Your Pet, Our Passion.

Principais características da raça de gatos Mau Egípcio

O Mau Egípcio é um gato elegante, com uma aparência atlética, caracterizada por um padrão aleatório de manchas. Os Mau Egípcios são descritos como tendo um ar sério.

O que necessita saber
  • Muito ativo
  • Sociável e dependente
  • Ligeiramente comunicativo
  • Gato médio
  • Requer que o pêlo seja tratado uma vez por semana
  • Precisa de algum espaço exterior
  • Pode precisar de familiarização antes de viver com crianças

Personalidade

O Mau Egípcio é um gato carinhoso e brincalhão. Diz-se que é extremamente inteligente, gosta de aprender novas habilidades e de passear com a trela. Aprecia uma vida ativa e a atenção dos seus donos, sendo o gato de família ideal. O Mau é ativo e necessita de extravasar a sua energia com brinquedos ou companheiros para brincar, especialmente se forem deixados sozinhos por muito tempo.

História e Origem

País de Origem: Egito/Itália

Mau é a palavra egípcia para gato e apresenta uma notável semelhança com os gatos malhados das esculturas da arte egípcia antiga. A raça teve origem a partir de um gato malhado encontrado no Cairo e que terá sido levado para Roma em 1953 por uma princesa russa. Ela cruzou vários gatos malhados em Itália e mais tarde mudou-se para a América do Norte, onde criadores desenvolveram o Mau moderno. As características incomuns na sua cabeça são descritas como uma semelhança ao escaravelho, que são consideradas sagradas pelos antigos egípcios. Os gatos Mau só foram introduzidos no Reino Unido em 1998.

O Mau Egípcio não é uma raça comum e, atualmente, não se regista qualquer histórico patológico significativo relacionado com esta raça.

Cada gato é único e tem os seus próprios gostos, aversões e necessidades específicas quando se trata da sua alimentação.  No entanto, os gatos são carnívoros e a sua alimentação deverá conter 41 nutrientes diferentes e específicos. A proporção nutricional irá variar dependendo da sua idade, estilo de vida e saúde em geral, por isso não é de espantar que um gatinho enérgico em crescimento exija um equilíbrio nutricional diferente na sua dieta, comparado com um gato sénior menos ativo. Estabeleça a dose ideal para manter o seu gato elegante e saudável em conformidade com a dose diária recomendada e de acordo com a preferência individual de alimentos húmidos e secos.

O Mau Egípcio não requer nenhum cuidado especial, pois a sua pelagem curta e fina aparenta estar sempre cuidada. Contudo, gosta de ser escovado com uma escova macia, uma forma de atenção adicional que ele aprecia. Tal como acontece com todos os gatos, esta raça requer um programa de vacinação regular e um controlo parasitário.

Estes gatos podem parecer desconfiados, independentes e até reservados, mas apreciam a companhia de donos tranquilos numa casa pacífica e podem dar bons companheiros domésticos. Contudo, gostam de ter acesso a uma zona ao ar livre segura, como um recinto para gatos seguro. Os gatos domésticos deverão ter acesso contínuo à comida e água, uma caixa de areia numa zona sossegada e privada, cama confortável sem correntes de ar, arranhadores e poleiros altos para se sentirem seguros. Os donos deverão brincar e interagir frequentemente com o seu gato. A substituição dos brinquedos por outros diferentes mantém a sua curiosidade inata, estimula a sua inteligência, mantém-nos saudáveis, felizes e ocupados numa área restrita.

Embora esta raça não seja reconhecida como uma das mais favoráveis no contacto com crianças, todos os gatos são diferentes e com o treino necessário podem ser capazes de viver com crianças.