Your Pet, Our Passion.

Lancashire Heeler

O Lancashire Heeler é um cão de porte pequeno, com uma constituição robusta. É ligeiramente mais comprido do que alto e as patas dianteiras estão ligeiramente viradas para fora. As orelhas são relativamente grandes e eretas. A pelagem curta e espessa pode ser preta e castanha ou cor fígado e castanha. A medida ideal dos machos adultos é de 30cm até ao garrote e as fêmeas de 25cm. Pesam entre 3-6kg.

O que necessita saber
  • Cão adequando para donos com alguma experiência
  • Necessário algum treino
  • Gosta de passeios exigentes onde gaste muita energia
  • Gosta de dar passeios de uma a duas horas por dia
  • Cão Pequeno
  • Cão que se baba pouco
  • Requer tratamento do pelo uma vez por semana
  • É indiferente
  • Cão conversador e vocal
  • Cão de guarda. Ladra e alerta para situações de perigo
  • Pode precisar de treino antes de viver com outros animais
  • Pode precisar de treino antes de viver com crianças

O Lancashire Heeler é uma raça pequena amigável que gosta de conviver com pessoas. Alguns mostram-se um pouco nervosos ou intolerantes com outros cães. Requer uma socialização precoce para evitar comportamentos inadequados com estranhos e outros animais de estimação. São cães ideais para famílias ativas com crianças mais velhas, contudo não é recomendável para famílias com bebés ou crianças pequenas.

A história da raça canina Lancashire Heeler é um pouco misteriosa. Há referências sobre esta raça desde o século XVII quando eram utilizados como cães de quinta e para conduzir gado; também utilizaram os seus instintos de caça para caçar coelhos e ratazanas. Presume-se que descendem de cruzamentos entre o Welsh Corgi e o Manchester Terrier.

O Lancashire Heeler é propenso a patologias oftalmológicas hereditárias pelo que é recomendado testes oculares. Tal como sucede em várias raças pequenas, as rótulas podem sair temporariamente do seu lugar (luxação patelar).

O Lancashire Heeler aprecia exercício e é o cão ideal para donos ativos. Adaptam-se a viver na cidade ou no campo, mas necessitam de espaço livre em áreas seguras para fazerem exercício. Se tiverem acesso a um jardim, este deverá ser dotado de uma vedação segura para ele não se libertar. Qualquer buraco constitui uma tentativa de fuga. Aconselha-se uma hora de exercício físico por dia para um cão adulto.

Os cães pequenos têm um metabolismo elevado, o que quer dizer que queimam rapidamente a sua energia. Cães com um estômago relativamente pequeno devem comer pouco e frequentemente. A ração para raças pequenas é concebida especificamente com nutrientes necessários para satisfazer o seu nível de energia, dotados de croquetes com uma forma, um tamanho e uma textura perfeitos para uma preensão fácil e uma mastigação adequada, melhorando desta forma a sua digestão.

A pelagem desta raça canina é relativamente fácil de cuidar uma vez que tem um pelo curto e sedoso. Basta passar com uma luva de borracha adequada para o efeito e penteá-la ocasionalmente para manter o seu pelo limpo.

O "Einstein" do mundo canino. Estes cães são ativos, aprendem facilmente e são resistentes ao cansaço, até mais que uma pessoa saudável. Apreciam todos os treinos, jogos e desportos caninos com recompensas e, como tal, precisam de um dono que consiga acompanhar a sua necessidade infindável de treino físico e desafios mentais. Formam laços fortes com os seus donos e são os companheiros perfeitos para uma família enérgica e dedicada, capaz de lhes fornecer o estilo de vida que precisam e, ideal seria dar-lhes tarefas regulares semelhantes às tarefas de pastoreio que os tornou nos cães que são.   

Embora muitas raças de cão sejam consideradas tradicionalmente boas com crianças, todos e cães e crianças devem de ser ensinados a relacionar-se e respeitar-se para que possam estar juntos em segurança. De qualquer forma, cães e crianças pequenas não devem ficar sozinhos sem supervisão de um adulto.