Your Pet, Our Passion.

Elkhound Norueguês

Um cão de tipo Spitz de porte médio/grande (com uma pelagem espessa, orelhas pontiagudas e cauda enrolada sobre o dorso), o Elkhound Norueguês é um sabujo poderoso com uma constituição quadrada e corpo compacto. Os machos adultos medem 52cm e pesam cerca de 23kg, e as fêmeas 49cm e pesam 20kg. A pelagem espessa e abundante surge em tonalidades de cinza com pequenas manchas em preto.

O que necessita saber
  • Cão adequando para donos com alguma experiência
  • Necessário algum treino
  • Gosta de passeios com alguma atividade
  • Gosta de dar passeios de uma hora por dia
  • Cão médio
  • Cão que se baba muito
  • Requer tratamento do pelo diária
  • É indiferente
  • Cão muito vocal
  • Cão de guarda. Ladra e alerta para situações de perigo
  • Pode precisar de treino antes de viver com outros animais
  • Pode precisar de treino antes de viver com crianças

Personalidade

Um cão com uma personalidade amistosa e confiante, o Elkhound Norueguês é enérgico e robusto. É um cão de guarda por natureza, barulhento e requer um treino precoce para controlar o latir. Revela ser um bom cão de família, independente, mas gosta da companhia dos seus donos. Quem se preocupa muito com a sua casa deve ter em atenção os períodos de queda de pelo.

História e Origem

Uma raça antiga, arqueólogos descobriram esqueletos de um cão semelhante que remonta a 4 000-5 000 a.C., o Elkhound Norueguês é uma raça de tipo Spitz utilizada para caçar alces. Perseguia o alce, ladrava e mantinha-o num único sítio até que o caçador chegasse e disparasse. Foi exibido pela primeira vez como um cão de exposição na Noruega em 1877 e é ainda recrutado para actividade de caça na Escandinávia.

Tal como sucede em várias raças, o Elkhound Norueguês é propenso a patologias oftalmológicas hereditárias e à displasia coxofemoral e do cotovelo (patologias nas articulações que podem ser dolorosas e levar a problemas de mobilidade). Assim, recomenda-se fazer testes oculares e despiste da displasia da anca nos cães antes da reprodução.

No mínimo, é necessária uma hora de exercício por dia, apesar de o Elkhound Norueguês ter capacidade para mais – Não se esqueça de que estamos a falar de uma raça concebida para perseguir alces durante quilómetros em condições climáticas adversas! Certifique-se que o mantém fresco em dias de calor.

A dieta do seu cão exige um bom equilíbrio entre os principais grupos nutricionais, incluindo um fornecimento constante de água limpa. Verifique regularmente o seu estado físico para garantir que o seu cão está saudável e lembre-se de o alimentar, no mínimo, duas vezes por dia e em conformidade com as orientações da sua alimentação específica.

A pelagem resistente ao clima do Elkhound Norueguês consiste num subpelo espesso e lanoso e numa pelagem exterior profusa mais comprida na parte traseira das patas, no pescoço e na cauda. Aconselha-se escová-la duas ou três vezes por semana, tendo um cuidado mais frequente no período de queda de pelo.

Estes cães utilizam a sua capacidade visual em vez do faro para caçar e o seu galope tão rápido deixa os seus donos num ápice para trás! Em casa são muitas vezes as preguiças do mundo canino, mas assim que vão para o exterior ficam invariavelmente atentos a algo para perseguir e, assim que começam uma perseguição, ignoram qualquer comando dos seus donos. Gostam de passeios com trela e qualquer passeio é bem-vindo. Não gostam de conviver com felinos ou outros animais pequenos peludos que não conheçam. São pacatos, quanto a estranhos mostram-se indiferentes e, geralmente dão-se bem com outros cães. 

Embora muitas raças de cão sejam consideradas tradicionalmente boas com crianças, todos e cães e crianças devem de ser ensinados a relacionar-se e respeitar-se para que possam estar juntos em segurança. De qualquer forma, cães e crianças pequenas não devem ficar sozinhos sem supervisão de um adulto.