Cuidar dos Scent Hounds

Os Scent Hounds (Cães de Rasto), adoram, como o seu nome sugere, seguir o rasto, mesmo que as distâncias sejam longas. Eles adoram procurar por coisas como parte do seu tempo de brincadeira, e com a sua impressionante força eles são a companhia perfeita para caminhadas longas.
Dog playing
Dog playing
Dog playing

Exemplos de algumas raças típicas de Cães de Rasto incluem:

  • Cão de Santo Humberto
  • Beagle
  • Grande Basset Griffon da Vendeia
  • Basset Fulvo da Bretanha
  • Cães de Rasto de Hamilton

O seu cão será de raça de Cão de Rasto se:

Tiver uma grande vontade de ir para o ar livre e pôr o seu nariz no solo para seguir rastos de cheiro. As raças de Cães de Rasto também têm interesse em procurar objetos escondidos pela casa e pelo jardim, no final do rasto de cheiro, o que significa muita diversão e brincadeira para ambos. Estes cães gostam de transportar brinquedos macios, mas poderão não responder de forma particularmente rápida ao treino nem sequer manifestar qualquer interesse! As suas orelhas normalmente estão suspensas e o seu pelo pode ser liso ou macio.

Exercício e brincadeira

As raças de Cães de Rasto adoram o ar livre e normalmente têm muita resistência, tendo sido criados para perseguir longos rastos de cheiros. Ao contrário de Sighthounds, que são corredores de curta distância e de alta velocidade, o Scent Hounds pode ser comparado aos corredores de maratona - eles estão felizes de trotar ou correr continuamente por horas a fio, de modo que adoráveis longas caminhadas são uma obrigação para essas raças .

Dog playing

Brincadeira independente

Dog Playing

As raças de Cães de Rasto são naturalmente independentes e estão normalmente mais do que felizes quando se estão a divertir. Grandes jogos incluem ‘caçar o brinquedo’, no qual pode esconder alguns brinquedos, seguros, que contêm snacks, à volta do jardim e no final de rastos com cheiro, para que o seu cão os encontre. O seu cão irá adorar exercitar os seus instintos naturais com jogos como esses, e esses jogos também são muito divertidos de assistir!

Bons jogos para o Beagle, para o Bloodhound ou outros jogos amigáveis dos Cães de Rastos incluem criar rastos de cheiro para eles perseguirem, permitindo-lhes exercer os seus instintos enquanto jogam. Poderá facilmente criar um rasto de cheiro para o seu Cães de Rasto no jardim, arrastando algo com um cheiro forte e distintivo – como um pedaço de carne preso a um cordel – ao longo do solo e fora da sua visão, ou usando um spray de ‘vida selvagem’ produzido exatamente para cães de caça, de modo a encorajar o seu cão a seguir o seu rasto.

De forma a desafiar o seu inteligente Cão de Rasto, porque não tornar o jogo ainda mais difícil? Criar precursos cada vez mais difíceis para o seu companheiro canino seguir, e torná-los mais longos, com mais curvas e menos cheiros desagradáveis pelo caminho. À medida que o seu cão progride, vá reduzindo a quantidade de comida que coloca no chão para aumentar a dificuldade e tornar a vitória do seu cão ainda mais satisfatória!

O seu cão vai adorar quando esconder snacks em pequenas caixas de cereais e sacos de papel para que ele possa rasgar; é uma alternativa mais barata do que comprar brinquedos-snack e o seu cão irá sentir-se seguramente bem preenchido depois de conseguir extrair a comida de dentro dessas divertidas e desafiantes opções.

Brincar com o seu Cão de Rasto

'Esconde para procurar’ é um dos muito bons jogos para as raças de Cães de Rasto que pode fazer! Ajudará também a desenvolver o treino de chamada do seu cão, especialmente porque a sua reação à chamada pode rapidamente ficar prejudicada em caminhadas cheias de cheiros interessantes que não tinha planeado!

Brincar com o seu cão em locais menos estimulantes e recompensá-lo por o encontrar a si durante os jogos de 'Esconde para procurar’ pode ajudar o seu cão a ficar mais focado em si. Quanto melhor for o treino da chamada do seu cão, mais facilmente poderá deixá-lo sem trela para poder perseguir os cheiros sem o risco de poder desaparecer, inconsciente do seu chamamento. O seu cão não se porta mal, mas, às vezes, os instintos naturais e a tentação de seguir esses instintos tornam-se demasiado difíceis de ignorar!

Existem outros jogos em que o seu Cães de Rasto pode participar, que também requerem as suas capacidades de seguir rastos. Seguindo um rasto de cheiro – ou o tracking do Cães de Rasto – adquiriu o direito a ser considerado um desporto nalguns países, incluindo os EUA. No Reino Unido, o tracking é uma das atividades testadas em working trials – um desporto canino que é o equivalente ao trabalho de cão-polícia mas de um dono de um pet. Durante os trials, os cães são avaliados pela sua agilidade, obediência, capacidade de detetar e perseguir cheiros. Se estiver interessado, os clubes de raça devem conseguir apontar-lhe a direção da sua aula mais próxima.

As raças de Cães de Rasto adoram também um jogo de ‘busca’, que é uma boa maneira de ajudar a reforçar o chamamento. Atire um brinquedo para cima de relva comprida e, quando o seu cão o encontrar, chame-o para junto de si e dê-lhe depois muitas festinhas, bem como um snack.

