Your Pet, Our Passion.

Principais características da raça de gatos La Perm

O gato La Perm tem uma aparência elegante semelhante ao Siamês, com uma cabeça ligeiramente triangular. Uma pelagem encaracolada em duas versões (pelo longo e curto), com comprimento e volume variáveis, dependendo da época e maturidade do gato, sem subpelo. Os caracóis variam de cachos apertados até caracóis mais compridos em forma de espiral. Os caracóis mais apertados surgem na parte inferior do gato, abaixo do pescoço e na base das orelhas. A versão de pelo longo tem uma cauda encaracolada e emplumada e a versão de pelo mais curto assemelha-se a um escovilhão. Ambas as versões são dotadas de bigodes encaracolados e longos. Cor: Todas as cores e padrões. As cores dos seus olhos podem variar desde tons de dourado a água e também são donos de uma característica conhecida por heterocromia, cujos portadores são os gatos de olhos ímpar.

O que necessita saber
  • Brincalhão e curioso
  • Sociável e dependente
  • Nada comunicativo
  • Gato magro e elegante
  • Requer que o pêlo seja tratado uma vez por semana
  • Precisa de algum espaço exterior
  • Pode precisar de familiarização antes de viver com crianças

Personalidade

Os gatos La Perm são gentis. Adoram o contacto com pessoas e procuram a sua companhia. São gatos que gostam de dar e receber carinho, aprendem facilmente a busca de objetos, assim como muitas outras habilidades. Estes gatos são curiosos por natureza, querendo sempre saber o que está a acontecer à sua volta. Normalmente são tranquilos, contudo em períodos de défice de atenção eles tornam-se barulhentos.

História e Origem

País de Origem: EUA

A pelagem peculiar dos gatos La Perm é ondulada ou encaracolada. Esta raça vista pela orimeira vez em 1986, fruto de uma ninhada encontrada numa quinta em Oregon, nos Estados Unidos. Apenas um gatinho de uma ninhada de seis nasceu careca. No espaço de oito semanas, o pequeno felino começou a criar uma pelagem muito macia, mas com aspeto encaracolado. Nos gatinhos com três/quatro meses de idade a pelagem encaracolada peculiar da raça La Perm já se torna visível. Ao contrário de outras raças de pelagem encaracolada, tais como a Devon Rex ou Cornish Rex, a pelagem do La Perm pode ser curta ou longa. Uma raça incomum fora da América.

Ainda não foram identificadas doenças hereditárias nesta raça.

Cada gato é único e tem os seus próprios gostos, aversões e necessidades específicas quando se trata da sua alimentação.  No entanto, os gatos são carnívoros e a sua alimentação deverá conter 41 nutrientes diferentes e específicos. A proporção nutricional irá variar dependendo da sua idade, estilo de vida e saúde em geral, por isso não é de espantar que um gatinho enérgico em crescimento exija um equilíbrio nutricional diferente na sua dieta, comparado com um gato sénior menos ativo. Estabeleça a dose ideal para manter o seu gato elegante e saudável em conformidade com a dose diária recomendada e de acordo com a preferência individual de alimentos húmidos e secos.

A pelagem do La Perm requer poucos cuidados. A pelagem não se enriça facilmente e a queda de pelo é menor quando comparada com outras raças. Se pretende manter os seus caraçóis naturais, dê-lhe de vez em quando um banho e seque o seu pelo com uma toalha; se optar por secá-lo com o secador haverá tendência para o pelo ficar frisado. Tal como acontece com todos os gatos, esta raça requer um programa de vacinação regular e um controlo parasitário.

Estes gatos podem parecer desconfiados, independentes e até reservados, mas apreciam a companhia de donos tranquilos numa casa pacífica e podem dar bons companheiros domésticos. Contudo, gostam de ter acesso a uma zona ao ar livre segura, como um recinto para gatos seguro. Os gatos domésticos deverão ter acesso contínuo à comida e água, uma caixa de areia numa zona sossegada e privada, cama confortável sem correntes de ar, arranhadores e poleiros altos para se sentirem seguros. Os donos deverão brincar e interagir frequentemente com o seu gato. A substituição dos brinquedos por outros diferentes mantém a sua curiosidade inata, estimula a sua inteligência, mantém-nos saudáveis, felizes e ocupados numa área restrita.