Your Pet, Our Passion.

Löwchen (Pequeno Cão Leão)

Uma das maiores raças miniaturas, o Pequeno Cão Leão adulto mede 25-33cm e pesa 4-8kg. A sua pelagem comprida e acetinada tem o aspeto peculiar de um leão. Ele apresenta uma espécie de juba à volta do peito e dos membros dianteiros e pelo curto por cima dos membros poosteriores, preservando pelo comprido somente abaixo do jarrete, nos membros posteriores e na ponta da cauda. A pelagem pode ter qualquer cor ou qualquer cor combinada.

O que necessita saber
  • Cão adequando para donos inexperientes
  • Necessidades de treino básicas
  • Gosta de passeios tranquilos
  • Gosta de dar passeios de meia hora por dia
  • Cão Pequeno
  • Cão que se baba pouco
  • Requer tratamento do pelo dia sim dia não
  • É indiferente
  • Cão muito vocal
  • Cão de guarda. Ladra e alerta para situações de perigo
  • Cão perfeito para viver com outros animais
  • Cão perfeito para famílias

Personalidade

Um cão feliz, brincalhão e carinhoso, tal como seria de esperar de uma raça de companhia, o Pequeno Cão Leão pode proteger os seus entes queridos pelo que é especialmente importante uma socialização precoce. Está sempre atento ao seu ambiente e tem uma tendência para ser barulhento, pelo que precisa de ser treinado para reduzir o barulho do latir.

História e Origem

Conhecido como o Pequeno Cão Leão por causa do corte tradicional da pelagem. Desconhece-se a origem da sua raça. Por muito tempo acreditaram que a sua origem estivesse no Mediterrâneo, descendentes dos Bichons, sendo encontrado no sul de França, na região de Lyon. Outra teoria sugere que o Pequeno Cão Leão provém efetivamente da Alemanha e descende de um tipo de Terrier Tibetano. Certo é que há referências de um cão semelhante na Europa desde o século XVI. Chegando a ser o cão mais raro do mundo – em 1969 só havia 40 cães – o Pequeno Cão Leão já não está à beira da extinção, apesar de ainda ser bastante raro.

Tal como sucede em várias raças pequenas, as rótulas do Pequeno Cão Leão podem sair temporariamente do seu lugar (luxação patelar).

O Pequeno Cão Leão não necessita de muito exercício diário – contenta-se com cerca de meia hora por dia, apesar de estar disposto a aceitar mais. É um cão inteligente que também gosta de treinar.

Os cães pequenos têm um metabolismo elevado, o que quer dizer que queimam rapidamente a sua energia. Cães com um estômago relativamente pequeno devem comer pouco e frequentemente. A ração para raças pequenas é concebida especificamente com nutrientes necessários para satisfazer o seu nível de energia, dotados de croquetes com uma forma, um tamanho e uma textura perfeitos para uma preensão fácil e uma mastigação adequada, melhorando desta forma a sua digestão.

O Pequeno Cão Leão tem uma pelagem inédita com pelo acetinado, ondulado e comprido que necessita de ser escovada duas ou três vezes por semana. A pelagem deverá preservar uma espécie de juba à volta do peito e da última costela para trás deverá ser tosquiada, preservando pelo comprido somente abaixo do jarrete, nos membros posteriores e na ponta da cauda. Solicite informações junto do local onde adquiriu o seu cão.

Apesar de ser a raça mais pequena, estes cães são ativos, companheiros divertidos e sentem grande prazer em estar com os seus donos em casa. São frequentemente muito ligados aos seus donos, apreciam todos os confortos caseiros e podem ser bons pequenos cães de guarda, mas ainda assim necessitam de exercício regular fora de casa para permanecerem em forma, dinâmicos e saudáveis. Muitos destacam-se no treino e normalmente adoram brincar.

Embora muitas raças de cão sejam consideradas tradicionalmente boas com crianças, todos e cães e crianças devem de ser ensinados a relacionar-se e respeitar-se para que possam estar juntos em segurança. De qualquer forma, cães e crianças pequenas não devem ficar sozinhos sem supervisão de um adulto.