Manter o seu cão spitz feliz

Os cães spitz podem ter muitas formas e tamanhos, mas podem igualmente caracterizar-se por terem um pelo fofinho, uma natureza confiante e um amor por receber muitos abracinhos.
Spitz headshot
Spitz headshot
Spitz headshot

O termo 'spitz' não representa verdadeiramente uma raça específica, referindo-se antes a um 'tipo' particular de cão. Os tipos-spitz são animais confiantes, vocais quando estão ativos e geralmente têm orelhas curtas e eretas, uma cauda espessa que muitas vezes se enrola nas suas costas, e um espesso e fofo pelo de camada dupla.

Os cães spitz podem ter tamanhos diferentes, desde os pequenos cães de companhia até a muito maiores cães de trabalho. Alguns dos mais populares tipos-spitz são:

  • Akita Inu
  • Lulu da Pomerânia
  • Husky siberiano
  • Chow-chow
  • Spitz alemão
Brown Spitz

Comportamento típico da raça Spitz

As raças Spitz adoram correr, mesmo em climas frios e húmidos, ainda que graças ao seu pelo fofinho muitos dos cães dessa raça estejam menos disponíveis para tomar banho e nadar. Os cães desta raça são normalmente um tipo confiante de cão, que gosta de conhecer novas pessoas e outros animais, ainda que os cães de maior dimensão possam ser ligeiramente mais distantes. Sendo cheios de energia, as raças Spitz constituem um divertido e adorável pet de família.

Exercício e brincadeira.

Two dogs running in field

Os Spitz são cães enérgicos e precisam de muita atividade física, embora isso vá variar consoante o seu tamanho e raça específica. As raças Spitz mais pequenas, que são mais adequadas a fazer companhia, não têm os instintos de trabalho tão fortes como as suas equivalentes de maior dimensão e, portanto, se tiver um cão do tipo Toy-Spitz, tal como o Lulu da Pomerânia ou o Spitz Alemão, recomendamos-lhe que leia o.nosso guia para cães toy

Graças ao seu pelo grosso, os cães Spitz adoram o clima de inverno, pelo que o frio não irá impedi-los de fazer uma longa caminhada (ainda que as raças maiores não gostem de estar na água). Se eles se molharem, geralmente irão esfregar-se contra qualquer coisa, desde a relva até aos tapetes, na tentativa de ficarem secos. Este comportamento pode ter origem na sua linhagem do Ártico, altura em que estar molhado podia implicar hipotermia e esta era uma ameaça muito real, embora poucos Spitz da atualidade tenham esta herança.

É também importante que os cães Spitz não sejam expostos a temperaturas muito quentes, ainda assim. É fácil para eles sobreaquecer num dia quente e, portanto, no verão deve exercitá-los apenas em manhãs frias e finais de tarde. Um bom bocado de sombra no jardim ou azulejos de cozinha frescos proporcionam um local de sono apreciado no calor do dia.

Como as raças Spitz podem ser bastante vocais (e as raças Spitz maiores costumam uivar em vez de latir), pode ser útil ensinar-lhes a técnica de ‘falar e calar’. É aqui que os treina para ‘falarem’ sob comando, recompensando-os depois de ladrarem e, em seguida, para ‘calarem’, recompensando-os pelo seu silêncio. Para obter mais orientação sobre como treinar o seu cão, veja a nossa página sobre os comandos básicos dos cães.

Small fluffy dog on lead

Os cães do tipo Spitz adoram a companhia da sua família e, como tal, podem tornar-se bastante mauzinhos se ficarem entediados ou se se sentirem sós. As raças de cão Spitz, como o Spitz alemão, são especialmente chegadas aos humanos e precisam de incentivo para brincar de forma independente. Tente atirar uma bola ou um brinquedo que deixe cair guloseimas para longe para que o seu cão o persiga e se lance a si, e ao fim de várias sessões de brincadeira, aumente a distância entre si e o seu cão, de forma a que possa sair da sala por alguns minutos (e depois retorne). Isso ajudará a aumentar a sua confiança e a sua capacidade para brincar de forma independente.

As maiores raças de Spitz também adoram a companhia humana, mas preferem divertir-se ao longo de curtos períodos. Tente esconder-lhes brinquedos que deixem cair guloseimas pelo jardim para que estes cães possam procurar e entreter-se com esses brinquedos.

As raças Spitz também adoram escavar, pelo que pode considerar instalar uma piscina de bolas para ajudar a distrair o seu cão das petúnias ou dos canteiros. É também importante certificar-se de que todas as cercas que tem estão profundamente afundadas no chão, para impedir que o seu cão Spitz escave e passe por baixo.

As raças Spitz são conhecidas pelas suas habilidades de escalada (deve por isso ter cercas altas), e adoram relaxar em ‘lugares de vigilância’, em zonas altas, onde possam controlar o seu território. Poderá construir uma plataforma sólida para o seu Spitz (longe das cercas!), onde ele possa chefiar o seu reino canino, como gosta.

As raças de spitz mais pequenas não precisam do mesmo nível de exercício das raças maiores, mas ainda assim adoram manter-se ativas ao brincarem com brinquedos, perseguirem bolas e terem uma boa corda para se entreterem. Eles também gostam de aprender truques, ficando deliciados com o prazer que isso lhes proporciona – tempo de qualidade e um grande abracinho de alguém que amam são geralmente muito mais apreciados do que uma simples recompensa alimentar.

