Your Pet, Our Passion.

Grande Munsterlander

A raça canina Munsterlander de porte grande (ou "Munsters") são cães bem proporcionados que se transportam com orgulho. Dotados de uma pelagem solta e densa com plumagem nas patas e cauda. Os seus familiares de porte mais pequeno assemelham-se aos Setters e todos os outros aspetos também, à exceção da cor. Os Grandes Munsterlanders são pretos ou azuis ruão com branco, e os exemplares de porte mais pequeno castanhos (cor de fígado) e brancos ou fígado ruão. O Grande Munsterlander adulto mede 60-65cm e pesa cerca de 25-29kg, e as fêmeas medem 58-63cm e pesam cerca de 25kg. O Munsterlander Pequeno macho adulto mede 54cm e as fêmeas 52cm, com um peso entre os 15-17kg.

O que necessita saber
  • Cão adequando para donos com alguma experiência
  • Necessário algum treino
  • Gosta de passeios exigentes onde gaste muita energia
  • Gosta de dar passeios de mais de duas horas por dia
  • Cão grande
  • Cão que se baba pouco
  • Requer tratamento do pelo dia sim dia não
  • É indiferente
  • Cão conversador e vocal
  • Cão de guarda. Ladra e alerta para situações de perigo
  • Cão perfeito para viver com outros animais
  • Cão perfeito para famílias

Personalidade

Estes cães carinhosos e adoráveis dão-se bem com a família, outros cães e animais de estimação. A maioria deles são muito pacientes com crianças. Contudo, os Munsterlanders atuam como cães de guarda quando necessário e podem ser bastante sonoros. São corajosos, ansiosos por trabalhar e têm uma natureza gentil, querendo agradar sempre. Necessitam de muita atenção e carinho. Transmitem a ideia de que apreciam muito a vida e querem que os donos sintam o mesmo!

História e Origem

No século XIX, os cães caçadores de aves na Alemanha tinham todos os formatos, tamanhos e cores de pelagem. No final do século XIX, os diferentes padrões foram separados devido ao interesse crescente nas raças individualizadas. Quando o Clube de Pointer Alemão de pelo Comprido estabeleceu o seu estalão, a única cor intencionalmente permitida era a cor de fígado e o branco. Os cachorros pretos e brancos, muitos com linhagens de sangue excelentes, foram dados a agricultores e caçadores da região de Münster na Alemanha. Para eles, a cor não era importante e, assim, estes cachorros foram reproduzidos, possivelmente com outras raças, por exemplo, com outros setters ou spaniels, até que a raça canina Grande Munsterlander foi reconhecida como raça autónoma em 1919 para a distinguir dos exemplares de porte pequeno.

Tal como sucede em várias raças, esta raça é propensa a patologias oftalmológicas hereditárias e à displasia coxofemoral (uma patologia que leva a problemas de mobilidade), mas não são muito comuns. É aconselhado fazer testes oculares e despiste da displasia da anca nos cães antes da reprodução. No Pequeno Munsterlander não se registam quaisquer problemas de saúde reconhecidos a nível de raça.

Os Grandes Munsterlanders são cães de desporto, principalmente de campo, mas adaptam-se muito facilmente a uma vida familiar, desde que façam exercício suficiente. Gostam de participar em atividades de natação, pelo que deverá acompanhar sempre as suas atividades para evitar qualquer ocorrência acidental. São ótimos companheiros para pessoas viradas para o desporto e sempre bem-dispostos tanto a trabalhar como a brincar.

O Pequeno Munsterlander necessita de ter um bom equilíbrio entre os principais grupos nutricionais, incluindo um fornecimento constante de água limpa. Verifique regularmente o seu estado físico para garantir que o seu cão está saudável e lembre-se de o alimentar, no mínimo, duas vezes por dia e em conformidade com as orientações da sua alimentação específica. As raças de porte grande como o Grande Munsterlander, para além de terem muito apetite, beneficiam de um balanço nutricional diferente, incluindo minerais e vitaminas, quando comparado com raças de cães mais pequenas. Esta raça é suscetível a ter problemas de estômago e sensação de gás abdominal; refeições mais pequenas e mais frequentes podem ajudar a minimizar este risco.

A pelagem desta raça requer poucos cuidados – é suficiente escová-la uma vez por semana. A sua plumagem nas orelhas, nas patas dianteiras e traseiras, e na cauda necessitará de ser pontualmente limpa. O pelo em excesso entre as almofadas plantares deverá ser aparado sempre que necessário. São cães que apreciam todos os tipos de clima, portanto atraem com facilidade a lama e a terra!

Algumas das raças mais atraentes e populares advêm deste grupo, uma vez que a sua natureza descontraída, brincalhona e altamente social fazem dele um cão de família ideal. Através de um treino acompanhado de uma recompensa alimentar depressa desfrutarão da companhia de todos os membros da família, inclusivamente do gato. Os cães de caça foram criados para trabalhar o dia inteiro e sob qualquer condição climatérica, daí necessitarem de uma família ativa e resistente que lhes dê os incentivos físicos e mentais que necessitam.

Embora muitas raças de cão sejam consideradas tradicionalmente boas com crianças, todos e cães e crianças devem de ser ensinados a relacionar-se e respeitar-se para que possam estar juntos em segurança. De qualquer forma, cães e crianças pequenas não devem ficar sozinhos sem supervisão de um adulto.