Your Pet, Our Passion.

Fox Terrier (Pelo Liso)

Um terrier com um dorso curto e um focinho comprido, este cão tem uma pelagem curta e sedosa maioritariamente branca, com ou sem castanho, preta ou preta com manchas castanhas. Silhueta elegante e suave, com um aspeto forte, compacto e preparado para a ação! Em adulto, o Fox Terrier de pelo liso mede 39cm ou menos, e pesa aproximadamente 7,5-8kg (machos) e 7-7,5kg (fêmeas).

O que necessita saber
  • Cão adequando para donos com alguma experiência
  • Necessário algum treino
  • Gosta de passeios com alguma atividade
  • Gosta de dar passeios de uma hora por dia
  • Cão Pequeno
  • Cão que se baba pouco
  • Requer tratamento do pelo uma vez por semana
  • É indiferente
  • Cão muito vocal
  • Cão de guarda. Ladra e alerta para situações de perigo
  • Pode precisar de treino antes de viver com outros animais
  • Pode precisar de treino antes de viver com crianças

Personalidade

O Fox Terrier de pelo liso possui muitas vezes um caráter destemido, corajoso, mas os seus donos não o devem amedrontar uma vez que é um cão dócil sobretudo com os seus donos. Tal como seria de esperar, tendo em consideração a sua história de trabalho enquanto terrier, este cão adora cavar pelo que os jardineiros devotos deverão manter as suas plantas fora do alcance destes cães. Recomenda-se disponibilizar um espaço para que este cão possa realizar todas as suas atividades prediletas.

História e Origem

Desenvolvido a partir de várias raças no século XIX, incluindo o Terrier Preto e Castanho e o Bull Terrier. O Fox Terrier de pelo liso foi criado para desalojar as raposas das suas tocas e afugentá-las para que continuassem a ser perseguidas pelos sabujos e cavaleiros. Outra atividade adicional era reduzir a população de animais roedores. Originalmente, a raça foi classificada como Fox Terrier tendo-se mais tarde desdobrado mais duas variedades – o exemplar de pelo cerdoso e o exemplar de pelo liso – a reprodução cruzada entre estas variedades foi comum nos primeiros anos, mas atualmente foi-lhes atribuído os seus próprios estalões de raça.

O Fox Terrier de pelo liso é geralmente uma raça bastante saudável. Contudo, tal como acontece em muitas raças pequenas/miniaturas, as rótulas podem sair temporariamente do sítio (luxação patelar) e podem surgir alguns problemas oftalmológicos hereditários. Para isso recomenta-se testes de rotina oculares em cães de criação.

Sendo um cão ativo, o Fox Terrier de pelo liso necessita de, no mínimo, uma hora de exercício por dia, apesar de estar disposto a aceitar mais. Não gosta da monotonia. Proporcione-lhe qualquer atividade – seja a patrulhar o jardim à procura de roedores, a escavar ou a praticar um desporto canino consigo. Gosta de perseguir esquilos, gatos e outros animais pequenos felpudos durante passeios, pelo que não lhe deve retirar a trela em áreas onde o tráfego ou outros riscos possam constituir perigo. Também gosta de jogos típicos para terrier junto do seu dono.

Os cães pequenos têm um metabolismo elevado, o que quer dizer que queimam rapidamente a sua energia. Cães com um estômago relativamente pequeno devem comer pouco e frequentemente. A ração para raças pequenas é concebida especificamente com nutrientes necessários para satisfazer o seu nível de energia, dotados de croquetes com uma forma, um tamanho e uma textura perfeitos para uma preensão fácil e uma mastigação adequada, melhorando desta forma a sua digestão.

A pelagem curta, sedosa e lisa é densa e protegia-os das condições climáticas durante o seu período de trabalho. Escove-a semanalmente e apare-a anualmente para manter o seu cão com uma aparência inteligente. No período de queda de pelo, recomenda-se escová-lo todos os dias.

Podem ser de porte pequeno, mas nunca ninguém lhes disse isso! Estes cães, dotados de uma elevada personalidade e muitas vezes barulhentos, são excelentes companheiros para quem gosta de um cão extremamente divertido, explorador, escavador, de raciocínio rápido e enérgico. Apesar do seu tamanho, necessitam de muito exercício e incentivos, como também de um espaço onde eles possam esfarrapar, rasgar, puxar e roer. A convivência com o gato de família requer um treino para esse efeito, contudo a convivência com felinos estranhos ou animais pequenos peludos nem sempre é bem-vinda.

Embora muitas raças de cão sejam consideradas tradicionalmente boas com crianças, todos e cães e crianças devem de ser ensinados a relacionar-se e respeitar-se para que possam estar juntos em segurança. De qualquer forma, cães e crianças pequenas não devem ficar sozinhos sem supervisão de um adulto.