Your Pet, Our Passion.

Principais características da raça de gatos Asiático

Os gatos Asiáticos são de porte médio e delgados, muito musculosos e uma cauda que se reduz a uma ponta arredondada. As fêmeas são mais pequenas e delicadas que os machos. A sua cabeça é cuneiforme com uma cúpula ligeiramente arredondada, as orelhas de tamanho médio e afastadas e os grandes olhos são dotados de um rebordo prateado. A pelagem apresenta um aspeto de seda moiré, é curta, fina e rente à pele. Disponível numa ampla variedade de cores e padrões.

O que necessita saber
  • Muito ativo
  • Sociável e dependente
  • Ligeiramente comunicativo
  • Gato magro e elegante
  • Requer que o pêlo seja tratado uma vez por semana
  • Precisa de algum espaço exterior
  • Pode precisar de familiarização antes de viver com crianças

Personalidade

O temperamento do gato Asiático é muito semelhante ao do Burmês  – extremamente amistoso e carinhoso – mas um pouco menos turbulento. Os Asiáticos possuem laços afetivos extremamente fortes com os seus donos. Podem ser bastante exigentes e muitas vezes seguem os seus donos em casa, implorando por atenção. Os Asiáticos são muito inteligentes e muitas vezes conseguem resolver problemas como, por exemplo, abrir portas. Podem ser muito sensíveis às emoções dos seus donos e isso torna-os excelentes companheiros.

História e Origem

País de Origem: Grã-Bretanha

Os Asiáticos são semelhantes aos felinos da raça Burmês, mas algumas das diversas cores da sua pelagem  não são reconhecidas. O Bombaim pertence a este grupo, como também o Burmilla e o Tiffanie. Esta é uma raça recente que se está a desenvolver rapidamente e a começar a ficar famosa. A raça inclui o Bombaim, o Burmilla e o Tiffanie, com classificação individual.

Na literatura veterinária não existe histórico patológico específico relacionado com esta raça. No entanto, pode haver uma tendência para esta raça desenvolver patologias associadas ao Burmês. Algumas linhagens do gato Burmês parecem ter maior vulnerabilidade a desenvolver diabetes mellitus do que outras raças.

Cada gato é único e tem os seus próprios gostos, aversões e necessidades específicas quando se trata da sua alimentação. No entanto, os gatos são carnívoros e a sua alimentação deverá conter 41 nutrientes diferentes e específicos. A proporção nutricional irá variar dependendo da sua idade, estilo de vida e saúde em geral, por isso não é de espantar que um gatinho enérgico em crescimento exija um equilíbrio nutricional diferente na sua dieta, comparado com um gato sénior menos ativo. Estabeleça a dose ideal para manter o seu gato elegante e saudável em conformidade com a dose diária recomendada e de acordo com a preferência individual de alimentos húmidos e secos.

A pelagem curta, rente à pele do gato Asiático de pelo Curto não requer muito cuidado, embora apreciem a atenção que daí advém. Tal como acontece com todos os gatos, esta raça requer um programa de vacinação, um controlo parasitário regular e exames de saúde anuais.

Estes gatos podem parecer desconfiados, independentes e até reservados, mas apreciam a companhia de donos tranquilos numa casa pacífica e podem dar bons companheiros domésticos. Contudo, gostam de ter acesso a uma zona ao ar livre segura, como um recinto para gatos seguro. Os gatos domésticos deverão ter acesso contínuo à comida e água, uma caixa de areia numa zona sossegada e privada, cama confortável sem correntes de ar, arranhadores e poleiros altos para se sentirem seguros. Os donos deverão brincar e interagir frequentemente com o seu gato. A substituição dos brinquedos por outros diferentes mantém a sua curiosidade inata, estimula a sua inteligência, mantém-nos saudáveis, felizes e ocupados numa área restrita.