A nossa história

History

Acreditamos que, quando as pessoas e os animais estão juntos, a vida fica mais rica. É um sentimento que tem estado presente no nosso negócio ao longo do tempo e tornado mesmo real através da marca PURINA, que William H. Danforth criou em 1904. Esta crença está agora colocada no centro de tudo aquilo que fazemos e dos produtos que comercializamos em todo o mundo.

A marca PURINA® que conhecemos hoje na Europa surge da combinação de três negócios de cuidados com animais estabelecidos: PURINA, Spillers e Friskies. Cada um tem a sua própria herança e desempenhou um papel vital em estabelecer PURINA como um líder mundial em nutrição para animais de companhia. Quer saber mais? Utilize os separadores abaixo para descobrir a história única de cada marca.

1829

Joel Spiller estabeleceu-se como um Agente e Revendedor de Milho em Bridgewater, Somerset (Reino Unido).

1840

Com uma pequena ajuda do seu parceiro de negócio Samuel Brown, Spillers constrói o segundo maior moinho movido a vapor do Reino Unido.

1856

Spiller and Co. entra numa nova área de negócios – uma padaria em Cardiff. Os seus primeiros biscoitos para cão foram produzidos aqui, pouco tempo depois.

1887

Spiller and Co. torna-se uma empresa pública.

1890

Spiller and Co. funde-se com a empresa William Baker and Sons (de Bristol) e torna-se Spillers and Bakers Limited.

1894

Com George Robinson e William Andrews, William H. Danforth fundou a Robinson-Danforth Commission Company. Juntos estabeleceram o negócio de produção de alimentos para animais de quinta, mudando o nome para Ralston Purina em 1902.

1907

Spillers and Bakers Limited lança SHAPES – um biscoito colorido para cão. 100 anos mais tarde, SHAPES encontra-se ainda disponível nas lojas!

1914

A 28 de Julho é declarada a 1ª Guerra Mundial. Nesta altura, Spillers produz 18 variedades diferentes de biscoitos para cão em fábricas localizadas em Cardiff, Bristol, Londres, Newcastle e Birkenhead.

1920

É criado o primeiro centro de investigação para nutrição canina do mundo em Seattle, EUA pela Carnation Corporation – a empresa proprietária de Friskies.

1923

Quase 100 anos após a sua fundação, Spillers continua a expandir-se de forma dramática, adquirindo sete empresas subsidiárias até 1923.

1926

PURINA estabelece o primeiro centro de nutrição e cuidados para animais de companhia na Quinta PURINA, perto de Gray Summit no Missouri (Estados Unidos da América). Aqui, os especialistas PURINA formulavam e testavam os seus alimentos para animais de companhia para garantir que eram tanto apelativos em sabor como altamente nutritivos. Hoje, este centro evoluiu para o Centro de PetCare da Nestlé PURINA do Noroeste do Missouri. Spillers é oficialmente aprovada para a realeza, ao receber a Garantia Real para alimentos para cão.

1927

WINALOT® é lançado como um alimento especialista para galgos – nutrir para ganhar (em inglês: “win a lot”) muitas corridas! Na mesma altura, a empresa decide unir e consolidar as suas submarcas e relança-se com um novo nome: Spillers Limites.

Década de 1930

O mercado de alimentos para pets e de ração animal dispara, com as marcas da Spillers WINALOT, SHAPES e SAVAL a tornarem-se marcas líderes no Reino Unido.

1939-1945

Com a Guerra chega o racionamento – e um fornecimento severamente restritivo de farinha para os biscoitos para cão. A utilização de folha de estanho é também proibida em alimentos enlatados para animais de companhia.

1948

Friskies traz novidades ao mercado de alimentos para animais de companhia… a sua primeira gama de alimentos húmidos enlatados para cão.

Década de 1950

Seguindo o sucesso do seu alimento húmido enlatado para cão, Friskies partilha o seu amor pelos seus amigos felinos e lança a sua primeira gama de alimento enlatado para gato.

1953

São finalmente levantadas as restrições na farinha e outros cereais, conduzindo a um novo surgimento dos mercados de panificação e de alimentos para animais de companhia – e uma intensa concorrência.

1956

PURINA celebra outra iniciativa pioneira a nível mundial, quando Dog Chow® se torna o primeiro alimento para animais de companhia produzido recorrendo à tecnologia de extrusão. Esta mesma tecnologia é ainda utilizada para produzir as fórmulas distintivas, conhecidas até hoje como “croquetes”.

