Your Pet, Our Passion.

Principais características da raça de gatos Bobtail Japonês de pelo Curto

O Bobtail Japonês apresenta uma silhueta elegante e uma estrutura muscular bem desenvolvida. A cabeça é bem desenhada, com grandes orelhas eretas e olhos grandes e redondos, com uma inclinação pronunciada. A cauda, em posição normal, só se estende cerca de 5 a 8cm. Quando o gato está relaxado a cauda fica voltada para cima. O pelo na cauda é geralmente mais espesso e mais comprido do que noutras partes do corpo e cresce em todas as direções, gerando um efeito de um pompom ou uma cauda de coelho. Os Bobtails Japoneses podem ter pelo longo ou curto. A pelagem é macia e acetinada e apresenta várias cores. A cor mais procurada no Japão é a tricolor, ou tartaruga e branca (conhecida como Mi-ke), uma mistura de preto, vermelho e branco, que simboliza sorte – esta gama de cores encontra-se apenas nas fêmeas.

O que necessita saber
  • Brincalhão e curioso
  • Sociável e dependente
  • Muito comunicativo
  • Gato magro e elegante
  • Requer que o pêlo seja tratado uma vez por semana
  • Precisa de algum espaço exterior
  • Pode precisar de familiarização antes de viver com crianças

Personalidade

O Bobtail Japonês é um gato amistoso, inteligente e dócil com os outros animais e com o ser humano. Alguns gatos têm a capacidade para aprender novas habilidades e necessitam de estar ocupados e de atividades para extravasar a sua energia. É uma raça bastante comunicativa.

História e Origem

País de Origem: Japão

A característica exclusiva do Bobtail Japonês é a sua cauda. Quando o gato está relaxado e natural a cauda parece a de um coelho, mas pode desenrolar-se até um comprimento de cerca de 10 a 12cm. No Japão, a raça remonta ao século VIII, mas só foi vista fora do Japão em 1960, quando os Bobtails Japoneses de pelo curto foram introduzidos na América. O Bobtail Japonês estabeleceu um grupo de fãs na América, sendo agora uma raça reconhecida e participa frequentemente em exposições nos EUA. A população desta raça no Reino Unido é escassa.

Na América, o Bobtail Japonês é conhecido por ser uma raça robusta e saudável com uma esperança média de vida de 10 anos. Devido ao saldo reduzido da população desta raça no Reino Unido ainda não há estudos suficientes que o comprovem. Presume-se que não é propenso às mesmas patologias dos gatos sem cauda, tais como o Manx porque é uma mutação genética diferente. No entanto, ainda não existe informação suficiente.

Cada gato é único e tem os seus próprios gostos, aversões e necessidades específicas quando se trata da sua alimentação.  No entanto, os gatos são carnívoros e a sua alimentação deverá conter 41 nutrientes diferentes e específicos. A proporção nutricional irá variar dependendo da sua idade, estilo de vida e saúde em geral, por isso não é de espantar que um gatinho enérgico em crescimento exija um equilíbrio nutricional diferente na sua dieta, comparado com um gato sénior menos ativo. Estabeleça a dose ideal para manter o seu gato elegante e saudável em conformidade com a dose diária recomendada e de acordo com a preferência individual de alimentos húmidos e secos.

O Bobtail Japonês não requer quaisquer cuidados especiais, pois o próprio gato mantém a sua pelagem cuidada. A versão de pelo longo requer mais atenção. No entanto, ambas as versões felinas contentam-se com uma massagem com uma escova macia. Tal como acontece com todos os gatos, esta raça requer um programa de vacinação regular e um controlo parasitário.

Estes gatos apreciam o contacto social com os seus donos, e gostam de ser cuidados, acariciados, de estar acompanhados e de fazer parte da vida familiar. Quanto às dimensões do espaço interior, as necessidades dos gatos diferem das dos cães a menos que aí vivam permanentemente, contudo o fator essencial é terem acesso a um espaço exterior seguro. Os gatos domésticos deverão ter acesso contínuo à comida e água, uma caixa de areia numa zona sossegada e privada, cama confortável sem correntes de ar, arranhadores e poleiros altos para se sentirem seguros. Os donos deverão brincar e interagir frequentemente com o seu gato. A substituição dos brinquedos por outros diferentes mantém a sua curiosidade inata, estimula a sua inteligência, mantém-nos saudáveis, felizes e ocupados.