Terrier Australiano

- Cão adequando para donos com alguma experiência
- Necessário algum treino
- Gosta de passeios com alguma atividade
- Gosta de dar passeios de uma hora por dia
- Cão pequeno
- Minimum drool
- Requires grooming every other day
- Raça não hipoalergénica
- Cão muito vocal
- Cão de guarda. Ladra e alerta para situações de perigo.
- Pode precisar de treino antes de viver com outros animais
- Pode precisar de treino antes de viver com crianças
O Terrier Australiano foi criado no início do século XIX para trabalhar em condições robustas, caçar cobras e exterminar roedores nos ranchos e em minas de ouro e para ser um cão de quinta versátil. Esta raça surgiu do cruzamento entre terriers importados do norte de Inglaterra e Escócia – incluindo os antepassados do Dandie Dinmont Terrier, Skye e Yorkshire, e o antigo Terrier Preto e Castanho e o Scottish Terrier. O resultado foi o cão Terrier Australiano. Em 1887, foi fundado o primeiro clube da raça na Austrália. O reconhecimento oficial foi concedido pelo Clube de Canicultura britânico em 1936, e o Clube de Canicultura americano reconheceu-os em 1958.
Amigável e extrovertido, o Aussie está sempre ansioso por agradar ao dono e adora o contacto humano e de ser elogiado, sendo geralmente fácil de o treinar – ao contrário de alguns terriers! Não é agressivo, mas mantém-se firme se for desafiado por outro cão. Não é uma raça que gane muito, mas ladra se considerar que a circunstância assim o exige.
A raça de cão Terrier Australiano é geralmente uma raça saudável com poucos problemas específicos relacionados com a raça.
Esta raça necessita de uma hora de exercício diário. Contudo, nada impede o prolongamento do exercício. Um cão que atua tanto como um Terrier de trabalho como um companheiro! Além de passeios e jogos, aprecia também provas de agilidade, de obediência e de outros desportos caninos.
Os cães pequenos têm um metabolismo muito elevado, o que quer dizer que queimam rapidamente a sua energia. Cães com um estômago relativamente pequeno devem comer pouco e frequentemente. A ração para raças pequenas é concebida especificamente com nutrientes necessários para satisfazer o seu nível de energia, dotados de croquetes com uma forma, um tamanho e uma textura perfeitos para uma preensão fácil e uma mastigação adequada, melhorando desta forma a sua digestão.
Um cão Terrier Australiano sadio não perde muito pêlo. Estes cães são fáceis de tratar e têm uma pelagem resistente ao clima com cerca de 6,35 cm. O subpêlo é curto e macio. Devem ser escovados e penteados, no mínimo, uma vez por semana e os ouvidos deverão ser controlados regularmente para evitar que o próprio pêlo bloqueie os canais. Em caso de necessidade, o pêlo deverá ser cortado manualmente e não tosquiado.
Embora muitas raças de cão sejam consideradas tradicionalmente boas com crianças, todos e cães e crianças devem de ser ensinados a relacionar-se e respeitar-se para que possam estar juntos em segurança. De qualquer forma, cães e crianças pequenas não devem ficar sozinhos sem supervisão de um adulto.