Pastor da Anatólia

- Cão adequando para donos experientes
- Necessário muito treino
- Gosta de passeios com alguma atividade
- Gosta de dar passeios de uma a duas horas por dia
- Cão muito grande
- Heavy drool
- Requires grooming every other day
- Raça não hipoalergénica
- Cão pouco vocal
- Cão de guarda. Ladra, alerta para situações de perigo e proteje fisicamente se necessário.
- Pode precisar de treino antes de viver com outros animais
- Pode precisar de treino antes de viver com crianças
O Pastor da Anatólia, também conhecido como Karabash, é uma raça antiga que descende do Mastim e dos cães de pastoreio do Médio Oriente. Altos, atléticos e poderosos, estes cães protegiam os seus territórios contra predadores ferozes, nomeadamente ursos e lobos. Hoje em dia estes cães assumem as funções de guarda do rebanho e cabras na Turquia, onde são considerados um símbolo nacional e designados "Coban Kopegi" (traduzido como o "Cão do Pastor").
As características desta raça ainda estão presentes nos dias de hoje – é territorial por natureza, independente e muito inteligente. É essencial uma socialização precoce e contínua e um treino contínuo devido aos seus fortes instintos de proteção. Certifique-se que o seu jardim tem uma vedação segura e alta para ele não se libertar. Mantenha-o ocupado, uma vez que poderá tornar-se destrutivo ou problemático se sentir entediado.
O Pastor da Anatólia é geralmente uma raça muito robusta, mas, tal como sucede em várias raças, pode vir a sofrer de displasia coxofemoral (uma patologia que leva a problemas de mobilidade). Recomenda-se o despiste da displasia da anca nos cães antes da reprodução.
Face ao seu tamanho ele não necessita de muito exercício; dois passeios de uma hora por dia devem mantê-lo feliz. Aprecia passear. Os seus antepassados percorriam muitos e muitos quilómetros com pastores nómadas.
As raças caninas de porte gigante, para além de terem um apetite "inexaurível", carecem de um equilíbrio nutricional mineral e vitamínico diferente para preencher as necessidades em termos de articulações e cartilagens. Esta raça é suscetível a ter problemas de estômago e sensação de gás abdominal; Recomenda-se a dar-lhe refeições mais pequenas e com mais frequência para mitigar esse risco.
A pelagem destes cães de guarda turcos adapta-se perfeitamente às condições climatéricas extremas (invernos rigorosos e épocas estivais muito quentes). A sua pelagem é curta e densa e é dotada de um subpêlo espesso. Necessita de ser escovada uma ou duas vezes por semana. Queda excessiva de pêlo nos períodos de mudança.
Embora muitas raças de cão sejam consideradas tradicionalmente boas com crianças, todos e cães e crianças devem de ser ensinados a relacionar-se e respeitar-se para que possam estar juntos em segurança. De qualquer forma, cães e crianças pequenas não devem ficar sozinhos sem supervisão de um adulto.