950, mas esta raça foi descontinuada e não é reconhecida no Reino Unido pelo principal Clube de Felinicultura Britânico.

A acondroplasia genética nestes gatos de patas curtas traz alguns outros problemas ósseos e vertebrais, por isso é uma característica que não é bem vista pelos clubes de felinicultura. As raças caninas com deformações semelhantes são propensas a problemas de artrite e teme-se que tal também ocorra na raça de gato Munchkin. Tal como acontece com todos os gatos, esta raça requer um programa de vacinação, um controlo parasitário e exames de saúde anuais.

Cada gato é único e tem os seus próprios gostos, aversões e necessidades específicas quando se trata da sua alimentação. No entanto, os gatos são carnívoros e a sua alimentação deverá conter 41 nutrientes diferentes e específicos. A proporção nutricional irá variar dependendo da sua idade, estilo de vida e saúde em geral, por isso não é de espantar que um gatinho enérgico em crescimento exija um equilíbrio nutricional diferente na sua dieta, comparado com um gato sénior menos ativo. Estabeleça a dose ideal para manter o seu gato elegante e saudável em conformidade com a dose diária recomendada e de acordo com a preferência individual de alimentos húmidos e secos.

A fisionomia do Munchkin não permite que ele seja tão autónomo na higiene do seu pelo e por isso os donos têm de o ajudar, sobretudo na versão de pelos longos.

Estes gatos podem parecer desconfiados, independentes e até reservados, mas apreciam a companhia de donos tranquilos numa casa pacífica e podem dar bons companheiros domésticos. Contudo, gostam de ter acesso a uma zona ao ar livre segura, como um recinto para gatos seguro. Os gatos domésticos deverão ter acesso contínuo à comida e água, uma caixa de areia numa zona sossegada e privada, cama confortável sem correntes de ar, arranhadores e poleiros altos para se sentirem seguros. Os donos deverão brincar e interagir frequentemente com o seu gato. A substituição dos brinquedos por outros diferentes mantém a sua curiosidade inata, estimula a sua inteligência, mantém-nos saudáveis, felizes e ocupados numa área restrita.

Embora esta raça não seja reconhecida como uma das mais favoráveis no contacto com crianças, todos os gatos são diferentes e com o treino necessário podem ser capazes de viver com crianças.