Cuidados a ter com os Terrier e os Dachshund

Os Terriers e os Dachshund são animais de companhia únicos que adoram correr, explorar, perseguir objetos e cavar buracos – eles podem ser pequenos, mas recebem muito afeto e têm uma ótima atitude de derrubar-qualquer coisa!
Brown Dachshund standing with tongue out
Brown Dachshund standing with tongue out
Brown Dachshund standing with tongue out

Exemplos de algumas raças típicas de Dachshund ou Terrier incluem:

  • West Highland White Terrier
  • Parson Russell Terrier
  • Jack Russell Terrier
  • Bull Terrier
  • Border Terrier
  • Yorkshire Terrier
  • Dachshund de pelo liso

O seu cão é um Terrier ou um Dachshund se ele:

Gostar de explorar, escavar e perseguir e saltar oara cima de brinquedos que sejam lançados para longe. O seu Terrier ou Dachshund também terá uma tendência a ladrar quando estiver excitado, e deverá gostar de destruir papel e brincar ao jogo de tração à corda consigo e outros cães. Os Terriers são frequentemente conhecidos pela sua tenacidade, persistência, determinação e pelo desejo inato de explorar túneis e buracos escuros. Muitas raças de Terrier são bastante pequenas e têm pelo curto ou pelo duro, tornando estes cães os exploradores perfeitos ao ar livre!

Exercício e brincadeira

Os Terriers e os Dachshunds adoram o ar livre e têm muita energia para o seu pequeno tamanho. Estes cães são tipicamente rápidos e ágeis, e caçarão qualquer praga que haja no jardim ou durante as caminhadas, ‘atirando-se para cima’ da praga com entusiasmo no meio da vegetação rasteira, por cima ou por baixo das cercas e em todos os terrenos. O exercício do Terrier e do Dachshund não deve ser muito intenso, pois este tipo de cães são bastante pequenos; no entanto, poderá ficar surpreso com a quantidade de energia que estes cachorrinhos realmente têm.

Brincadeira independente

O temperamento do Terrier é geralmente independente mas amoroso, e, como tal, os cães desta raça são bons a arranjar o seu próprio entretenimento, além de serem bons a pedir-lhe carinho! Eles ficarão normalmente bastante satisfeitos por encontrar a sua própria diversão, se tiverem os brinquedos – seguros – certos.

Tal como acontece com as raças Terrier, o temperamento do Dachshund significa que este cão gosta de brincar e de se divertir. Um bom jogo para fazer com um Terrier ou com um Dachshund é ‘caçar o brinquedo’, usando idealmente um brinquedo que contenha um snack escondido nalgum lugar do jardim, para que o seu cão tenha de escavar de modo a conseguir a sua recompensa. Uma área dedicada apenas às escavações do seu cão, que esteja fora do limite das crianças, proporcionar-lhe-á um local onde possa satisfazer a sua vontade de escavar – espera-se que longe dos seus canteiros de flores!

Os Terriers gostam normalmente de destruir brinquedos fofos e macios e, portanto, deverá certificar-se que não há peças perigosas destacáveis ou outro tipo de obstáculos que possam fazer com que o seu cão se engasgue ou engula algo que não deve. Verifique os brinquedos estridentes regularmente para garantir que o objeto que causa o som não está em risco de ser retirado do brinquedo e comido erradamente como se fosse um saboroso mimo!

Se esconder parte da dose diária de alimentação seca recomendada do seu cão em pequenas caixas de cereais individuais, provavelmente o seu cão irá rasgar a caixa para retirar o alimento, combinando parte do seu plano de refeição diária com uma dose de diversão.

Brincar com o seu cão de raça Terrier ou Dachshund

Além de levar o seu pequeno cão para passeios com trela, para explorar as áreas urbanas, o seu cão da raça Dachsund ou Terrier irá também desfrutar de muita corrida sem trela em áreas seguras – seja perseguir bolas na praia ou correr atrás de esquilos e pássaros em parques e bosques. Passear Terriers pode transformar-se numa inesperada aventura – tente protegê-los ao ensinar-lhes a reagir ao chamamento, mas não fique surpreendido se o seu cão nem sempre o escutar quando estiver a meio de uma perseguição!

