Your Pet, Our Passion.

Basset Fulvo da Bretanha

Este cão de porte médio com uma pelagem áspera tem a forma típica dos basset, apesar de, morfologicamente, as patas serem mais longas do que as do Basset Hound, medindo entre 32-38cm e pesando cerca de 16-18kg em adulto. A pelagem pode surgir em fulvo, trigo dourado e trigo vermelho. Alguns podem ter uma mancha branca no peito.

O que necessita saber
  • Cão adequando para donos com alguma experiência
  • Necessário muito treino
  • Gosta de passeios com alguma atividade
  • Gosta de dar passeios de uma a duas horas por dia
  • Cão médio
  • Cão que se baba pouco
  • Requer tratamento do pelo uma vez por semana
  • É indiferente
  • Cão conversador e vocal
  • Não é um cão de guarda
  • Pode precisar de treino antes de viver com outros animais
  • Cão perfeito para famílias

Personalidade

São cães pequenos, alegres, inteligentes, amigáveis, corajosos e muito ativos. A raça Basset Fulvo da Bretanha dá-se bem com crianças e outros animais de estimação. Não são bem cães de guarda, mas anunciam a presença de estranhos. Ficam tristes se estiverem fechados por muito tempo. GOstam de estar sempre ocupados e estar presentes em todos os assuntos familiares.

História e Origem

O Basset Fulvo da Bretanha é a raça mais pequena dos dois sabujos oriundos da Bretanha, em França, no século XIX. Foram fruto do cruzamento da versão maior, o Griffon Fulvo da Bretanha e os Bassets da Bretanha, sendo utilizados originalmente para caçarem tudo, desde coelhos a javalis selvagens. As versões iniciais da raça provavelmente assemelhavam-se mais a terriers do que hoje em dia. Para além de serem populares na sua terra natal, estes cães também mostram popularidade na Grã-Bretanha e já estão registados no Clube de Canicultura desde 1991.

É uma raça robusta sem problemas específicos relacionados com a raça na medida dos atuais estudos.

Face ao seu tamanho, o Basset Fulvo da Bretanha necessita de uma quantidade de exercício razoável – cerca de duas horas ou mais. Estes cães ágeis adoram brincar e têm uma paixão pela caça, daí ser necessário especial atenção em passeios sem trela. Requer treinos de resposta ao comando em cachorro ou então só responde ao comando do dono quando lhe convier!

A dieta do seu cão exige um bom equilíbrio entre os principais grupos nutricionais, incluindo um fornecimento constante de água limpa. Verifique regularmente o seu estado físico para garantir que o seu cão está saudável e lembre-se de o alimentar, no mínimo, duas vezes por dia e em conformidade com as orientações da sua alimentação específica.

A pelagem áspera e densa dos cães Basset Fulvo da Bretanha deve apenas ser escovada uma vez por semana e cortada manualmente duas vezes por ano. Não se recomenda aparar o pelo do cão, no entanto todo o excesso de pelo existente à volta das passagens auditivas deve ser removido.

As atividades prediletas destes cães rastreadores é farejar e rastrear algo de seu interesse. Estes cães foram criados para percorrerem longas distâncias e por isso carecem de exercício intenso. O treino de resposta ao comando falha em episódios de rastreio interessantes para o cão. Alguns consideram o treino canino tradicional um exercício inútil, contudo, ao adicionar jogos onde ele possa exercitar o seu poderoso faro e desafios à sua rotina diária, poderá ter um companheiro muito divertido e encantador.

Embora muitas raças de cão sejam consideradas tradicionalmente boas com crianças, todos e cães e crianças devem de ser ensinados a relacionar-se e respeitar-se para que possam estar juntos em segurança. De qualquer forma, cães e crianças pequenas não devem ficar sozinhos sem supervisão de um adulto.