Your Pet, Our Passion.

Principais características da raça de gatos Gato Savannah

O Gato Savannah é um gato alto, delgado, com pernas compridas. A sua dimensão também depende do seu amplo histórico acenstral. Os Gatos Savannah machos têm tendência para serem maiores que as fêmeas. Devido a fatores aleatórios, a genética híbrida do Gato Savannah poderá influenciar o seu tamanho, mesmo dentro de uma ninhada. O aspeto geral de um Gato Savannah individual depende muito da sua geração. Normalmente é malhado, porém também pode apresentar padrões clássicos ou marmoreados, uma coloração semelhante à neve, e azul ou outras cores diluídas. As orelhas são altas, muito arredondadas e eretas (a parte traseira das orelhas tem uma risca ligeira no meio delimitada por uma cor preta, cinza escuro ou castanha, dando-lhe um aspeto de um olho), focinho grande e olhos entreabertos. A pelagem da cauda curta apresenta uns anéis pretos com uma ponta em preto sólido e os olhos podem ser verdes, castanhos ou dourados.

O que necessita saber
  • Muito ativo
  • Independente
  • Ligeiramente comunicativo
  • Gato magro e elegante
  • Requer que o pêlo seja tratado uma vez por semana
  • Gato de exterior
  • Pode precisar de familiarização antes de viver com crianças

Personalidade

Como esta raça incomum foge à regra, torna-se difícil generalizar os seus traços de personalidade e de comportamento face a determinadas situações. De acordo com testemunhos, alguns são muito sociáveis e amistosos com pessoas e outros animais, enquanto outros podem correr e esconder-se ou rosnar ao ver um estranho. Aparentemente, o Gato Savannah também tem capacidade para saltar muito alto (2,5m) e aprende facilmente. Esta raça não se aconselha a donos inexperientes. É bastante grande e forte e é frequentemente descrito como "assertivo". Os Gatos Savannah são conhecidos por "chilrear" como um Serval ou miar como um gato doméstico, ou uma mistura dos dois. Sabe-se que também rosnam muito alto.

História e Origem

País de Origem: EUA

A história dos Gatos Savannah é muito controversa. São fruto do cruzamento de um gato doméstico e um Serval – um gato africano selvagem de tamanho médio e orelhas grandes. Estes primeiros cruzamentos foram então reproduzidos e os gatos resultantes são os atuais gatos domésticos. A raça surgiu em meados da década de 1980 e é reconhecida por um dos clubes de felinicultura.

Ainda não existe histórico patológico relacionado com esta raça.

Cada gato é único e tem os seus próprios gostos, aversões e necessidades específicas quando se trata da sua alimentação. No entanto, os gatos são carnívoros e a sua alimentação deverá conter 41 nutrientes diferentes e específicos. A proporção nutricional irá variar dependendo da sua idade, estilo de vida e saúde em geral, por isso não é de espantar que um gatinho enérgico em crescimento exija um equilíbrio nutricional diferente na sua dieta, comparado com um gato sénior menos ativo. Estabeleça a dose ideal para manter o seu gato elegante e saudável em conformidade com a dose diária recomendada e de acordo com a preferência individual de alimentos húmidos e secos.

A pelagem do Gato Savannah é fácil de cuidar. Tal como acontece com todos os gatos, esta raça requer um programa de vacinação regular, um controlo parasitário e exames de saúde anuais.

Estes gatos podem parecer desconfiados, independentes e até reservados, mas apreciam a companhia de donos tranquilos numa casa pacífica e podem dar bons companheiros domésticos. Contudo, gostam de ter acesso a uma zona ao ar livre segura, como um recinto para gatos seguro. Os gatos domésticos deverão ter acesso contínuo à comida e água, uma caixa de areia numa zona sossegada e privada, cama confortável sem correntes de ar, arranhadores e poleiros altos para se sentirem seguros. Os donos deverão brincar e interagir frequentemente com o seu gato. A substituição dos brinquedos por outros diferentes mantém a sua curiosidade inata, estimula a sua inteligência, mantém-nos saudáveis, felizes e ocupados numa área restrita.

Embora esta raça não seja reconhecida como uma das mais favoráveis no contacto com crianças, todos os gatos são diferentes e com o treino necessário podem ser capazes de viver com crianças.