Sorry, you need to enable JavaScript to visit this website.
Your Pet, Our Passion.
Daniel

Regional Leader Purina Institute and Veterinarian @Purina

Daniel
Ingredientes

Ingredientes

Ir para secção >

As suas perguntas importam: Rações vegan ou vegetarianas

Enquanto os gatos são carnívoros obrigatórios e precisam de certos nutrientes que só estão presentes em produtos de origem animal, os cães - sendo omnívoros - conseguem adaptar-se a uma dieta vegetariana equilibrada ou mesmo vegan. No entanto este tipo de dietas pode ser deficiente em muitos nutrientes importantes e por isso deve sempre consultar um veterinário ou um nutricionista animal caso esteja a considerar este tipo de dieta para o seu cão.

Os gatos são carnívoros obrigatórios, o que significa que requerem nutrientes que estão disponíveis nos tecidos animais e que não existem numa dieta puramente vegetariana:

  • Os gatos têm necessidades elevadas de proteínas e aminoácidos que o seu corpo processa muito rapidamente. Se os recursos dessas proteínas e aminoácidos estiverem muito baixos, os gatos não serão capazes de reduzir o seu processamento o que os torna particularmente sensíveis a deficiências.
  • A taurina (um aminoácido presente exclusivamente em proteínas de origem animal) é particularmente importante na nutrição dos gatos. A falta desta proteína, pode levar à cegueira e falhas cardíacas. Os gatos têm uma capacidade mínima de sintetizar taurina suficiente para as suas necessidades e por isso requerem suplementação na sua dieta, que só existem em produtos de origem animal. Embora existam fontes de suplementação sintética, a sua biodisponibilidade varia e não deixa margem para erro.
  • Ácido Araquidónico (um ácido gordo essencial) é outro exemplo de um nutriente fundamental para os gatos que só está disponível através de fontes animais. Assim como a Vitamina A pré-formada (retinol) já que os gatos não conseguem produzir quantidade suficientes de pro-vitamina A a partir de vegetais.
  • Os gatos precisam ainda de manter níveis elevados da vitamina B12 naturalmente presente na carne.

Os cães são classificados como omnívoros. Isto significa que os cães são capazes de ver satisfeitas todas as suas necessidades nutricionais quer através da carne quer através de plantas e que se conseguem adaptar a uma dieta vegetariana equilibrada para cães. Quer uma dieta vegetariana quer uma dieta vegan para cães deve ser cuidadosamente elaborada por um veterinário ou nutricionista animal, já que se tem de garantir que não apresenta deficiência em aminoácidos, vitaminas e minerais.

gato lá fora