1958

As caudas estão a abanar em todo o país, quando a Spillers lança o seu primeiro alimento para cão enlatado à base de carne – WAGALOT.

1960

Spillers adquire Patent Limited e, com ela, a sua marca líder BONIO® – o biscoito para cão original em forma de osso. Novas marcas como a PRIME e a PRIZE rapidamente se seguem à popular marca de alimentos para gato, TOP CAT, para serem distribuídas em todo o país.

1963

PURINA responde às necessidades de uma população crescente de gatos que vivem no interior da América, lançando uma nova gama - Cat Chow®.

1964

Com a aquisição da Scottish Animal Products Ltd, a Spillers triplica a produção de alimentos enlatados para animais de companhia graças a duas novas fábricas de enlatados em Barrhead, Scotland e Malone, na Irlanda do Norte. Esta aquisição também adicionou duas marcas líderes ao seu portefólio – ARTHURS (originalmente KATTOMEAT) e KENNOMEAT.

1969

É um ano atarefado para a Spillers. Não só cria o Centro Nutricional e Unidade de Pet Care Spillers, como também compra a Wright & Company Ltd, adquirindo a marca de biscoitos ALL-IN-ONE.

1972

São adicionadas mais duas marcas líderes de alimentos para animais de companhia ao portfólio Spillers – desta vez, STAMINA para cães e PAWS para gatos. Ambas são adquiridas pela aquisição da Stamina Foods, uma submarca da Rank Hovis McDougall Ltd.

1973

Reconhecendo que os cães de raças pequenas exigem uma nutrição especial, Friskies lança a marca MIGHTY DOGS® – uma gama especialmente formulada para cães mais “compactos”.

1975

Sempre um passo à frente da concorrência, Friskies lança GO-CAT® a primeira comida para gato 100% completa e equilibrada do mundo.

1979

Spillers muda a sua sede para New Malden, Surrey, onde se mantêm atualmente os escritórios da Nestlé PURINA UK.

1980

O Grupo Spiller é comprador pelo Grupo Dalgety por 72,5 milhões de Libras Esterlinas.

1985

Nestlé S.A. compra a Carnation Corporation, incluindo Friskies Pet Food. Juntos decidiram manter o nome Friskies e tornaram-se Friskies Europe.

1986

Ralston vende o negócio de alimentação animal PURINA Mills para que a empresa se consiga focalizar apenas em alimentos para cães e gatos.

1987

PURINA lança o seu estudo pioneiro de 14 anos, que cientificamente prova que alimentar os cães para a sua condição corporal ideal pode ajudá-los a manter-se saudáveis durante mais tempo. No mesmo ano, PURINA estabelece “Pets for People” – um recurso dedicado para ajudar a encontrar novas famílias para animais que se encontram em instituições. Hoje, o “Pets for People” está envolvido com cerca de 6.000 organizações de apoio aos animais nos Estados Unidos da América. O programa “Pets for Senior” foi implementado pouco tempo depois, ajudando a reduzir o custo de adoção de animais de companhia para os cidadãos americanos em mais de 150 instituições.

1990

Um ano novo, uma excitante nova aquisição para a Friskies Europe. Desta vez, é a ALPO® Pet Foods (EUA), a marca cujo responsável, Lorne Greene, tem tanta confiança no que produz, que é ele próprio a provar os alimentos!

1993

Paragon Petcare, com fábricas em França, Alemanha e Holanda é adquirido por BP Nutrition Ltd, adicionando a marca BETA ao portfólio da empresa no Reino Unido e as marcas DOKO e DOKAT na Europa.

1995

O Grupo Dalgety adquire o negócio Europeu de alimentos para animais de companhia da Quakers, incluindo a marca líder de alimentos para gato FELIX.

1998

Quase 170 anos após o seu início, Spillers Pet Foods junta-se à Nestlé S.A. para se tornar numa das maiores empresas do mundo de pet care.

1999

A Nestlé cria o primeiro e único Centro de Referência Familiar de ADN Canino para ajudar cientistas de topo a fazer progressos no seu trabalho sobre genética canina.

2001

A 12 de Dezembro, a Nestlé adquire a Ralston Purina e torna-se Nestlé PURINA Pet Care, um movimento que ajudou a aumentar a disponibilidade dos produtos PURINA em todo o globo – para alegria de pets e donos!

2010

Após anos de planeamento, o Centro de Eventos PURINA é revelado. Desenvolvido para acolher até os maiores eventos de gatos e cão, o espaço interior de exibição possui um piso especial, mais de 150 estações de grooming e espaços dedicados para banhos de cão.