- Gato calmo
- Sociável e dependente
- Nada comunicativo
- Gato grande e forte
- Requer que o pêlo seja tratado uma vez por semana
- Precisa de algum espaço exterior
- Pode precisar de familiarização antes de viver com crianças
Personalidade
O American Whitehair é amigável e descontraído. É um gato relaxado, dócil, gentil e brincalhão, adora brinquedos e de brincar com o seu dono. Não é uma raça particularmente comunicativa.
História e Origem
País de Origem: América
A raça American Wirehair começou como uma mutação espontânea numa ninhada de gatos de quintas em Nova Iorque em 1966, quando um gatinho de pelo cerdoso (chamado Adam) nasceu numa ninhada com irmãos dotados de uma pelagem normal. O pedigree de todos os American Wirehairs está associado ao Adam. O American Wirehair tornou-se popular nos EUA e no Canadá, mas é pouco conhecido noutros países e não é uma raça reconhecida para exposições no Reino Unido.
Os criadores americanos afirmam que o American Whitehair é uma raça robusta com poucos problemas de saúde, no entanto o saldo populacional felino reduzido no Reino Unido ainda não permite um estudo profundo sobre as patologias genéticas existentes nesta raça.
Cada gato é único e tem os seus próprios gostos, aversões e necessidades específicas quando se trata da sua alimentação. No entanto, os gatos são carnívoros e a sua alimentação deverá conter 41 nutrientes diferentes e específicos. A proporção nutricional irá variar dependendo da sua idade, estilo de vida e saúde em geral, por isso não é de espantar que um gatinho enérgico em crescimento exija um equilíbrio nutricional diferente na sua dieta, comparado com um gato sénior menos ativo. Estabeleça a dose ideal para manter o seu gato elegante e saudável em conformidade com a dose diária recomendada e de acordo com a preferência individual de alimentos húmidos e secos.
A pelagem do American Wirehair requer pouca atenção. Evite penteá-la ou escová-la para não a danificar. Tal como acontece com todos os gatos, esta raça requer um programa de vacinação regular, um controlo parasitário e exames de saúde anuais.
Estes gatos apreciam o contacto social com os seus donos, e gostam de ser cuidados, acariciados, de estar acompanhados e de fazer parte da vida familiar. Quanto às dimensões do espaço interior, as necessidades dos gatos diferem das dos cães a menos que aí vivam permanentemente, contudo o fator essencial é terem acesso a um espaço exterior seguro. Os gatos domésticos deverão ter acesso contínuo à comida e água, uma caixa de areia numa zona sossegada e privada, cama confortável sem correntes de ar, arranhadores e poleiros altos para se sentirem seguros. Os donos deverão brincar e interagir frequentemente com o seu gato. A substituição dos brinquedos por outros diferentes mantém a sua curiosidade inata, estimula a sua inteligência, mantém-nos saudáveis, felizes e ocupados.