Torne as suas caminhadas variadas – estes cães gostam de novos ambientes e cheiros, onde possam explorar a vegetação rasteira e escavar, pelo que quanto mais conseguirem fazer isso mesmo durante o exercício, mais satisfeitos se sentirão depois.

O jogo de tração à corda é normalmente apreciado pelos Terriers; as suas fortes garras e a sua grande determinação tornam-nos formidáveis oponentes apesar do seu tamanho, mas tenha cuidado e brinque gentilmente com as raças Dachshund, porque as suas longas caudas podem ser sensíveis. Apenas os adultos devem fazer esta brincadeira com este tipo de cães para evitar possíveis acidentes – mesmo um pequeno e amigável Terrier pode empurrar uma criança ou acidentalmente fazer-lhe cortes na mão quando fica demasiado excitado pelo facto de a criança estar a segurar um divertido brinquedo.

Muitas das raças Terrier e Dachshund também são muito vivaças e adoram perseguir e saltar para cima de objetos em movimento. Experimente soprar bolas de sabão para que eles as mordam – é muito divertido para toda a gente, especialmente para as crianças que conseguem juntar o sopro das bolas de sabão à brincadeira com o seu animal de companhia. Alternativamente, use uma máquina de fazer bolas de sabão aromatizadas com carne, feita especialmente para os cães, no caso de querer entretê-los enquanto começa outras tarefas. Estas máquinas podem ser compradas on-line e nalgumas lojas de animais.

Black and Tan Dachshund running with ball in his mouth

Ligação emocional

O cuidado do Dachshund e do Terrier deve incluir a satisfação das suas necessidades inatas. Os cães deste grupo são normalmente confiantes, espirituosos e extrovertidos. Isso acontece porque a sua função inicial exigia que estes cães fossem duros, já que tinham de ir para baixo da terra caçar ratazanas e texugos – adversários difíceis! Mesmo os Terriers que nunca viram um roedor podem ser fortes para com outros animais, e é por isso que a socialização precoce e completa, bem como o treino dos Terriers e Dachshunds é especialmente importante.

Se está a pensar adquirir outro cão para fazer companhia ao seu, escolher um cão do sexo oposto melhora drasticamente as suas hipóteses de que ambos os cães tenham um relacionamento feliz, já que os dois sexos normalmente dão-se muito bem e raramente competem por recursos. Fale imediatamente com o seu veterinário acerca da esterilização de um ou de ambos os cães. No caso dos Terriers, escolher uma raça diferente como segundo cão também pode funcionar bem. Um Cão de Caça ou um Cães de Rasto, por exemplo, quererão coisas muito diferentes para a sua vida comparativamente ao que quer um Terrier e, portanto, é improvável que eles compitam. Os Dachshunds costumam dar-se bem com outros Dachshunds, pelo que poderá desfrutar de uma dupla divertida!

Se tiver um ou mais Terriers ou Dachshunds, poderá fortalecer o vínculo entre si e cada um dos cães através de brincadeiras recorrentes, treino e exercício. Estas atividades são todas cruciais para a saúde física e emocional do seu cão, mas não se esqueça de que só o facto de passarem tempo juntos é também muito importante, e algo que eles realmente valorizam. No caso de eles terem sido bem exercitados mental e fisicamente, eles irão gostar de fazer simplesmente uma soneca aos seus pés ou ao seu colo durante a noite, enquanto lê ou assiste à televisão.

As raças Terrier e Dachshund geralmente dão-se bem ao passar tempo nas boxes, do género das que estão nos canis, e desfrutam da paz originária da sua própria ‘toca’. Coloque um cobertor no topo da box e em três dos seus lados para tornar a mesma o mais aconchegante possível para um cão que gosta de estar ‘subterrâneo’ e coloque roupas de cama confortáveis e um brinquedo saboroso, e seguro, para mastigar, de modo a tornar o espaço perfeito.

Uma casota interior é também um ótimo lugar para o seu cão descansar sem estar sob supervisão, conseguindo dessa forma manter-se a si próprio e aos seus bens materiais seguros. É importante garantir que estes pequenos tipos de cão estão habituados a passar curtos períodos de solidão desde uma idade jovem, de modo a que possam adormecer felizes durante um par de horas num quarto seguro e preparado para receber cães sem a sua presença, quando necessário. Exercite o seu cão antes de sair de casa, de forma a que ele tenha tido a oportunidade de ir à casa-de-banho e esteja pronto para relaxar, e esconda um brinquedo que contenha um snack para que o seu cão o procure na sua ausência. Isto deverá impedir que o seu cão ladre para pedir companhia ou que se torne destrutivo para se entreter.