Se quiser correr conjuntamente com o seu cão, dada a sua necessidade de longos períodos de exercício, saiba que os Cães de Rasto constituem bons companheiros de jogging. Eles correrão ao seu lado ao longo de quilómetros. No entanto, certifique-se sempre que têm oportunidades para descansar e beber água quando necessário – afinal de contas, não é tão fácil para eles dizer-lhe simplesmente!

Ligação emocional

Como a maioria dos cães de caça, que originalmente foram criados para caçar em matilhas, o seu Cão de Rasto será normalmente sociável com outros cães amigáveis e, principalmente, desfrutará de companhia canina. Se tiver dois ou mais Cães de Rasto em casa, é provável que eles brinquem uns com os outros e sejam menos dependentes de si para se entreterem. A desvantagem é que haverá mais barulho quando eles estiverem a brincar juntos, já que as raças de Cães de Rasto gostam de ladrar, e um dos cães a ladrar pode rapidamente desencadear um coro! O treino também será mais demorado e, por isso, é importante treinar cada um dos seus amigos caninos individualmente, de forma a estabelecer com eles um laço forte.

O vínculo que se estabelece entre si e o seu Cão de Rasto pode ser fortalecido de várias maneiras: brincadeira, treino e exercício, todas essas atividades são ótimas para a saúde física e emocional do seu cão, mas ele adorará também apenas passar o tempo consigo. Se o seu cão Cães de Rasto tiver sido exercitado de forma adequada – mental e fisicamente –, ele irá desfrutar ao dormir aos seus pés à noite enquanto lê ou assiste TV.

O seu cão também irá gostar de ser acariciado e escovado em todos os lados. A escovagem diária assegurará também que todos os detritos apanhados ao longo da vegetação rasteira presentes no seu pelo serão recolhidos, e que qualquer problema de saúde relacionado com o seu pelo ou a sua pele podem ser detetados e tratados desde uma fase inicial. Além disso, as carícias e a escovagem feitas ao seu cão serão relaxantes e irão fortalecer o seu laço consigo.

Treino

Embora sejam sociáveis, e sejam originalmente cães de matilha, os Cães de Rasto são bastante independentes e tornam-se normalmente bastante apegados aos seus donos. Se forem deixados sozinhos por muito tempo, os Cães de Rasto podem ficar aborrecidos, tornar-se destrutivos ou começar a uivar para chamar à atenção. Se forem treinados para aceitar pequenos períodos de solidão desde uma idade jovem, os Cães de Rasto devem conseguir adormecer bastante felizes longe de si durante um par de horas, numa sala segura e silenciosa. Exercite-os antes de sair para que eles já tenham tido a possibilidade de ir à casa-de-banho e estejam prontos para relaxar, e esconda um brinquedo, seguro, que contenha um snack para mastigar, de modo a que eles o encontrem na sua ausência.

Sendo naturalmente um tipo de cão que vocaliza, tem sentido treiná-lo para uivar e ladrar a pedido, bem como encorajá-lo a fazê-lo em certos momentos – não na altura em que menos quer! Não só isso significará que estes cães podem ser ‘vocais’ por vezes quando é conveniente para ambos que assim seja – e longe dos vizinhos –, significará também que será capaz de os acalmar mais facilmente quando necessário.

Dog and owner training

A nutrição do Cães de Rasto

A maioria dos Cães de Rasto adora a sua comida e, muitas vezes, irão comer as suas refeições muito rapidamente se tiverem essa oportunidade! Estes cães poderão também saborear e roubar alimentos (aqueles que eles sejam capazes de cheirar com o seu talentoso nariz), pelo que deve ter tampas pesadas ou bloqueadas na sua cozinha e dentro dos caixotes de lixo.

Tal como o seu Cãe de Rasto adora quando o alimenta à mão, em vez de ter apenas acesso a duas refeições por dia, porque não dividir a dose recomendada diária da sua alimentação em várias partes e tornar a coisa mais divertida? Prolongue as refeições do seu cão e torne-as mais interessantes ao arranjar diferentes formas de oferecer-lhes os nutrientes que necessitam. Espalhe até 50% da sua dose diária de comida seca recomendada pelo jardim nos dias em que o seu cão consome esse tipo de alimentação, ou esconda a sua alimentação em diferentes lugares do interior da casa. No exterior, e fora da vista do seu cão, crie rastos de cheiro até à comida escondida para encorajar o seu cão a ser um verdadeiro Cães de Rasto e a ‘trabalhar’ para poder jantar!

Reserve até 5% da sua alimentação para usar como forma de recompensa durante o treino do seu cão, especialmente se estiver a treinar o seu Cão de Rasto para ‘vir’, já que é particularmente importante motivar um Cães de Rasto. A restante quantidade deverá ser administrada em duas refeições diárias (manhã e noite), de forma a que o seu cão o veja sempre como o seu fornecedor de comida.

Se estiver a seguir as diretrizes da parte de trás da embalagem da comida do seu cão, o seu Cão de Rasto irá receber toda a nutrição que precisa, independentemente do modo como separar a alimentação, e, portanto, não se preocupe se depois de todos os jogos de busca de alimentos a quantidade que colocou na tigela do seu cão lhe parece pequena!

O seu Cão de Rasto pode divertir-se imenso às refeições, na altura da brincadeira e noutras situações e, para além disso, esta raça especial de cães tem imensa alegria para oferecer – acima de tudo, é uma raça que gosta de partilhar essa alegria consigo!