Your Pet, Our Passion.

Braco Italiano

O Braco Italiano é um cão de porte grande, forte, musculoso e ativo com uma pelagem curta e fina. Tem uma cabeça visivelmente marcada, orelhas compridas e barbela bem desenvolvida. Estes cães podem ser laranjas e brancos, laranja ruão, castanhos e brancos ou castanhos ruão. Os machos adultos medem entre 58-67cm e a medida ideal das  fêmeas oscila entre 55-62cm. O peso varia entre os 25-40kg em proporção à altura do cão.

O que necessita saber
  • Cão adequando para donos com alguma experiência
  • Necessário algum treino
  • Gosta de passeios exigentes onde gaste muita energia
  • Gosta de dar passeios de mais de duas horas por dia
  • Cão grande
  • Cão que se baba pouco
  • Requer tratamento do pelo uma vez por semana
  • É indiferente
  • Cão pouco vocal
  • Cão de guarda. Ladra e alerta para situações de perigo
  • Pode precisar de treino antes de viver com outros animais
  • Cão perfeito para famílias

Personalidade

São inteligentes, leais e amorosos, capazes de se darem bem com crianças e outros cães. Uma raça ideal para um estilo de vida ativo mais campestre e adaptam-se facilmente à vida em família ou à vida de trabalhador. São cães  ávidos para aprender e para agradar, porém, não se esqueça que este cão é sensível à forma como são tratados, por isso recomenda-se um treino específico para esta raça. Esta raça não se adequa a donos inexperientes.

História e Origem

De origem italiana antiga e vista em pinturas e obras escritas dos séculos IV e V a.C. Presume-se que surgiu através do cruzamento de um cão de tipo mastim com um cão de caça egípcio. No século XVIII, os caçadores italianos desenvolveram a raça Braco Italiano para caçar, rastrear e exercer atividades de apontador. Estes cães eram utilizados para conduzir a caça até às redes dos caçadores antes de as armas serem inventadas. Os primeiros cães chegaram ao Reino Unido no final da década de 1980 e atualmente é uma raça considerada rara.

Tal como sucede em várias raças, o Braco Italiano é propenso a patologias oftalmológicas hereditárias, e à displasia coxofemoral e do cotovelo (patologias nas articulações que podem ser dolorosas e levar a problemas de mobilidade). Recomenda-se fazer testes oculares e despiste da displasia da anca nos cães antes da reprodução.

O Braco Italiano é, no fundo, um cão de campo que adora longos passeios e corridas no campo. Adoram nadar e jogos de cobro de objetos e podem ser turbulentos se não fizerem exercício suficiente! Recomenda-se mais de duas horas de exercício diário para os adultos.

As raças caninas de porte grande, para além de terem muito apetite, carecem de um equilíbrio nutricional incluindo minerais e vitaminas, quando comparado com raças de cães mais pequenas. Os Bracos Italianos são suscetíveis a terem problemas de estômago e sensação de gás abdominal; refeições mais pequenas e mais frequentes podem ajudar a minimizar este risco.

A pelagem do Braco Italiano é sedosa, curta e, portanto, de baixa manutenção. Qualquer pelo morto ou solto pode ser retirado com uma luva adequada para o efeito: Repita este procedimento quase todas as semanas.

Algumas das raças mais atraentes e populares advêm deste grupo, uma vez que a sua natureza descontraída, brincalhona e altamente social fazem dele um cão de família ideal. Através de um treino acompanhado de uma recompensa alimentar depressa desfrutarão da companhia de todos os membros da família, inclusivamente do gato. Os cães de caça foram criados para trabalhar o dia inteiro e sob qualquer condição climatérica, daí necessitarem de uma família ativa e resistente que lhes dê os incentivos físicos e mentais que necessitam.

Embora muitas raças de cão sejam consideradas tradicionalmente boas com crianças, todos e cães e crianças devem de ser ensinados a relacionar-se e respeitar-se para que possam estar juntos em segurança. De qualquer forma, cães e crianças pequenas não devem ficar sozinhos sem supervisão de um adulto.