Treinar um Terrier ou um Dachshund

Owner's hand rested ontop of tan Dachshunds head

Apesar de as suas raças de Terrier ou Dachshund poderem ser bem socializadas e treinadas para ter boas maneiras, elas poderão não recuar se outro cão as tentar perseguir, embora sejam fisicamente pequenas! Tendo isso em mente, o treino do seu chamamento deve ser feito regularmente, para garantir que possa sempre chamar a atenção do seu cão, e deverá permanecer alerta durante as caminhadas relativamente a situações potencialmente difíceis de lidar, com cães desconhecidos.

Pode ser uma boa ideia treinar Terriers para ‘calar’. Os Terriers são rápidos a reagir a quem os chama ou a ruídos raros, começando a ladrar em forma de aviso. Alguns Terriers são mais reativos e persistentes que outros e, como tal, ensinar uma boa resposta aos pedidos para ‘ladrar’ e ‘calar’ é muito útil para poder ter uma vida tranquila. Se ensinar um Terrier a ladrar a pedido, isso não significará apenas que ele poderá ter um bom ‘grito’ quando é conveniente para ambos, tal como quando estão numa caminhada no exterior, mas que também poderá acalmar o seu cão com mais facilidade quando ele ladra dentro de casa.

Muitos Terriers e Dachsunds gostam de se sentar num parapeito de janela ou numa qualquer peça de mobília enquanto ficam a ver o mundo passar por si. Se o seu cão for rápido a ladrar, contudo, poderá querer restringir a sua visão para o exterior, de modo a não o estimular demasiado e a ensiná-los a ficar silencioso sob comando – isso tornará o ambiente familiar mais calmo para ambos.

Nas situações em que não consegue exercitar devidamente o seu Terrier ou Dachshund ao ar livre, o seu treino e os jogos, tais como esconder snacks à volta da casa, ajudarão a evitar o tédio, além de serem um pouco divertidos também.

Nutrição

A nutrição é uma parte fundamental do cuidado do Terrier e do Dachshund. Uma vez que a comida é uma parte tão importante daquilo que faz um cão como o seu feliz, há bastantes mais opções para alimentar o seu cão do que dar-lhe simplesmente uma tigela de comida duas vezes por dia. Em vez disso, torne as refeições do seu cão mais duradouras e interessantes, inventando formas diferentes de proporcionar a sua dose diária recomendada ao seu Terrier ou Dachshund.

Alimentar o seu Terrier ou Dachshund pode ser divertido e prático. O desejo natural destas raças para caçar e escavar pode ser estimulado ao colocar-se até 30% da sua alimentação seca numa piscina de bolas ou ao espalhá-la e escondê-la pelo jardim em dias secos para que o seu cão possa ‘caçá-la’. Tente colocar até 10% da sua dose diária de alimentação seca recomendada numa variedade de brinquedos preparados para o efeito, com os quais o cão possa brincar, e outros 5% como forma de recompensa por obediência e truques.

Dê ao seu cão o resto da sua alimentação em duas refeições diárias (manhã e tarde), para que o seu cão o continue a ver como um fornecedor de comida.

Se o seu cão se alimentar com comida húmida, use outros snacks mais convenientes como recompensa durante o treino, mas tenha cuidado quando calcular as necessidades diárias do seu cão e o que falta incluir na sua alimentação. Alimente-o com pelo menos duas refeições por dia: poderá dividi-lo numa refeição principal com metade da sua dose diária recomendada e oferecer-lhe até 4-5 porções mais pequenas para a outra metade em locais variados, de modo a que o seu cão tenha de usar a sua capacidade cerebral para procurar pela sua alimentação.

Enquanto seguir as diretrizes da dose diária de alimentação recomendada, monitorizar o peso do seu cão e manter a condição corporal do seu cão ideal, não se preocupe se a quantidade que sobrar na tigela parecer um pouco pequena – se der ao seu cão a sua dose diária de alimentação recomendada, bem como uma dieta completa, o seu cão terá acesso a todos os nutrientes e energia necessários para se sentir feliz e ativo!