Your Pet, Our Passion.

Cão de Pastor Polaco das Planícies

Um cão de porte médio, ligeiramente retangular, com uma pelagem desgrenhada, o Pastor Polaco das Planícies é compacto, forte e musculoso. A pelagem é espessa, bastante comprida e áspera com um subpelo macio. O pelo cai sobre os olhos e abrange qualquer tipo de cor. Os machos adultos medem entre 45-50cm e as fêmeas 42-47cm e pesam aproximadamente 18-20kg.

O que necessita saber
  • Cão adequando para donos experientes
  • Necessário algum treino
  • Gosta de passeios exigentes onde gaste muita energia
  • Gosta de dar passeios de uma a duas horas por dia
  • Cão médio
  • Cão que se baba pouco
  • Requer tratamento do pelo diária
  • É indiferente
  • Cão conversador e vocal
  • Cão de guarda. Ladra e alerta para situações de perigo
  • Pode precisar de treino antes de viver com outros animais
  • Cão perfeito para famílias

Personalidade

O Pastor Polaco das Planícies é animado, aprende facilmente e gosta de exercício. É um cão pastor e de guarda por natureza. Tem um bom caráter e dá um bom companheiro de guarda. É um animal afetuoso e sente-se muito feliz na companhia do seu dono. Reservado com estranhos e com tudo que lhe pareça estranho.

História e Origem

O Pastor Polaco das Planícies, ou o Polski Owczarek Nizinny (PON), como é conhecido no seu país de origem, provavelmente descende de um cão vindo do Tibete/Mongólia. Evoluiu para o cão que conhecemos atualmente no norte da Europa ao viajar com grupos nómadas e trabalhando como cão pastor. Conta-se que em 1514 um comerciante polaco deu três cães a pastores escoceses e que estes contribuíram para o futuro aparecimento do Bearded Collie com quem o Cão de Pastor Polaco das Planícies partilha muitos traços.

O Pastor Polaco das Planícies é geralmente uma raça saudável, porém, tal como sucede em várias raças, é propenso a patologias oftalmológicas hereditárias e à displasia coxofemoral (uma patologia que leva a problemas de mobilidade). Assim, recomenda-se fazer testes oculares e o despiste da displasia da anca nos cães antes da reprodução.

Criado para trabalhar em condições árduas, este cão ativo necessita de cerca de duas horas de exercício por dia e de diversas atividades para estimular o seu cérebro. Um cão resistente a condições climátéricas não favoráveis ! Após os passeios, verificar se a sua pelagem comprida se mantém limpa e seca.

A dieta do seu cão exige um bom equilíbrio entre os principais grupos nutricionais, incluindo um fornecimento constante de água limpa. Verifique regularmente o seu estado físico para garantir que o seu cão está saudável e lembre-se de o alimentar, no mínimo, duas vezes por dia e em conformidade com as orientações da sua alimentação específica.

A pelagem desta raça canina requer uma elevada manutenção diária. O pelo do Cão de Pastor Polaco das Planícies não só é comprido, como também espesso, sendo necessário escová-lo regularmente para garantir que a pelagem exterior e o subpelo espesso e macio se mantenham isentos de nós.

O "Einstein" do mundo canino. Estes cães são ativos, aprendem facilmente e são resistentes ao cansaço, até mais que uma pessoa saudável. Apreciam todos os treinos, jogos e desportos caninos com recompensas e, como tal, precisam de um dono que consiga acompanhar a sua necessidade infindável de treino físico e desafios mentais. Formam laços fortes com os seus donos e são os companheiros perfeitos para uma família enérgica e dedicada, capaz de lhes fornecer o estilo de vida que precisam e, ideal seria dar-lhes tarefas regulares semelhantes às tarefas de pastoreio que os tornou nos cães que são.

Embora muitas raças de cão sejam consideradas tradicionalmente boas com crianças, todos e cães e crianças devem de ser ensinados a relacionar-se e respeitar-se para que possam estar juntos em segurança. De qualquer forma, cães e crianças pequenas não devem ficar sozinhos sem supervisão de um adulto.