As maiores raças de spitz precisam de muito exercício e devem ter a permissão para correr livre e regularmente, ainda que deva ter em mente que os seus instintos de caça são bastante fortes, muitas vezes. Não é raro colocarem a vista em cima de um esquilo ou gato e percorrerem distâncias muito longas, por vezes sem terem a consciência das estradas e de outros potenciais perigos. É importante por isso que treine o chamamento do seu cão logo desde o início da sua vida.

Small Spitz looking up
Woman hugging dog

As raças de cão Spitz pretendem partilhar consigo todos os aspetos da sua vida e adoram ser transportados e abraçados. Dormir no seu colo ou ser escovado é a ideia de paraíso para estes cães! Se não estiver por perto, estes cães irão aconchegar-se alegremente a outros amigos peludos, como outro cão, gato ou mesmo um muito adorado brinquedo fofinho.

Os cães das maiores raças Spitz podem parecer estranhos às vezes, mas geralmente isso só acontece com as pessoas que não conhecem. Eles também precisam de muito contacto humano e adoram ser acariciados e escovados, embora deva estar ciente de que irão deixar cair pelo – de uma forma bastante considerável! – duas vezes por ano. Escovar este tipo de cães duas vezes por dia durante este período ajudará a limitar a quantidade de pelo que irá encontrar pela casa.

Relativamente aos outros animais de companhia, todas as raças Spitz conseguem desenvolver relações estreitas com o gato de família ou outro cão, mas os cães de maior porte dessas raças têm geralmente fortes instintos de caça e, como tal, é necessário tempo e cuidado quando decide apresentar-lhes um novo gato. O seu Spitz de maior porte irá provavelmente considerar que não tem problema nenhum ‘brincar’ com gatos desconhecidos, pássaros e pequenos animais peludos quando estiver a passear, pelo que é aconselhável mantê-lo com trela em áreas públicas.

Enquanto as maiores raças Spitz estão geralmente felizes na sua própria companhia, os cães toy Spitz podem tornar-se demasiado dependentes de si, especialmente se passarem muito tempo na sua companhia, pelo que é importante transmitir-lhes confiança em si mesmos desde o início do seu processo de crescimento, de modo a evitar potenciais problemas relacionados com a separação.

Habitue o seu cão a pequenos períodos de solidão desde a idade mais baixa possível, separando-se dele e indo para outra sala de vez em quando e dando-lhe um brinquedo para se poder ocupar, mesmo quando está em casa.

Quando o seu cão tiver de ficar sozinho, coloque uma camisola antiga ou uma t-shirt conjuntamente com os seus lençóis para que ele se sinta mais confortável. Essas roupas devem ter o seu cheiro, portanto qualquer peça que retire do cesto da roupa, que já tenha usado, é o ideal. Poderá também instalar um difusor de feromonas perto da cama do seu cão para lhe oferecer um conforto adicional, disponível no seu veterinário ou em algumas lojas de animais.

Exercite sempre o seu cão antes de ter de o deixar sozinho em casa, para que ele tenha tido a oportunidade de se aliviar e esteja pronto para relaxar.

Green hand and paw icon

A maioria dos cães Spitz adoram a sua alimentação e gostam de caçá-la e merecê-la, mas alguns tipos Spitz de menor porte podem ser exigentes em relação à sua alimentação. Apesar de ser muito tentador satisfazer os desejos do seu cão, resista ao ímpeto de substituir a alimentação que o seu cão não comeu por outro tipo de alimentação ao primeiro sinal de indiferença, pois caso contrário o seu cão irá rapidamente perceber que rejeitar a comida é significado de uma maior quantidade de saborosas guloseimas!

Torne as refeições mais excitantes, criando diferentes formas de entregar a comida ao seu cão; dar-lhe simplesmente a sua alimentação diárias numa tigela de manhã e à noite não é muito emocionante para ele – particularmente para as maiores raças Spitz, que foram criadas para trabalhar em busca das suas refeições. Tente espalhar um quarto da alimentação diária do seu cão no exterior para que ele a possa descobrir e coloque outro quarto em brinquedos que o seu cão tenha de empurrar e movimentar para reclamar a sua recompensa. Um punhado de guloseimas pode ser usado para recompensas de treino ao longo do dia, e o montante restante pode ser dividido em duas refeições, a da manhã e a da noite, para que o seu cão ainda o reconheça como um fornecedor de alimentos paterno.

Se alimenta o seu Spitz com alimentação húmida, use snacks mais apropriados a esse tipo de alimentação como forme de recompensa pelo seu treino, mas tenha cuidado ao incluir esses snacks, tendo em conta as necessidades diárias do seu cão. Alimente o seu cão com pelo menos duas refeições por dia, mas divida-as em porções separadas e esconda-as em vários locais, para que o seu cão as tenha ativamente de encontrar.

Enquanto seguir as diretrizes de alimentação diária do seu cão (que podem ser encontradas na embalagem do seu alimento respetivo) e monitorizar o peso do seu cão, não se preocupe se a quantidade que lhe colocar na tigela lhe parecer pequena. A partir do momento em que dê ao seu cão Spitz a quantidade de alimentação diária que ele necessita e lhe esteja a dar uma dieta completa, ele terá todos os nutrientes que precisa para estar feliz e saudável.

Orange food bowl icon