Your Pet, Our Passion.

Beagle

Estes cães resistentes e ousados têm expressões dóceis e são compactos e atléticos. Têm pelagem curta, densa e resistente às condições climatéricas, e podem surgir em várias cores e padrões.

O que necessita saber
  • Cão adequando para donos com alguma experiência
  • Necessário muito treino
  • Gosta de passeios com alguma atividade
  • Gosta de dar passeios de uma a duas horas por dia
  • Cão médio
  • Cão que se baba pouco
  • Requer tratamento do pelo uma vez por semana
  • É indiferente
  • Cão muito vocal
  • Não é um cão de guarda
  • Pode precisar de treino antes de viver com outros animais
  • Cão perfeito para famílias

Personalidade

Os Beagles são dóceis e, uma vez que foram criados para atuarem em matilhas, são sociáveis com a maioria dos animais. Gostam de crianças e mostram tolerância com gatos, no entanto requere desde pequeno uma certa convivência com felinos para desenvolverem uma boa relação com eles. O Beagle é um bom cão de guarda e gosta de latir. Contudo, se vir um intruso em casa decide brincar com ele!

História e Origem

Em meados do século XVI, os sabujos começaram a ser classificados em conformidade com o seu propósito, ou seja, lebréis, rastreadores, etc. A este sabujo de porte pequeno, criado para caçar coelhos e lebres, foi-lhe atribuído o nome de "Begles", um termo francês que significa "boca aberta". É uma referência à tendência do animal para uivar, ou seja, latir em matilha. A versão anglicizada é, obviamente, "Beagle". A raça tem como antepassados o Foxhound, o Harrier e um cão sabujo farejador "Bloodhound" pequeno conhecido como "Kerry Beagle".

Os Beagles são geralmente uma raça saudável e robusta. Porém, tal como sucede em várias raças, podem sofrer de displasia coxofemoral (uma patologia que leva a problemas de mobilidade). Assim, recomenda-se o despiste da displasia da anca nos cães antes da reprodução. Esta raça é propensa à epilepsia e a um tipo de meningite (Síndrome da dor do Beagle).

Os Beagles necessitam de muito exercício – cerca de duas horas ou mais por dia. Devido ao seu forte instinto de caça deve passeá-lo sempre com trela até ele estar muito bem treinado e responder seguramente ao comando, a menos que esteja numa área fechada. O seu melhor talento é farejar, por isso dê-lhe oportunidade de exercitar o seu poderoso faro. Provas/exercícios campestres são também populares com alguns donos desta raça.

Os cães pequenos têm um metabolismo elevado, o que quer dizer que queimam rapidamente a sua energia. Cães com um estômago relativamente pequeno devem comer pouco e frequentemente. A ração para raças pequenas é concebida especificamente com nutrientes necessários para satisfazer o seu nível de energia, dotados de croquetes com uma forma, um tamanho e uma textura perfeitos para uma preensão fácil e uma mastigação adequada, melhorando desta forma a sua digestão.

Esta raça é de fácil manutenção. A sua pelagem necessita apenas de ser escovada uma vez por semana para remover quaisquer pelos mortos ou soltos. Os Beagles gostam de se esfregar em excrementos e carniça ou outros elementos mal cheirosos. Felizmente o banho é um processo higiénico fácil. Deve-se verificar os ouvidos regulamente para garantir que estão limpos e livres de infeções.

As atividades prediletas destes cães rastreadores é farejar e rastrear algo de seu interesse. Estes cães foram criados para percorrerem longas distâncias e por isso carecem de exercício intenso. O treino de resposta ao comando falha em episódios de rastreio interessantes para o cão. Alguns consideram o treino canino tradicional um exercício inútil, contudo, ao adicionar jogos onde ele possa exercitar o seu poderoso faro e desafios à sua rotina diária, poderá ter um companheiro muito divertido e encantador.

Embora muitas raças de cão sejam consideradas tradicionalmente boas com crianças, todos e cães e crianças devem de ser ensinados a relacionar-se e respeitar-se para que possam estar juntos em segurança. De qualquer forma, cães e crianças pequenas não devem ficar sozinhos sem supervisão de um adulto.