Pastor Australiano

Raças de cães - Cão Pastor Australiano
Estes cães são comparados frequentemente com a raça de cão Border Collie. Fortes e musculosos, são ligeiramente mais compridos do que altos, medindo 51-59 cm (machos) e 46-53 cm (fêmeas). Normalmente pesam entre 19-29 kg, dependendo do sexo e constituição. Pelagem: tom preto, azul-acinzentado, vermelho-acinzentado, e vermelho, com ou sem manchas castanhas. Consulte o estalão da raça para obter mais informações.
  • Cão adequando para donos com alguma experiência
  • Necessário algum treino
  • Gosta de passeios exigentes onde gaste muita energia
  • Gosta de dar passeios de mais de duas horas por dia
  • Cão médio
  • Some drool
  • Requires grooming every other day
  • Raça não hipoalergénica
  • Cão muito vocal
  • Cão de guarda. Ladra e alerta para situações de perigo.
  • Pode precisar de treino antes de viver com outros animais
  • Pode precisar de treino antes de viver com crianças

 

Surpreendentemente, o Pastor Australiano é, na verdade, um cão americano! No final do século XIX e início do século XX, os pastores da região basca dos Pirenéus levaram os seus cães pequenos "azuis" para conduzir e proteger o rebanho nos EUA. O nome deve-se ao facto de ser uma raça cruzada entre cães do tipo Collie e do tipo Pastor que foram importados com ovinos da Austrália. Outra teoria indica que os cães imigraram primeiro para a Austrália e depois para os EUA. Ao chegaram ao sudoeste dos Estados Unidos no final do século XIX, foi permitido que estes cães se cruzassem com outros cães pastores para exponenciar a sua capacidade de trabalho. No ano de 1957, foi fundado um clube de criação nos EUA.

 

Este cão tem um forte instinto de pastoreio e adora ser parte da vida familiar, prosperando na companhia dos seus donos. Inicialmente não gostam de conviver com estranhos, sendo importante a socialização precoce. O treino contínuo e uma combinação de incentivos físicos e mentais é também importante para satisfazer a sua elevada inteligência e energia.

 

O Pastor Australiano é geralmente uma raça bastante saudável. Porém, tal como sucede em várias raças, é propenso a patologias oftalmológicas hereditárias e à displasia coxofemoral (uma patologia que leva a problemas de mobilidade). Recomenda-se fazer testes oculares e despiste da displasia da anca nos cães antes da reprodução.

 

Este cão necessita, no mínimo, duas horas diárias de exercício físico. Muitos Pastores Australianos apresentam um desempenho elevado nos desportos caninos (agilidade, heelwork to music, obediência e flyball), onde lhes dá a possibilidade de queimar a sua energia física e de satisfazer as suas necessidades mentais.

 

A dieta do seu cão exige um bom equilíbrio entre os principais grupos nutricionais, incluindo um fornecimento constante de água limpa. Verifique regularmente o seu estado físico para garantir que o seu cão está saudável e lembre-se de o alimentar, no mínimo, duas vezes por dia e em conformidade com as orientações da sua alimentação específica.

 

A pelagem tem um comprimento médio, com um subpêlo resistente ao clima. Têm alguma plumagem (pêlo mais comprido) na parte traseira das patas e uma juba moderada, mais grossa nos machos. Deve escová-lo duas a três vezes por semana, tendo um cuidado mais frequente no período de queda de pêlo.

 

Embora muitas raças de cão sejam consideradas tradicionalmente boas com crianças, todos e cães e crianças devem de ser ensinados a relacionar-se e respeitar-se para que possam estar juntos em segurança. De qualquer forma, cães e crianças pequenas não devem ficar sozinhos sem supervisão de um adulto.

Dog Breed

Qual é a raça de cão certa para mim?

Cada cão tem a sua personalidade única, mas há alguns instintos e comportamentos que têm desde que nascem. Teste o nosso Seletor de Raças e descubra qual a raça que mais se adequa às suas preferências e estilo de vida. Quanto mais em comum tiver com o seu cão, maior a probabilidade de partilhem uma vida feliz e completa juntos.

Tenha em conta

Adoção

É extremamente gratificante adotar um cão que esteja numa instituição ou num centros de recolha de animais. Ao fazer isto está a oferecer-lhe uma segunda oportunidade na vida. Há muitos cães à espera de uma família que os acolha de forma definitiva. Cada cão tem a sua própria história e muitos deles perderam o seu primeiro lar injustificavelmente estando ansiosos por fazer parte da uma família! Os centros de recolha de animais têm a capacidade de conciliar da melhor forma as características do cão com a família ideal e terão todo o gosto em aconselhá-lo e responder a qualquer questão que possa ter. Saiba mais em https://www.purina.pt/caes/ter-um-novo-cao/encontrar-o-cao-certo-para-mim/adotar-um-cao

Encontrar um bom criador

Se pretender adquirir um cão de raça, a melhor opção será encontrar um criador fidedigno. Uma das vantagens de adquirir um cão de raça é conhecer de antemão parte da sua personalidade. Contacte o seu veterinário para obter mais informações sobre doenças infecciosas, predisposições genéticas ou necessidades e cuidados específicos da raça específica do seu cão, para assim se sentir devidamente preparado quando o receber em casa.

Dar as boas-vindas ao seu cão

Com o seu novo cachorro ou cão adulto quase a chegar a casa, deve estar muito entusiasmado! Nestes últimos dias antes da sua chegada, há várias coisas que o manterão ocupado até ao dia em que o seu novo cão chegar a casa. Descubra-as aqui https://www.purina.pt/caes/ter-um-novo-cao/dar-as-boas-vindas-ao-seu-cao/dar-as-boas-vindas-ao-seu-cao-casa