Your Pet, Our Passion.

Principais características da raça de gatos Bengal

O Bengal é um gato de porte grande, elegante e muito musculoso com uma cauda grossa a descair para baixo. A aparência selvagem do Bengal é reforçada pela sua distinta pelagem espessa glamorosa malhada ou marmoreada. A sua cabeça grande tem orelhas pequenas e bigodes salientes e os seus olhos são delineados a preto com uma forma de amêndoa. A cauda é grossa, afunilando numa ponta preta. Não há nenhuma outra raça felina que exiba o efeito dourado ou pérola (brilho) encontrado em alguns Bengals. Esta raça felina pode ser muito exigente por causa dos seus elevados níveis de atividade.

O que necessita saber
  • Muito ativo
  • Sociável e dependente
  • Muito comunicativo
  • Gato magro e elegante
  • Requer que o pêlo seja tratado uma vez por semana
  • Gato de exterior
  • Pode precisar de familiarização antes de viver com crianças

Personalidade

Os Bengals têm uma disposição carinhosa, são brincalhões e extremamente enérgicos. Estes felinos são inteligentes e bons observadores, e estão sempre à procura de algo para brincar São ágeis, gostam de escalar e exprimem-se com uma voz distinta, que já foi descrita como um arrulho ou chilrear, ou como um som estranho de cascalho. Os gatos Bengal são uma raça muito sonora e têm um vocabulário amplo que pode ocasionalmente ser bastante estridente, especialmente em situações desconhecidas. Precisam de companhia durante o dia para evitar o tédio, assim como de oportunidades para trepar e para simular a caça.

História e Origem

País de Origem: EUA

O Bengal é uma raça felina relativamente recente criada através do cruzamento de um Gato Leopardo Asiático com um gato doméstico nos EUA. O nome do Bengal advém do seu antepassado selvagem, Felis Bengalensis (Gato Leopardo Asiático). O objetivo em desenvolver a raça felina Bengal doméstica era conservar uma forte semelhança física com o seu belo antepassado selvagem e, ao mesmo tempo, a nova raça doméstica foi criada para ser um companheiro agradável e confiável. Os Bengals são agora classificados como a quinta raça mais popular no Reino Unido.

Ainda não existe histórico patológico relacionado com esta raça, mas sugere-se que possam ter uma maior prevalência de uma cardiomiopatia hipertrófica em comparação com algumas raças. Alguns Bengals também parecem ser mais suscetíveis a peritonite infeciosa felina.

Cada gato é único e tem os seus próprios gostos, aversões e necessidades específicas quando se trata da sua alimentação. No entanto, os gatos são carnívoros e a sua alimentação deverá conter 41 nutrientes diferentes e específicos. A proporção nutricional irá variar dependendo da sua idade, estilo de vida e saúde em geral, por isso não é de espantar que um gatinho enérgico em crescimento exija um equilíbrio nutricional diferente na sua dieta, comparado com um gato sénior menos ativo. Estabeleça a dose ideal para manter o seu gato elegante e saudável em conformidade com a dose diária recomendada e de acordo com a preferência individual de alimentos húmidos e secos.

A pelagem curta e brilhante do Bengal não exige um cuidado excessivo, mas o gato irá desfrutar da atenção recebida que daí advém. Tal como acontece com a maioria das raças de pelo curto, os gatos cuidam muito bem da sua pelagem. Como habitual em todos os gatos, esta raça requer um programa de vacinação regular, um controlo parasitário e exames de saúde anuais.

Estes gatos podem parecer desconfiados, independentes e até reservados, mas apreciam a companhia de donos tranquilos numa casa pacífica e podem dar bons companheiros domésticos. Contudo, gostam de ter acesso a uma zona ao ar livre segura, como um recinto para gatos seguro. Os gatos domésticos deverão ter acesso contínuo à comida e água, uma caixa de areia numa zona sossegada e privada, cama confortável sem correntes de ar, arranhadores e poleiros altos para se sentirem seguros. Os donos deverão brincar e interagir frequentemente com o seu gato. A substituição dos brinquedos por outros diferentes mantém a sua curiosidade inata, estimula a sua inteligência, mantém-nos saudáveis, felizes e ocupados numa área restrita.

Embora esta raça não seja reconhecida como uma das mais favoráveis no contacto com crianças, todos os gatos são diferentes e com o treino necessário podem ser capazes de viver com crianças.