Basset Azul da Gasconha

Basset Bleu de Gascogne
O Basset Azul é um sabujo com um aspeto nobre, com o típico corpo longo dos bassets e patas curtas. Forte e atlético – não é um cão pesado e desajeitado. De porte médio, este cão mede entre 30-38 cm em adulto e pesa aproximadamente entre 7,3-9 kg. A sua característica mais distintiva é a cor do seu pêlo – preto num fundo branco, coberto com um preto sarapintado que produz o aspeto azul. As manchas típicas dos sabujos, em castanho, são também uma característica própria desta raça (consulte o estalão da raça para obter mais informações).
  • Cão adequando para donos com alguma experiência
  • Necessário muito treino
  • Gosta de passeios com alguma atividade
  • Gosta de dar passeios de uma a duas horas por dia
  • Cão médio
  • Minimum drool
  • Requires grooming once a week
  • Raça não hipoalergénica
  • Cão conversador e vocal
  • Não é um cão de guarda
  • Pode precisar de treino antes de viver com outros animais
  • Cão perfeito para famílias

 

A França é o berço de muitos sabujos e, tal como o nome indica, também engloba o Basset Azul da Gasconha, um cão proveniente da Gasconha no sudoeste de França. Os sabujos azuis desta região são referidos pela primeira vez no século XII, recrutados para ajudaram a caçar javalis selvagens e lobos, assim como veados. Por se tratar de uma raça quase extinguida no início do século XX, o Grande Azul da Gasconha com as patas mais compridas foi utilizado em programas de criação para recuperar o Basset Azul.

 

O Basset Azul da Gasconha é carinhoso com a sua família e amigos, mas um pouco reservado com estranhos. Pode ser "sagaz" e "audaz" – palavras raramente encontradas nos estalões de raça caninos, denunciando a singularidade deste cão! Tal como todos os cães rastreadores, o maior prazer do Basset Azul é ter a oportunidade de exercitar o seu poderoso faro.

 

São poucas as patologias hereditárias evidentes no Basset Azul. Tal como todos os outros cães, devido ao seu dorso longo, prevê-se uma maior tendência para deformações vertebrais e desenvolvimento anormal das articulações.

 

Tal como sucede com a maioria dos sabujos farejadores, o Basset Azul da Gasconha ignora qualquer comando do dono enquanto se dedica à sua atividade olfativa, daí ser importante um bom treino de resposta aos comandos do dono em áreas seguras e sem tráfego. Foi criado para longas e lentas expedições de caça, daí ser mais um maratonista do que um velocista, e precisa de duas horas de exercício diário para queimar a sua energia e de atividades onde ele possa exercitar o seu poderoso faro.

 

A dieta do seu cão necessita de ter um bom equilíbrio entre os principais grupos nutricionais, incluindo um fornecimento constante de água limpa. Verifique regularmente o seu estado físico para garantir que o seu cão está saudável e lembre-se de o alimentar duas vezes por dia, e em conformidade com as orientações da sua alimentação específica. Esta raça é suscetível a ter problemas de estômago e sensação de gás abdominal; refeições mais pequenas e mais frequentes podem ajudar a minimizar este risco.

 

A sua pelagem curta e densa não requer grandes cuidados, basta escovar o seu pêlo uma vez por semana para remover pelagem morta e mantê-la com um aspeto saudável. Se necessário, os donos podem dar-lhe um banho ocasionalmente. Esteja atento aos seus ouvidos, eles são muito suscetíveis a infeções porque as suas grandes orelhas restringem a passagem de ar.

 

Embora muitas raças de cão sejam consideradas tradicionalmente boas com crianças, todos e cães e crianças devem de ser ensinados a relacionar-se e respeitar-se para que possam estar juntos em segurança. De qualquer forma, cães e crianças pequenas não devem ficar sozinhos sem supervisão de um adulto.

Dog Breed

Qual é a raça de cão certa para mim?

Cada cão tem a sua personalidade única, mas há alguns instintos e comportamentos que têm desde que nascem. Teste o nosso Seletor de Raças e descubra qual a raça que mais se adequa às suas preferências e estilo de vida. Quanto mais em comum tiver com o seu cão, maior a probabilidade de partilhem uma vida feliz e completa juntos.

Tenha em conta

Adoção

É extremamente gratificante adotar um cão que esteja numa instituição ou num centros de recolha de animais. Ao fazer isto está a oferecer-lhe uma segunda oportunidade na vida. Há muitos cães à espera de uma família que os acolha de forma definitiva. Cada cão tem a sua própria história e muitos deles perderam o seu primeiro lar injustificavelmente estando ansiosos por fazer parte da uma família! Os centros de recolha de animais têm a capacidade de conciliar da melhor forma as características do cão com a família ideal e terão todo o gosto em aconselhá-lo e responder a qualquer questão que possa ter. Saiba mais em https://www.purina.pt/caes/ter-um-novo-cao/encontrar-o-cao-certo-para-mim/adotar-um-cao

Encontrar um bom criador

Se pretender adquirir um cão de raça, a melhor opção será encontrar um criador fidedigno. Uma das vantagens de adquirir um cão de raça é conhecer de antemão parte da sua personalidade. Contacte o seu veterinário para obter mais informações sobre doenças infecciosas, predisposições genéticas ou necessidades e cuidados específicos da raça específica do seu cão, para assim se sentir devidamente preparado quando o receber em casa.

Dar as boas-vindas ao seu cão

Com o seu novo cachorro ou cão adulto quase a chegar a casa, deve estar muito entusiasmado! Nestes últimos dias antes da sua chegada, há várias coisas que o manterão ocupado até ao dia em que o seu novo cão chegar a casa. Descubra-as aqui https://www.purina.pt/caes/ter-um-novo-cao/dar-as-boas-vindas-ao-seu-cao/dar-as-boas-vindas-ao-seu-cao-casa